PUBLICIDADE

De olho na Série A

02:00 | 21/03/2019

Torcedores de Ceará e Fortaleza andam inseguros quanto à participação dos clubes cearenses no campeonato nacional. É natural! A julgar pelos resultados dos campeonatos brasileiros disputados neste sistema de rodízio, a corda vai sempre romper pelo lado mais fraco.

E, por mais fraco leia-se CSA, Avaí, Fortaleza, Ceará, Chapecoense e Goiás. Dois ou três deles tenderiam a voltar para a Série B. Bahia e Athletico Paranaense poderiam estar na lista, mas têm tradição de permanência na Série A e, por coincidência, os dois já foram campeões brasileiros.

Juntam-se a estes oito os outros 12 restantes e têm-se os 20 competidores. O sistema de disputa é justo porque todos os adversários se enfrentam em jogos de ida e volta. Tem torcedor que reclama e prefere o mata-mata, já que, às vezes, se conhece o campeão com antecedência.

Quatro deles caem para a Série B. Vez por outra vai junto um dos 12 grandes do Sudeste, mas isso é aqui ou acolá. Na prática, parece um boneco de mola, desce para a segunda divisão e no ano seguinte está de volta, por conta também da injusta distribuição das cotas da televisão.

Segundo o blog do Brasileirão, da Gazeta do Povo, no Brasileirão de 2018 Flamengo e Corintians foram os que mais receberam: 170 milhões cada. A cota dos outros vai sendo reduzida gradativamente até chegar a um mínimo de 23 milhões, que foram recebidas por América Mineiro e Ceará.

Esse ano a Globo tenta reduzir a desigualdade. Seiscentos milhões serão distribuídos entre os 20 clubes da seguinte maneira: 40% para todos, 30% de acordo com a performance do ano anterior e outros 30% dos jogos veiculados na TV aberta. Os clubes poderão negociar transmissões com canais fechados.

Márcio Azevedo, do jornal O Estado de S. Paulo informa que a Globo pagará 12 milhões para cada clube, sendo 75% desse valor entre janeiro e junho e 25% entre julho e dezembro. São 30% referentes à audiência entre maio e dezembro; os 30% referentes ao desempenho do clube serão pagos em dezembro.

Ceará e Fortaleza, como são clubes de grande torcida, poderão receber além das verbas determinadas uma boa grana nessas negociações de transmissões de canal fechado. Embora os torcedores questionem a qualidade técnica das duas equipes o momento é favorável. Voltarei ao assunto técnico.

TAGS