PUBLICIDADE

Portugal: oportunidades para brasileiros

00:00 | 14/03/2019

A desilusão com o Brasil tem feito muita gente migrar para Portugal. Oportunidades estão surgindo em várias áreas, inclusive para quem quer abrir empreendimentos em atividades do agronegócio e turismo lusitanos.

No período de 22 a 24 de maio, haverá uma missão empresarial promovida pela Câmara Luso Brasileira, em cooperação com a Câmara Brasil-Portugal e parceria da Empresa de Desenvolvimento e Infraestrutura de Alqueva (Edia), que apresentará essas possibilidades. Sete investidores cearenses conseguiram se inscrever e participam da seleção, que será feita pelos portugueses, para a prospecção de negócios.

O objetivo da missão é promover a área de influência do Lago do Alqueva (considerado o maior lago artificial da Europa), localizado na região do Alentejo. Para quem se interessa pelas áreas de horticultura, vinicultura, frutas e turismo rural, existem boas possibilidades de investimentos.

|Portugal|

INTERESSE NO CEARÁ

Investidores portugueses, por sua vez, também continuam interessados no Ceará. Áreas como portos e infraestrutura em geral chamam a atenção e continuam sendo avaliadas no estado.

|Pecém|

AUMENTO DO NÚMERO DE EMBARQUES

Os embarques de mercadorias no Porto do Pecém continuam com crescimento acelerado. O aumento em janeiro foi de 22% em comparação a janeiro de 2018. O envio de placas de aço para o mercado externo puxou esse desempenho, bem como os resultados da Tecer Terminais, que trabalha com contêineres de carga geral, granéis sólidos, cargas de projeto, eólicos, siderúrgicos e serviços de acessórios.

|CSP|

MELHOR JANEIRO

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) informa que foi registrado em janeiro o melhor resultado da empresa no mês, com a produção de 270.622 toneladas de placas de aço. O aumento foi de 5,5% em relação ao mesmo mês em 2018. A CSP, sozinha, representa 66% de todas as exportações do Porto do Pecém.

|Cadastro Positivo|

ADESÃO AUTOMÁTICA APROVADA

A proposta de adesão automática de pessoas físicas e jurídicas aos cadastros positivos foi aprovada ontem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O parecer do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) altera a ideia inicial e tem o objetivo de reduzir o spread bancário, diminuindo o risco de inadimplência.

Um dos problemas para a aplicação dessa medida é a segurança de dados pessoais, protegidos por lei, e que passariam a ser compartilhados pelas instituições.

|Parceria|

PARDAL NOS AVIÕES DA KLM

A marca cearense Pardal fornecerá sorvete para a companhia aérea KLM. Os produtos serão servidos nos três voos semanais da companhia entre Fortaleza e Amsterdã. O reposicionamento da marca e os prêmios conquistados ajudaram na seleção da empresa entre os fornecedores.

Fernanda Pacobahyba
Fernanda Pacobahyba

Prorrogação de convênios

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) esteve reunido ontem em Brasília. Durante o encontro, que apresentou clima quente de discussões, foram prorrogados 100 convênios que estavam paralisados desde o final de 2018. Os novos prazos vão até o dia 30 de setembro.

A secretária Fernanda Pacobahyba esteve na reunião, que tinha caráter extraordinário, e discutiu assuntos como os incentivos fiscais, prorrogados por mais cinco anos, e a redução da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e de Serviços (ICMS) para veículos novos.

Na pauta foi destacada também a inclusão de novos medicamentos para o tratamento de câncer e Aids na lista de remédios que já contam com a isenção do ICMS.

 

Neila Fontenele