PUBLICIDADE

11 municípios do Ceará aguardam poços profundos

00:00 | 13/06/2019

Onze sedes municipais podem sofrer problemas de abastecimento de água já a partir do segundo semestre deste ano. É o que revela o titular da Superintendência de Obras Hidráulicas do Estado (Sohidra), Yuri Castro. Ele afirma que, diante da quadra chuvosa 2019 que não beneficiou todas as regiões, já pediu apoio ao Governo para intensificar a perfuração de poços profundos e evitar o colapso. Na lista estão as sedes de Mombaça, Pedra Branca e Boa Viagem, por exemplo. Castro revela que, em 32 anos de história da Sohidra, foram perfurados 13 mil poços - 7 mil desses só na primeira gestão de Camilo Santana. "Além de poços, pedimos apoio para intensificar também a implantação de adutoras", informa. Mesmo assim, alguns distritos continuarão sendo abastecidos pelo velho carro-pipa.

 

CONSORCITE

O Tribunal de Contas do Ceará e a Controladoria-Geral do Estado farão auditorias nos 21 Consórcios Públicos de Saúde. Hora de conferir até que ponto houve avanço politiqueiro sobre esses organismos.

LAGOA da Maraponga
LAGOA da Maraponga

PARQUE MARAPONGA

Artur Bruno (Sema) anuncia: Governo e Prefeitura incluíram, no "Juntos Por Fortaleza", a revitalização da Lagoa da Maraponga. Orçada em R$ 4 milhões, redundará no "Parque Maraponga".

BEIRA MAL

A Nova Beira Mar só fica pronta em agosto de 2020. Até lá, o prefeito Roberto Cláudio entregará trechos que forem concluídos, avisa a secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira. Eita! Com três estações turísticas pelo meio.

250

mil cirurgias de catarata são realizadas, por ano, no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. E ainda há uma enorme fila em busca
desse benefício.

REZA FORTE

A Associação Shalom vai receber do Governo do Estado o total de R$ 300 mil para realizar, mês que vem, seu Festival Halleluya. Com dispensa de licitação (processo nº 00990463/2019).

BANDEIRADA

André Figueiredo, líder do PDT na Câmara, articulou e derrubou veto da Era Temer à isenção para taxistas na compra de carros híbridos e elétricos. A medida, com validade nacional, nasceu do Sinditáxi/Ceará.

MADE IN CEARÁ

Valdetário Monteiro será o novo chefe da Casa Civil do Distrito Federal. Foi convidado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), seu contemporâneo no Conselho Federal da OAB. Assume neste mês.

 

VOANDO ALTO

O Comando da Aeronáutica acaba de aprovar mais um heliponto para Fortaleza. Desta vez para o Iguatemi Empresarial, do Grupo Calila, gerido pela empresária Joana Jereissati.

NUM INSTANTE...

Chamou a atenção a rapidez com que os reparos de cratera que se abriu ontem, em obra na Avenida da Abolição, por conta das chuvas, foram tocados. O estrago, aliás, ficava a menos de 1 km da sede do Palácio da Abolição.

"LOLA"

A feminista Lola Aronovich, argentina naturalizada brasileira e docente de Letras Estrangeiras da UFC, ganhará título de cidadã cearense. Projeto da deputada Augusta Brito (PCdoB) teve, na CCJ, aval de André Fernandes (PSL).

Sobe

Delegacias de Fortaleza, não plantonistas, que não contam mais com xadrezes. Ou seja, adeus policial civil feito babá de presos.

 

Desce

Trabalho infantil, que continua de difícil erradicação. No Ceará, há registro de 85 mil crianças e adolescentes nessa situação.

 

Horizontais_

Que o trabalho do Padre Ágio - a Sociedade Lírica de Belmonte, no Crato, prossiga. Eis a melhor homenagem à memória do religioso. /// O Centro de Eventos é sede, hoje e amanhã, da ExpoRecicla, a feira de reciclagem do Sindiverde. /// A II Caminhada e Cadeirante de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) será domingo, às 16h, saindo do Espigão da Rui Barbosa. A ação é nacional /// Só lembrando: "Santo Antônio, abençoai os casais e, se der, livrai-nos também das crateras das chuvas, amém!"

ELIOMAR DE LIMA