PUBLICIDADE

Há 50 anos

01:30 | 16/05/2019

1969. CIDADES

Presa gang de terroristas em São Paulo

Dezoito elementos já estão detidos, estando a Polícia do Exército, Polícia Federal, SNI, DOPS e DEUC caçando o ex-capitão Carlos Lamarca, apontado como o cabeça da gang, que é composta de 46 pessoas. Vários crimes já foram confessados pelos detidos. Na Guanabara, a polícia apertou o cerco que vem movendo ao bando que age na zona sul, chefiado por uma mulher loura.

1969. CIÊNCIA

Sonda na superfície de Vênus

A primeira de duas naves soviéticas automáticas, lançadas no espaço há três meses, penetrou hoje na atmosfera do planeta Vênus instalando em sua superfície uma sonda com instrumentos científicos, após uma decida suave com o auxílio de pára-quedas. A informação foi dada hoje pelo Observatório de Jodrell Brand, na Inglaterra.

 

Há 80 anos

1939. ECONOMIA.

Regulamentado o comércio de Petróleo

Foi assinado, pelo presidente da Republica, um decreto regulamentando o abastecimento nacional do petróleo, determinando sobre a importação e a exportação, o transporte e a distribuição desse combustível. A refinação do petróleo, importado ou nacional, depende de autorização do Conselho Nacional do Petróleo.

1939. MUNDO

Distúrbios em Dantzig

Dantzig, 13- O POVO - Tem -se verificado inúmeros distúrbios nesta cidade, sob provocação dos elementos nazistas. O restaurant Polonês foi atacado ontem por provocadores, os quais quebraram um retrato do marechal Pilsudski, consolidador da Polônia. Numerosos elementos poloneses pretendiam realizar uma sessão em homenagem á memoria de Pilsudski.

 

Há 90 anos

1929. CULTURA.

Artigo de Antonio Salles

Outro dia, lendo uma relação dos visitantes da Bibliotheca Publica de Fortaleza, verifiquei que os leitores pediam de preferencia os livros de José de Alencar. Nenhum pediu os de Machado de Assis. E de uma estatística fornecida á imprensa do Rio pela Casa Garnier, constava que os livros mais procurados eram os de José de Alencar.

1929. POLÍTICA

Foguetões e um minuto de silencio

Completar-se à um anno que Moreirinha entregou o governo ao sr. Eduardo Girão. O acto da passagem do governo ocorreu as 13 horas. Em comemoração desse acontecimento, no dia referido, ás 13 horas, sobirão aos ares algumas cyrandolas de foguetões. O POVO roga á população de Fortaleza que ao escutar o espoucar daqueles fogos, guardem um minuto de silencio.