PUBLICIDADE

Cadeias femininas em Sobral e Crato

01:30 | 27/05/2019

Saiu do gabinete do secretário Mauro Albuquerque, da Administração Penitenciária do Estado, a portaria de nº221/2019. Dispõe sobre a alteração da destinação das cadeias públicas de Sobral (Zona Norte) e do Crato (Região do Cariri). Elas estão sendo transformadas em Unidades Prisionais Femininas, destinadas à custódia de mulheres em cumprimento de pena em regime fechado ou sob custódia provisória e devidamente separadas em alas distintas. Serão unidades que oferecerão às detentas educação e capacitação profissional, além de atenção especial quando gestantes, garante o secretário. A transferência das detentas para essa unidade em Sobral já está se concretizando e a transferência no Crato deve ser concluída até o fim desta semana.

CASA DE APOIO

A Secretaria das Cidades, cujo titular é o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT), virou a "casa de apoio" dos prefeitos. Ali, eles pedem projetos e fazem queixas. A pasta anda mais assediada do que a Nelson Martins, das Relações Institucionais.

BANDA AFRICANA

Por intermédio do Instituto Brasil-África, a Brisanet negocia parceria com a Positivo Computadores, de Curitiba. A meta é levar a banda larga de baixo custo do grupo cearense, que tem sede em Pereiro, para alguns países africanos. A Positivo já opera no Quênia.

manifestação pro Bolsonaro
manifestação pro Bolsonaro
Dep. Carlos Matos ( PSDB ) - Plenário - foto Máximo Moura
Dep. Carlos Matos ( PSDB ) - Plenário - foto Máximo Moura

PRESSÃO

No ato pró-Bolsonaro, ontem, na Praça Portugal, um mural denunciava deputados cearenses que votaram, semana passada, contra a permanência do Coaf nas mãos do ministro Sérgio Moro.

DESEJOS & BASE

José Guimarães está sonhando, dia e noite, em ocupar um cargo na gestão de Camilo Santana, quem sabe, para segurar o que tem de prefeito no Interior. Ele até admite isso nos bastidores. Na torcida, aliás, está a suplente Gorete Pereira (PR).

APOSTOLADO

Posando de pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo PSDB, Carlos Matos convocou o ex-deputado estadual Francisco Caminha para lhe dar assessoria. Quer Caminha, seu colega de Renovação Carismática, arrebanhando filiados para a peleja 2020.

ENEM 2019

O programa Enem Chego Junto Chego Bem, da Secretaria da Educação do Estado, será lançado na quarta-feira (29), no Teatro do Shopping Rio Mar Fortaleza, a partir das 8 horas. O programa é realizado pela Fundação Demócrito Rocha.

12

anos é quanto dura a obra de reforma da Biblioteca Pública Menezes Pimentel. Mas a promessa é de que tudo, com novo conceito, fique pronto em 2020. Eita!

PARQUE BELCHIOR

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, decidiu: o novo parque em construção na cidade, depois do Parque da Lagoa da Fazenda, do Parque da Cidade e do Parque Pajeú, ganhará o nome de Parque Belchior. Está sendo finalizado no entorno da antiga estação ferroviária.

VIDAS SECAS

O Dnocs está só o osso em matéria de verba de custeio. Nos contingenciamentos definidos pelo governo federal, teve retidos R$ 111 milhões. Ou seja, 50,73% desse total. O diretor-geral Ângelo Guerra anda meio atordoado e buscando apoio da bancada cearense.

LEGAL

O programa "Viva o Parque", que anima o Cocó e o Parque Botânico (Caucaia), vai à periferia: Canindezinho, às margens do rio Maranguapinho; e Curió. Tudo começa no próximo dia 16, informa o secretário Artur Bruno (Sema).

Sobe

MPCE e Polícia Civil,

que intensificaram operações contra a roubalheira do dinheiro público. Mas o buraco é grande.

Desce

Dólar,

com suas oscilações constantes de humor. Dizem que parece até filho de certo alguém da política lá de Brasília.

Horizontais_

A Assembleia Legislativa realizará quarta-feira, às 14h, sessão solene pelos 34 anos da União dos Vereadores do Ceará (UVC). Iniciativa de Audic Mota (PSB). /// É bom a Prefeitura fiscalizar o serviço do piso intertravado da Beira Mar. Todo ondulado e com acabamento da sarjeta deixando a desejar. /// Será lançado hoje o livro "Revolução e Contrarrevolução no Brasil - 1532 a 2018", do professor-doutor gaúcho Mário Maestri. Às 18h, no Auditório Rachel de Queiroz (UFC). /// Só lembrando: "Depois do ato pró-Bolsonaro, é a vez da esquerda de novo?

ELIOMAR DE LIMA