PUBLICIDADE

Novos parlatórios para os presídios do Ceará

00:00 | 15/03/2019

A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará quer instalar novos parlatórios nas unidades prisionais do Estado. Uma proposta do presidente da entidade, Erinaldo Dantas, será levada, nos próximos dias, ao secretário da Administração Penitenciária do Estado, Mauro Albuquerque. O parlatório é usado para que advogados possam, dentro dos presídios, conversar com seu cliente. Os atuais equipamentos, no entanto, segundo Erinaldo, não garantem conversa reservada. "O que temos hoje é corredor solto, com guichês, onde todo mundo escuta tudo o que é falado. Ou seja, é um parlatório pra inglês ver", lamenta. O projeto da Ordem é bancar a construção com presos sendo usados como mão de obra, como já sinalizou o próprio secretário e dando, aos que aderirem, os benefícios da lei. "Nosso projeto é parlatório com cabines individuais, isoladas acusticamente, com interfone e proteção de vidro, assegurando a segurança do profissional e a condição do preso falar à vontade do seu caso", explica o dirigente da OAB. Toda proposta que vise humanizar esses locais, em clima do velho problema da superlotação, deve e precisa ser incentivado.

QUEM DÁ MAIS

O governador Camilo Santana e o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, participarão hoje, em São Paulo, do leilão de novos aeroportos. No pacote, na B3 Bovespa, o Orlando Bezerra do Cariri. "Será largada para novos empregos", comemora Arnon.

AGORA VAI?

A Uece adiou, por três vezes, a divulgação do resultado do seu Vestibular 2019.1, mas promete agora anunciar tudo no próximo dia 22. O atraso, diz, foi por causa da perícia médica dos candidatos às vagas de cotas para pessoas com deficiência.

É OSSO!!

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente ainda não resolveu o caso do cão Jacó, que morreu atropelado no Porto das Dunas. Isso, há 20 dias. Entidades ambientalistas cobram resultado. Ontem, por sinal, foi o Dia Nacional dos Animais.

FILIAL

Hoje, às 9 horas, a Assembleia Legislativa vai se transformar, mais do que nunca, em filial do PDT e ponta de lança contra a Nova Previdência de Jair Bolsonaro. Abrigará debate sobre a proposta contando com falas de Ciro, Cid, Mauro Filho e André Figueiredo.

RAMPA SEM FIM

A rampa de lixo em que se transformou terreno por trás do Centro de Turismo, alvo de denúncias da coluna, foi enfrentado com tratores mobilizados pela Secretaria Municipal do Turismo. Agora é saber o que vai ser implantado no local. Do contrário... haja lixo!

SEM AGUAPÉS

Após constantes cobranças desta coluna e de moradores, a Prefeitura de Caucaia iniciou, nesta semana, a limpeza da Lagoa de Tabapuá, tomada por aguapés e resíduos sólidos. A ação terá continuidade nas lagoas do Itambé e do Capuan, garante o prefeito Naomi Amorim.

PARADA FEDERAL

O diretor-geral da PF, Maurício Leite, acerta a agenda. Ele quer vir, já na próxima semana, dar posse ao novo superintendente do órgão no Ceará, Dennis Cali. Dennis, entre algumas funções, já respondeu pela Divisão Antiterrorismo e coordenador-geral de Inteligência.

TÔ VOLTANDO

O MDB fará a primeira reunião de sua executiva, neste ano, no próximo dia 20, às 14h30min, em Brasília. Entre os temas, posição sobre o governo Bolsonaro e a Nova Previdência. Quem reaparecerá ali é o ex-senador Eunício Oliveira, pois dirigente do partido no Ceará.

I LOVE BNB

A Associação dos Funcionários do BNB promove segunda-feira, às 8h30min, no Meridional Convenções Center (Centro), café temático BNB em Discussão. Quer discutir com parlamentares e representantes da sociedade civil principalmente o fortalecimento do banco.

senador tasso jereissati
senador tasso jereissati

NA COMISSÃO

O senador Tasso Jereissati (foto) foi escolhido como vice-presidente da Comissão de Acompanhamento da Reforma da Previdência no Senado. Otto Alencar (PSD/BA) ficou como presidente. Segundo Tasso, que já está em Fortaleza, a instalação ocorrerá na próxima terça-feira.

Sobe

Funceme, que, com investimentos em tecnologia e parcerias internacionais, ganhou credibilidade em suas previsões.

 

Desce

Dnocs, que continua esvaziado financeiramente. Sempre é lembrado nas horas em que os governos fazem o toma lá, dá cá.

 

Horizontais_

O Ceará participa, com estande, da Bolsa de Turismo de Lisboa (BLT), um dos maiores eventos do gênero da Europa, que atrai 77 mil visitantes. /// No Dia de São José, terça-feira, 19, o comércio de Fortaleza abrirá normalmente. /// No Dia de São José, às 10 horas, a Catedral celebrará a "Missa dos Josés". /// O Decon encerra hoje das 9 às 15 horas, na Praça do Ferreira, a Semana do Consumidor. Com atendimento aos clientes que quiserem renegociar dívidas com BB, Bradesco, Caixa, Santander, Oi, Vivo, Cagece, Enel, TIM e Claro. /// Iguatu, em crise hídrica, entrou na lista do Ministério do Desenvolvimento Regional das cidades em situação de emergência. /// Só lembrando: "Mas como vai mesmo a segurança nas nossas escolas?"

ELIOMAR DE LIMA