PUBLICIDADE

DAMAS NO ALTAR & OUTRAS NOTAS

05:00 | 10/03/2019

O Ideal, que daqui a 12 anos centenariza (6 de setembro de 2031), tem capítulo matrimonial em seu currículo, trata-se, no caso, da união entre filhos de fundadores, sendo três as ocorrências registradas, Fausto, de Raul Cabral, que se casou com Lucy, de Antônio Gentil, Maria Helena, de Pedro Sampaio, primeiro presidente, que se tornou a sra Gastão Meyer, de Mirtil, e Ieda, de Joaquim Markan, com Renato Silva, de Luiz Gonzaga, dono do sítio onde a turma tomava banho aos domingos, num tanque, a título de piscina.

O Ceará deu à imprensa brasileira jornalista diário mais antigo do mundo, são 64 anos de batente, a serem concretizados em 13 de agosto deste 2019, mas não apenas, a bagagem também inclui, orgulhosamente, 62 de rádio e 57 de ibopeada televisão, vocês, naturalmente, já perceberam que sou eu mesmo, digno de figurar no Guiness Book.

Mesa mais tocante do ano passado foi armada no fim, por Andréa Aguiar, no décimo andar do Ancoradouro, especialmente para que seu afilhado Gabriel Adams fosse introduzido à sua madrinha além-mar, Maria de Jesus Furtado Yern, cearense que põe as cartas gastronômicas em Formentera, costa mediterrânea de Espanha, que reviu Vânia Canamary e Leila Arraes, que lhe foram apresentadas em seu restô ribeirinho Es Moli de Sal, e ganhasse mais uma amiga, Bel Sá, tendo também participado da roda o pai do infante, Evando Pereira, um dos meus braços correntes.

Como martelei em O POVO-CBN, não existe tosse no singular, é sempre plural, pois ninguém espere uma só, porém, uma torrente, assim, o correto é dizer tosses.

Passando pela Avenida João Pessoa, não há como não recordar a casa de Lucy e José Carlos Saboya, um corretor da Bolsa, cuja entrada deslumbrante, um caminho para os carros, justificava plenamente ser chamada de mansão, foi mais tarde vendida pro Automóvel Clube, que estranhamente não emplacou.

Apontando Celma Prata, que alcunhei de Vermeil, quer dizer, banhada a ouro, Aída Coelho, sua companheira nas Amigas do Livro, como que abriu caminho para a futura incursão da escritora em questão na Academia Cearense de Letras.

José Alcy Siqueira, meu particular e inesquecível amigo, teve três filhos varões com Vilany, que após casar com ele concluiu seu curso de Medicina, não sei por onde andam os rapazes em questão, mas um deles, que penso Adriano, me procurou uma noite, quando eu gravava na Dragão do Mar da 25 de Março. José Alcy era dono do Cadilac número um, no qual, por sinal, conduziu atriz Helga Anderson, no filme Orfeu da Conceição.

Não pude confirmar se Fernanda Parente partiu, ela morava em Santos, com o marido, e foi nossa primeira Glamour-Girl e a de maior sucesso.

Aproveitando a chuvarada desabante, o presidente do Naútico andou prometendo aos saudosos foliões que a meta, agora, da Cruzada Jardsoniana, será instalação de toldos, de modo que, no próximo baile, a gente poderá enxugar sem molhar, ainda assim, a festa animou.

Domingo de Cinzas existe? Pois se existe, é hoje.

Urbano Costa Lima, da melhor margem do Rio Jaguaribe, e sua mulher Ana Luísa

TAGS