PUBLICIDADE

Estado dará reposição salarial para quem ganha piso

01:30 | 24/05/2019

Será de 3,75% a reposição salarial de cerca de 20 mil servidores estaduais que ganham o piso no Estado do Ceará. O percentual foi definido com base na inflação registrada no ano de 2018. O Governo do Estado ainda deverá reajustar o vale-alimentação desses servidores no mesmo percentual. Dessa forma, o Ceará consegue atender quem ganha menos, apesar de seguir a tendência de outros Estados do país, que resolveram apertar o cinto diante da situação de incerteza da economia brasileira. Professores tiveram a aplicação do piso federal de 4,17% na carreira. Outras categorias foram beneficiadas em torno de ganhos específicos em gratificações e promoções, negociados anteriormente. O Governo alega que seria uma irresponsabilidade dar aumento maior neste momento e correr o risco de atrasar salários e aumentar as demissões no setor público, como vem acontecendo em vários Estados. Aliás, há uma leva de servidores públicos pelo país que não receberam ainda nem o 13º do ano passado.

 

FOGO AMIGO

Para o Planalto, o pior na votação que tirou o Coaf de Moro não é ausência de aliado, mas a abstenção. Dr. Jaziel (PL) se absteve. Logo ele que quer apoio oficial para sua mulher. Dra, Silvana, disputar a Prefeitura.

FORTALEZA, CE, BRASIL,  26-04-2019: Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e jornalista Jocélio Leal, em seminário sobre o Sistema B no auditório da FIEC. (Foto: Alex Gomes/O Povo)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 26-04-2019: Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e jornalista Jocélio Leal, em seminário sobre o Sistema B no auditório da FIEC. (Foto: Alex Gomes/O Povo)

CASA DE LORDES

O prefeito Roberto Cláudio prometeu verba à presidência da Câmara Municipal para que a Casa tenha o antigo Lord Hotel como sede. Camilo até cede o prédio. O problema: estacionamento.

SONRISAL

Em 2017, o prefeito Roberto Cláudio extinguiu a Usina de Asfalto. Entre atribuições, além da fabricação do asfalto próprio, fiscalizava a qualidade do produto das firmas terceirizadas. Hoje quem fiscaliza o piche jogado nas ruas?

DEU PRAGA

O governador Camilo Santana (PT) ainda não homologou o concurso público que fez para a Ematerce e que abriu 256 vagas. O certame foi realizado no fim ano passado e a associação representativa da categoria faz a cobrança.

ESGOTO...

O Ceará integra lista dos 10 estados com piora no acesso ao esgoto - anos 2017/ 2018. Os dados são do IBGE, que destaca: cerca de 23 milhões de domicílios no País, em 2018, não estavam conectados à rede de coleta de esgoto.

... A CÉU ABERTO

No Ceará, a piora veio a partir de 2016, quando 45,2% da população tinha acesso a esgotamento sanitário. No ano seguinte, caiu para 44,9% e, em 2018, baixou para 43,4%. O Ceará, hoje, tem as mãos no tablet e o pé na lama.

TREM CULTURAL

O governo estadual lança, nas próximas semanas, o pacote de obras culturais a ser implantado na área da antiga Rffsa, na Praça da Estação (Centro). No projeto, pinacoteca, museu e polo gastronômico em clima de praça aberta.

469

casos de hanseníase foram notificados no Ceará até 4 de maio. Em todas as unidades de saúde do Estado, há ações e orientações principalmente contra o preconceito ainda em alta.

CONFIANÇA

O presidente do BNB, Romildo Rolim, está na comitiva de Bolsonaro que lança hoje, na Sudene, no Recife, o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. Convocado pelo ministro Paulo Guedes (Economia). Principalmente.

Sobe

Dennis Cali,

o novo superintendente da Polícia Federal no Ceará. Boa sorte na nova missão. E nas operações contra o crime organizado.

Desce

Sefaz,

que não reestrutura a campanha Sua Nota Vale Dinheiro, que premia quem pede a nota fiscal. Mas como demora no desembolso...

Horizontais_

Ônibus de turismo de outros Estados circulam em Fortaleza sem um guia turístico local, o que é exigência legal. O fato levou centros comerciais do setor e entidades a cobrar da Agefis que cumpra a obrigação de fiscalizar. /// A Defensoria Pública do Estado ganha hoje, às 9h30min, uma nova sede em Beberibe (Litoral Leste). /// Hoje, às 19 horas, haverá sessão solene pelos 50 anos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Puxada por Salmito Filho (PDT). /// Só lembrando: "E aí, a Câmara deu lava a jato no Coaf do Sergio Moro?"

OBSERVATÓRIO

Será lançado dia 28, no Rio, o Observatório da Segurança. O organismo vai monitorar índices da violência de cinco estados, incluindo o Ceará. O suporte por aqui virá do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da UFC.

 

ELIOMAR DE LIMA