PUBLICIDADE

O Clássico-Rei

02:00 | 18/04/2019

Vez por outra insisto nesse assunto, mas não vejo outro modo de agradecer ao Eugenio Fernandes da Fonseca o levantamento feito na Biblioteca Pública através de jornais e revistas e a informação de que existem cinco Clássicos-Rei sem resultado. Dois em 1924, um em 1925, outro em 1926 e o último em 1927.

Portanto, caro leitor, quem da mídia esportiva se atrever em anunciar um número exato de vitórias, derrotas ou empates para um ou outro lado comete equivoco. Melhor deixar essa lacuna na memória desses grandes clássicos do que ficar inventando resultados.

Diante dessas informações alguém poderá questionar. "Diabo é isso? Quem gosta de passado é museu!" É um engano pensar assim, caro leitor! Tem gente que pensa que a vida começa quando ele nasce e é bom saber que povo sem memória vira fantasma de si mesmo.

Ou vocês acham que Fortaleza e Ceará, independente do momento que se encontram, crescem de produção nessas partidas amparados em quê? Vão buscar forças dentro de si mesmos e com grande alegria se reencontram com a história escrita pelos avós.

E essa onda passa de geração em geração. Conheço famílias que mal os filhos nascem decoram o quarto com as cores do seu clube. Fraldas, mamadeiras, brinquedos, berços etc. Uma coisa é uma mamadeira. Outra coisa é uma mamadeira com o escudo do seu clube.

Um Clássico-Rei então mexe com todo o Estado e esta final do próximo domingo tem um sabor especial porque decide um campeonato. O Leão está próximo ao título, pois se perder por diferença de um gol é campeão. O Ceará só leva se vencer por dois gols de diferença.

Os alvinegros não vivem bons momentos. Em menos de 20 dias seus planos foram por água abaixo. Foi desclassificado da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste, e viu seu título de campeão cearense ficar mais longe ao perder o clássico de domingo passado.

Não tem outro caminho a não ser atacar. Quanto ao Fortaleza, não sei. O técnico Rogério Ceni gosta de tomar o comando do jogo. Vinha jogando com quatro atacantes, mas diante da vantagem obtida no jogo de domingo passado, não será surpresa se tomar precauções.