PUBLICIDADE

Um suplemento cultural cabeça-chata

00:00 | 14/03/2019

Uma revista lançada por Demócrito Rocha, fundador do O POVO, está sendo resgatada neste 2019. Trata-se de Maracajá, publicação datada de 1929, berço da produção literária de autores cearenses como Rachel de Queiroz, com direito a difusão no Sul e Sudeste do País na época. O projeto, da Fundação Demócrito Rocha, apoiado pela Assembleia Legislativa, virá encartado no próximo dia 18 no O POVO. Contos, ensaios e crônicas integrarão essa revista que também se adequa à realidade digital, pois com produção disponível no site fdr.org.br/maracaja, acompanhada por videoentrevistas dos autores presentes nessa nova edição. Raymundo Neto, editor responsável pela Maracajá, comemora esse resgate e a qualidade do que chegará aos leitores. Entre os cearenses presentes agora nomes de peso como Ana Miranda, Klévisson Viana, Tercia Montenegro e Pedro Salgueiro. Eis, na prática, um suplemento literário genuinamente cabeça chata.

VIVA SÃO PEDRO!

O prefeito Roberto Cláudio entregou ontem mais um binário. Desta vez no bairro do Itaperi, com direito a circular de bicicleta com alguns secretários pelo trecho. No ato, só havia gente da imprensa. São Pedro, que mandava chuva, foi o destaque no evento.

NOVAS PAUTAS

O Conselho Administrativo do Instituto Dragão do Mar (IDM) reconduziu ao cargo de presidente da instituição o jornalista Paulo Linhares. Dentro de uma reestruturação que exinguiu diretorias, aprovou Natasha Farias na superintendência do Centro Dragão do Mar.

DEBAIXO DA CARTOLA

O Psol vai ter candidato a prefeito de Fortaleza. Garante o deputado estadual Renato Roseno esquivando-se, no entanto, daquela pergunta: "Topa disputar?" Nada falou. Mas se saiu a la Cartola naquela de que... ainda é cedo, amor.

TÁ BOM!

A Agefis, em resposta à coluna de terça-feira, informa estar fazendo um "trabalho educativo" para que cada cidadão colabore denunciando e adotando a prática correta nas divulgações com faixas. Neste 2019, diz que já removeu 3.129 faixas, placas e cavaletes fora dos padrões."

CIROLAND

Ciro Gomes abrirá, com palestra sobre o cenário político-econômico do País, o III Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades. Hoje, às 18 horas, no Centro de Eventos. O pedetista está virando arroz de festa em eventos do Paço.

CARTÃO AMARELO

Tramita, na Assembleia, projeto de lei de Guilherme Landim (PDT) obrigando a apresentação, na hora da matrícula nas escola pública e privada, do cartão de vacinação. Não barra a matrícula, mas dá prazo para que os pais regularizem tudo ou acabem responsabilizados.

CENÁRIO 2020

A Paraná Pesquisa fez levantamento sobre eleições 2020 em Fortaleza e encontrou o seguinte quadro: Capitão Wagner (Pros), 40,5%; Heitor Férrer (SD), 16,3%; Luizianne Lins (PT), 14,4%; e Aílton Lopes (Psol), 4%. Falta saber quem o prefeito RC apoiará.

DURA LEX...

Pichação poderá ser tipificado como crime e resultar em pena de detenção de 4 meses a 4 anos e multa. Eis o que quer o projeto de lei de autoria do deputado federal Capitão Wagner. Quer lei dura contra o vandalismo e danos ao patrimônio público e privado.

DESPLUGADO

O Ibama travou obras de renovação e ampliação da rede elétrica da Vila de Jericoacoara. Só a parte liberada pela Semace é tocada pela Enel. Problema: quem vai liberar a licença, depois que o Governo Federal mandou cortar a cabeça de todos os superintendentes estaduais?

Escola de Samba, Imperadores da Parquelândia ganha disputa das escolas que desfilaram na Avenida Domingos Olimpio
Escola de Samba, Imperadores da Parquelândia ganha disputa das escolas que desfilaram na Avenida Domingos Olimpio

LETRAS QUE CHORAM

Nossos pêsames aos integrantes da escola de samba Imperadores da Parquelândia, vencedora do Carnaval de Rua da Domingos Olímpio, que perdeu seu fundador, o sapateiro aposentado Raimundinho Nonato. Era um apaixonado pelo samba. Na foto de Tatiana Fortes, a comemoração da vitória deste ano na apuração do desfile.

 

Sobe

São José, o padroeiro do Ceará, mais do que festejado neste ano. Por conta das boas chuvas, com previsão de safra garantida.

 

Desce

Drenagem das principais vias de Fortaleza, que ganham pontos de alagamento em qualquer chuva. Cadê investimento no setor?

 

Horizontais_

A promotora de justiça Grecianny Carvalho toma posse como imortal da Academia Cearense de Letras no próximo dia 21, às 19 horas, no Palácio da Luz (Centro). /// Leitor indaga: como anda a programação do Farol do Mucuripe com seu Museu do Pescador? /// Pessoal do IDT realiza assembleia hoje, às 18 horas, no pátio do órgão. Hora de avaliar cortes orçamentários. /// Grupo Chocalho comemora hoje, às 9 horas, o Dia da Poesia. Com lançamento do III Festival Intercolegial de Poesia Estudantil, na Casa de José de Alencar. /// Só lembrando: "Se em Suzano houve essa tragédia toda, imagine liberando tudo que é arma..."

ELIOMAR DE LIMA