PUBLICIDADE

Ambev ensina a economizar energia

01:30 | 27/09/2019

A Ambev lançou o Save Energia (SaveE), uma plataforma online e gratuita para ajudar outras empresas a reduzir o consumo de energia elétrica em suas operações. O programa compartilha boas práticas acumuladas pela cervejaria. Nos últimos oito anos, declara ter diminuído o consumo de energia em 13%.

Para usar, a empresa se cadastra na plataforma, responde algumas perguntas sobre a sua operação e recebe um diagnóstico do seu consumo de energia. Em seguida, a ferramenta gera um plano de ação personalizado para a realidade de quem se inscreveu, com tarefas e orientações claras para economizar. A partir disso, a empresa pode monitorar periodicamente os resultados e estabelecer metas de redução.

Os 13% de redução no consumo a empresa de Lemann, Marcel e Sicupira põe na conta de ações e projetos de melhoria e recuperação de equipamentos com foco em eficiência energética. Uma das principais estratégias foi a criação de um manual de Eficiência Energética. Têm atividades e procedimentos padronizados. As empresas que se cadastrarem no SaveE terão acesso. Um exemplo de prática é a substituição de 20 mil luminárias de vapor metálico por LED. Isto gerou economia média de 60% na iluminação.

O SaveE foi inspirado em outro programa da Cervejaria Ambev, o SAVEh (Sistema de Autoavaliação da Eficiência Hídrica). Desde 2016, a iniciativa compartilha conhecimentos sobre gestão de água com outras empresas, também de forma gratuita e em uma plataforma online. Já são cerca de 160 companhias cadastradas, que apontam redução no consumo de água em 18% no último ano. O SaveE está no ar em https://savee.ambev.com.br/#/

Umas quatro metas socioambientais a serem cumpridas até 2025 é ter 100% da eletricidade comprada pela cervejaria advinda de fontes renováveis, além de reduzir as emissões em 25% na cadeia de valor. Já anunciou que vai operar 31 usinas solares em todo o Brasil até março de 2020. As plantas vão produzir energia o suficiente para abastecer todos os 94 centros de distribuição direta (CDD) que a companhia mantém no País.

Leia também: Ambev tem aumento de 2,9% no volume vendido de cerveja no Brasil no 2º trimestre

APLICATIVO

Guanabara oferece

carro no desembarque

A Guanabara leva gratuitamente seus passageiros até a residência. Fechou parceria com a Sefer, empresa de transporte por aplicativo. Começa por Teresina e Natal para quem vem a Fortaleza. O serviço está disponível também para quem viaja a Recife. Vale para dentro das cidades, não se estende às regiões metropolitanas e o carro é compartilhado com até quatro passageiros.

ALÉM DA CARGA

Pecém é 4º em ranking ambiental

Porto do Pecém
Porto do Pecém

O Porto do Pecém é 4° do País no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) de 2018. O ranking foi divulgado ontem pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O IDA é composto por 38 indicadores sobre conformidades legais vigentes no Brasil e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações. As pessoas falam muito em movimentação de carga. Números, números e números. Mas há um mundo de outros aspectos envolvidos. Entra o relacionamento com a comunidade do entorno e contrapartidas do Ibama. O órgão, a propósito, até elogiou em ata o Porto pelas ações com a comunidade.

Leia tambémSaída da Avianca impulsiona viagens de ônibus no Ceará

R$68 MILHÕES

Servtec entra

em energia solar

O grupo servtec (de origem cearense) vai entrar no segmento de geração distribuída com energia solar. Investe declarados R$ 68 milhões na compra e implantação de quatro projetos de energia solar em São Paulo e na Bahia, com um total de 15 megawatts-pico (mwp). Pretende começar a operar ainda este ano. Já têm contratos de longo prazo negociados no segmento de telecom. A carteira de possibilidades sob análise tem mais de 40 projetos com potência instalada total superior a 200mwp.

FORZA

Homem de negócios

A concessionária Forza Iveco, aberta na segunda-feira passada, na BR-116 (bairro Pedras), pertence ao ex-superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará Ubiratan de Paula. Ele comandou a PRF por 16 anos, até 2011.

Horizontais

Farmácia - Hoje, às 17 horas, a Pague Menos realizará evento para a indústria para celebrar a abertura oficial da Loja Conceito, no Aterro da Praia de Iracema.

Com domínio - A Associação das Administradoras e Condomínios do Estado do Ceará (Adconce) realiza dia 20 de novembro, o Prêmio Condomínios 2019. Celebra empreendimentos e profissionais do setor.

KLM 100 - Os 100 anos da KLM serão comemorados no Brasil a partir de 1º de outubro, em São Paulo. No dia 7 de outubro, dia do aniversário da KLM, haverá uma ativação no Fortaleza Airport (Pinto Martins forever) para quem embarcar para Amsterdã.