PUBLICIDADE

São Pedro não tem culpa da Fortaleza dos alagados

00:Apr | 08/04/2019

Em meio a tantos empréstimos da Prefeitura de Fortaleza com o Banco Latino-Americano de Desenvolvimento (CAF), bem que podia entrar um que resolvesse velho problema que se repete a cada quadra chuvosa: alagamentos nos mesmos pontos da cidade. Confira essa lista de avenidas alagadas e que provocam engarrafamentos e transtornos: Duque de Caixas, Heráclito Graça, Pessoa Anta, Alberto Craveiro, João Pessoa e José Bastos, para não nos estendermos nesse absurdo. Segundo especialistas, a origem disso seria o fato de Fortaleza ter avançado sobre lagoas, sob olhar permissivo de gestores. Nada de entramos no mérito, mas reconhecer que falta investimento. Nada de culpar só lixo, que entope bueiro. É hora de projetos de drenagem. Nada também de culpar São Pedro. A chuva é benfazeja.

 

CASO FRENTISTA

Já está nas mãos da Justiça denúncia do promotor de justiça Marcus Renan contra policiais e empresário que deram sumiço, em 2015, no frentista João Paulo. Dificilmente escapam de julgamento.

ROSA DA FONSECA
ROSA DA FONSECA

EM NOME DA ROSA

Rosa da Fonseca, do Movimento Crítica Radical, comemora 70 anos na próxima sexta-feira. Haverá festa no Clube AABB, com tim-tim e lançamento de livro. Não, bingo ainda não está confirmado.

NICHO PRIVADO

A Seuma está virando o "paraíso dos terceirizados". O pior: quando engenheiros e arquitetos da pasta se aposentam, nada de concurso. Entidades como o Crea, CAU e Sindicato dos Engenheiros estão caladinhos.

PRIORIDADE

Orçamento Participativo, ideia difundida no Ceará pela ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, virou mote da Defensoria Pública do Estado, que promove reuniões do gênero. Ouve prioridades da clientela da Capital e do Interior.

FILTRO

Normativa do Ministério do Meio Ambiente tirou autonomia do setor de imprensa do Ibama nos Estados. Tudo agora só por Brasília. Demandas locais, por exemplo, passam ao largo. Nem buscam consultas.

I LOVE CHINA

A Embaixada da República Popular da China deve levar 20 cearenses para Pequim, neste semestre, em ritmo de negócios. Fechou com Élcio Batista (Casa Civil). A refinaria de petróleo, que só aparece em ano eleitoral, está no script?

PEGANDO GOSTO

Depois de publicar dois livros, com sucesso de vendas, o juiz federal Danilo Fontenele lança mais um: A Justiça sensível. Mote: humanização do serviço judiciário. Detalhe: ele não faz noite de autógrafos.

MERCADANTE

Aloízio Mercadante, ex-ministro da Educação, visita Fortaleza dia 21 próximo. Vem participar de painel, no auditório da Adufc Sindicato que tem seu presidente, Ênio Pontes, disputando reeleição.

VIGIAI E ORAI

Fortaleza assistirá, dia 17, a partir das 19 horas, no Ginásio Paulo Sarasate, o espetáculo Paixão de Cristo, da Comunidade Católica Shalom. Dentro do Circuito da Paixão, que é apoiado pelo Governo do Ceará. Entrada franca.

ÁGUA DE COCO

A Uece desenvolveu uma pomada para prevenção e tratamento de escaras. Detalhe: a partir de componentes da água de coco. Tudo com aval da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa do Ensino Superior (Capes).

Sobe

TIME DO NÁUTICO, que eliminou o Ceará em pleno Castelão, ao vencer por 2 a 0, e garantir a vaga na semifinal da Copa Nordeste

 

Desce

ESTRATÉGIA equivocada do técnico Lisca, que acabou deixando o Ceará fora da Copa do Nordeste, sendo eliminado dentro de casa.

 

Horizontais_

Na terça, 9, será julgado o traficante Francisco Talvane Teixeira, na 1ª Vara do Júri, em Fortaleza. Ele responde por um homicídio triplamente qualificado. Na tribuna, o promotor Marcus Renan e o advogado Leandro Vasques /// O líder comunitário Paulo França ou Paulo do Cauipe, envolvido nas lutas pelo direito à água no Lagamar do Cauipe, em Caucaia, fez denúncia à Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE. Dois homens ameaçaram de matá-lo e a família por causa dos conflitos pelo água /// Quatro meses após a tragédia de Milagres não se sabe ainda quem matou os seis reféns. Falta o que para concluir a investigação? Só lembrando:É hoje, contra o Vitória, que o Fortaleza passará para a próxima fase da Copa do Nordeste?

ELIOMAR DE LIMA