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Um diferencial

00:00 | 17/03/2019

Pensando no nosso público, não ouvimos uma fonte local que analisasse o caso, não entrevistamos um membro de instituição cearense envolvida com as causas pelas quais a vereadora lutava nem conversamos com alguém sobre o andamento dos processos, por exemplo. Algo que mostrasse o diferencial local de um trabalho regional nessa cobertura. Não basta reunirmos os conteúdos que chegam das agências de notícias. São importantes, mas não suficiente. Muitos de nossos leitores têm acesso a esses materiais pelos sites e pelas matérias de TV. Precisamos nos perguntar o que podemos dar a eles de exclusivo, algo só nosso.

Um exemplo correto disso ocorreu na quinta, 14/3, quando noticiamos a tragédia em Suzano (SP). Tínhamos talvez quase todas as informações que a maioria dos grandes jornais tinha. Entretanto, com uma repórter na cidade, trouxemos relatos de testemunhas, contadas com delicadeza e sensibilidade, cuidadosos em não sermos tomados com o sensacionalismo que ronda casos como estes. Foi o elemento distintivo do O POVO.

É preciso destacar também que, na última segunda-feira, 11/3, o jornal publicou, um caderno no impresso, além de vídeos e um site na internet, de um especial intitulado "Semiárido das nascentes". São histórias contadas a partir do sertão, de gente que vive, trabalha e mora aqui. Um caderno com terminologia própria, com design específico e pensado para falar de uma questão nossa. É muito difícil imaginar que uma edição dessas fosse publicada em um jornal de circulação nacional, por exemplo, preocupado em lidar com questões de outras regiões do País.

Defender o aprofundamento de temas regionais não é se limitar a um enquadramento de notícias e rotinas locais. É, antes, intensificar a discussão dos nossos conflitos, voltando o nosso olhar e a nossa responsabilidade para a comunidade de que participamos. No O POVO, isso ainda é mais forte, visto que a regionalidade faz parte de sua Carta de Princípios.

O POVO Online

O portal O POVO Online ainda segue em fase de transição de servidor. As queixas têm diminuído em relação às matérias, mas a reclamação maior é quanto ao acesso às colunas. Os textos do dia estão quebrados em links diferentes, impedindo uma leitura uniforme e contínua. Segundo os administradores, correções têm sido feitas à medida que os erros são identificados. Entendo que há muito material para ser transferido e que há erros no processo. Ao mesmo tempo, há mais de um mês não disponibilizamos o nosso conteúdo com agilidade e qualidade suficiente para um público já acostumado com o nosso produto. Falhamos com quem não poderíamos falhar - o leitor.