PUBLICIDADE

O samba-enredo da reforma da Previdência

00:00 | 27/02/2019

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) atuou como profeta do agouro quando disse que Jair Bolsonaro (PSL) não deve concluir seu mandato de presidente da República. É o que dizem os bolsonaristas. Mas Ciro talvez não fale da boca pra fora, como muitos pensam. A pesquisa CNT/MDA apontou apenas 38,9% de ótimo ou bom para a gestão federal que, após o Carnaval, terá que se desdobrar para aprovar algo mais do que polêmico: a reforma da Previdência. Essa matéria exigirá muita, muita habilidade do Palácio do Planalto. Principalmente porque a base do próprio governo já registra gente abertamente contra o teor do que virá do pacote. O deputado federal Capitão Wagner (Pros), apoiador de Bolsonaro, diz que vota contra se o projeto prejudicar os mais pobres e reduzir benefícios. Genecias Noronha (SD), também da base, reconhece a necessidade, mas avisa: não votará nada que prejudique a aposentadoria do homem do campo. Já o deputado federal José Guimarães, do PT, que quer ver o circo pegar fogo, avisa: depois do Carnaval, movimentos sociais iniciarão nacionalmente a onda de protestos. A CUT, informa a cearense Graça Costa, secretária nacional de Relações do Trabalho dessa central, estará nas manifestações "porque essa reforma do Bolsonaro é 30 vezes pior que a proposta por Michel Temer". Aliás, o PT de Dilma bem que ensaiou reformas, mas tudo acabou no limbo. Eita, País de futuro incerto. E de muito Carnaval.

SANTA CASA

Luiz Marques continuará provedor da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Mas com ele, dia 14 próximo, tomarão posse novos mordomos da Instituição. Entre eles, a arquiteta Neuma Figueiredo e o presidente da Fiec, Beto Studart.

FORA DA ROTA

A Prefeitura - leia Agefis - não está fiscalizando ônibus e congêneres que devem ter guia local credenciado, exigência do Ministério do Turismo. Permissionários que operam nos pontos turísticos, especialmente mercados, reclamam, pois acabam fora da rota de visitas.

EITA!

A estrada que vai do Ancuri até a Estação de Tratamento de Água do Gavião (ETA) está só o buraco. Por conta da chuva, o quadro se agravou e traz preocupação a mais para moradores: ali, passam caminhões com produtos químicos utilizados no tratamento de água.

EITA 2

O temor dos moradores é que uma carreta dessas sofra um acidente na via, o que poderia gerar vazamento de gás, nocivo à população, animais e vegetação.

TITULAÇÃO

A Uece esclarece: paga gratificação de titulação dos servidores desde a folha de agosto/2018, com efeitos financeiros retroativos à data do pedido do servidor. Até o momento, foram aprovados 59 pedidos e indeferidos 54 por não atenderem requisitos legais.

10

anos completou o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas que virou o bate-papo mais utilizado no mundo.

DODÓI

O senador Cid Gomes (PDT) não bateu o ponto em Brasília nesta semana. Nada de enxaqueca. Ele está com virose braba, segundo assessores. Mas, depois do Carnaval, só vai pensar naquilo: reforma da Previdência.

MUNDO ANIMAL

O Abrigo São Lázaro usa as redes sociais novamente para pedir doação de ração para seus animais. Já a Prefeitura diz estar repassando ajuda financeira mensal para a entidade. A questão: o abrigo recolhe pets até de cidades vizinhas. E haja ração!

MAMÃE EU QUERO!

Crianças internadas no Hospital Regional da Unimed vão ganhar um Bailinho de Carnaval a partir das 15 horas de hoje. A festa ocorrerá no Setor de Pediatria (4º andar), com programação incluindo oficina de máscaras e animação com a Trupe do Riso.

Foto para coluna do Eliomar
Foto para coluna do Eliomar

LUZ NA PASSARELA

A passarela que fica em frente ao Aeroporto Internacional Pinto Martins continua sem serventia. Pedestres continuam cruzando pela avenida Senador Carlos Jereissati, sob risco de atropelamento. Alguns justificam insegurança. Em alguns horários.

Sobe

Praia de Jericoacoara, que deve ter um Carnaval dos mais concorridos do País. Hotéis e pousadas já vivem o samba-enredo dos pacotes turísticos.

Desce

Operadoras de celular, que enrolam o cliente quando ele tenta cancelar serviços pelo telefone. Só consegue na loja. E a Anatel tá nem aí...

Horizontais

Hoje, às 20 horas, no Teatro RioMar, a Orquestra Filarmônica do Ceará, sob regência do maestro Gladson Carvalho, apresenta "Grandes Clássicos - The Beatles". Com participação da banda Rubber Soul.

/// A Fiec corrigiu sua calçada, dentro dos padrões exigidos pela Prefeitura. Atendeu a uma reclamação da coluna.

/// O professor Antonio Mourão Cavalcante, fala hoje, às 19 horas, sobre "A relação pais e filhos no mundo de hoje", no Colégio Dom Quintino (Bairro Quintino Cunha).

/// O grupo cultural Café com Tapioca, que tem à frente o poeta Juarez Leitão, comemora hoje cinco anos. Às 17 horas, recebe a visita do governador Camilo Santana, que adora tapioca com coco.

/// Só lembrando: "E por falar em combustível, neste Carnaval já está desfilando o bloco do cartel?"

ELIOMAR DE LIMA