PUBLICIDADE

A hora da "limpeza" no Supremo Tribunal Federal

09:48 | 05/05/2019

O senador Eduardo Girão (Podemos) integra grupo no Congresso quer quer botar pra frente a CPI da Lava Toga, que objetiva investigar supostas denúncias envolvendo ministros do Supremo Tribunal Federal. Para ele, é fundamental uma faxina também no STF porque ações de combate à corrupção já atingiram o Executivo, com impeachments e afastamento de presidentes, e não poupam o Poder Legislativo, com a Operação Lava Jato. "Chegou a hora de limpeza no STF, que é necessário existir. Mas a CPI da Lava Toga é pra ontem", diz o senador. Ele lembra que o País vive crise em todos os sentidos, mas que a "mãe de todas as crises é a crise da corrupção e tudo desemboca sempre no STF, onde não pode pairar dúvidas". Girão afirma: há denúncias graves contra ministros do STF.

URNA SUPERIOR

Será nesta quarta, 8, a consulta para reitor da UFC. Docentes, alunos e servidores vão às urnas. No páreo, Antonio Gomes, Cândido Albuquerque e Custódio Almeida. Que o mais votado seja o ungido de fato.

TODOS POR UMA

Os governadores nordestinos vão se reunir, novamente. Na segunda quinzena deste mês, no Recife. Em clima de Conselho Deliberativo da Sudene, hoje na mira da extinção nesta Era Bolsonaro. Deve sair carta em defesa do órgão.

PET RURAL

Tramitando, na Assembleia, um projeto de indicação de autoria de Guilherme Landim (PDT). Institui o Centro de Zoonoses nas microrregiões do Estado e difunde a cultura pet no Interior. Que, também, dá votos.

Tarcísio Sardinha, músico.
Tarcísio Sardinha, músico.

SARDINHA EM DISCO

O multi-instrumentista Tarcísio Sardinha lança, em breve, seu songbook (músicas e partituras) e CD com músicas autorais. Quem ouviu, aprovou. Sardinha, nesse mar de inspirações, é verdadeiro tubarão.

SEM JUÍZO FINAL

Do arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio, sobre a reforma da Previdência de Jair Bolsonaro: "Deus queira que, do jeito que foi colocada, não passe não! Mas, vamos esperar que aqueles que são responsáveis tenham juízo".

SEM TIRA-GOSTO

Uma audiência pública sobre a lei que libera a venda de bebida alcoólica nos estádios ocorrerá amanhã à tarde, na Assembleia. À frente, o deputado Apostolo Henrique, que convoca grupos contrários à matéria.

COLEÇÃO

Diretor da Rede FB de Ensino, Tales de Sá Cavalcante assume hoje, às 19h, na Assembleia, cadeira na Academia Cearense de Matemática. Mais uma, pois é das academias de Engenharia, Retórica e de Letras de Fortaleza e do Ceará.

PREVIDÊNCIA

A Prefeitura de Fortaleza registra uma previdência com déficit atuarial estimada de R$ 11 bi. A Secretaria do Planejamento e Orçamento (Sepog) admite fazer o que o Estado já fez: aumentar para 14% a alíquota dos servidores.

NADA DE BOI...

Começa, nesta semana, a vacinação contra a febre aftosa no Ceará. A meta é vacinar 90% de dois milhões do rebanho. O Estado quer sair da certificação dada pelo Ministério da Agricultura de "livre de aftosa com vacinação".

PELOS VIVOS

A Federação Espírita do Ceará quer espaço na 13ª Bienal Internacional do Livro para vender publicações do gênero. Aliás, Bienal, de 16 a 25 de agosto, no Centro de Eventos, terá de Frei Betto a Roberto Pompeu de Toledo.

Sobe

Obras

de recapeamento asfáltico do Dnit na BR-116. Ou seja, uma operação tapa-buracos que chega em boa hora. Ufa!

Desce

Centro Dragão

do Mar, que comemorou, de forma tímida, seus 20 anos de atividades. É a tal da "curtura" financeira.

Horizontais_

O TRT do Ceará agenda audiências para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que ocorrerá de 27 a 31 deste mês. O mutirão é para reduzir estoque de processos. /// A UVA de Sobral promoverá, de amanhã até quinta, o IV Festival UVA de Cultura (MUVUCA). No Campus do Cidão, com diversas expressões artísticas em uma programação gratuita. /// Em Maranguape, grupo ligado ao ex-prefeito Átila Câmara fecha uma frente de oposição à Prefeitura. De olho em 202. Mas Átila não se define como pré-candidato. ///Só lembrando: "Que tal uma vacina contra o baixo astral neste País?"

ELIOMAR DE LIMA