Participamos do

Jornal do Leitor: Realidade negra:ímã para discrepância

01:30 | Jan. 21, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Opinião

No Brasil, é popular o fato de que o nosso povo é bastante miscigenado, ou seja, nossa descendência é uma mistura de diferentes culturas. 53% da nossa sociedade é composta por pessoas negras. Portanto, os índices sociais deveriam ser proporcionais entre brancos e negros, certo?

Você sabia que um negro tem cinco vezes mais chance de ser analfabeto do que um branco? E que uma a cada quatro pessoas com ensino superior é negra? Para ter uma noção, pense em quantos professores negros você já teve. Pensando fora da sala de aula, você sabia que 70% das pessoas em situação de extrema pobreza são negras? Sabia que mais de 50% dos negros não têm qualquer tipo de acesso à internet?

A cor da sua pele pode determinar mais do que a sua qualidade de vida, como também o seu tempo de vida: entre os anos de 2004 e 2014, o índice de feminicídio para as mulheres brancas diminuiu cerca de 11%, enquanto que o de mulheres negras aumentou por volta de 14%. Estes são apenas alguns de muitos outros números intrigantes e injustos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Não importa se sua cor é negra, branca ou parda. Muito provavelmente este fator implicará bastante no seu dia a dia, sem talvez você nem perceber. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar