Participamos do

Rompendo o ciclo da violência de gênero

00:30 | Nov. 24, 2020
Autor Fernanda Maria
Foto do autor
Fernanda Maria Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com a repercussão de casos famosos de violência contra a mulher vem à frente inúmeras discussões. O número de casos são alarmantes, mesmo com grande parte das mulheres não se sentindo seguras para denunciar.

A reação mais comum é a indignação, depois a procura por condenação e justiça. Mas a misoginia não começa e termina apenas em um crime. Mas permite que qualquer comportamento de uma mulher seja analisado como uma lente de julgamento baseado em machismo. Por que uma foto de biquíni em uma rede social por exemplo deveria ser justificativa para violência? Da mesma forma ocorre a banalização do descrédito prestado a vítimas que buscam formalizar denúncias.

Por isso é importante lembrar quais desses comportamentos estamos repetindo, apoiando ou passivamente ignorando quando testemunhamos em nosso círculo social. Afinal, esses atos são responsáveis por criar espaço para que o ciclo de violência se perpetue e se estabeleça.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar