PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

OS GOVERNADORES E A PAJELANÇA PREVIDENCIÁRIA

2019-02-09 04:39:55

Os governadores vão se reunir em Brasília no próximo dia 20, quando ouvirão a proposta da reforma da Previdência da boca do próprio ministro da Economia, Paulo Guedes. Foi o que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), repassou para Camilo Santana. Mas, até lá, ele continuará conversando com os governadores sobre o mote da reforma, procurando incluir para essa data algumas pautas do interesse dos estados. Camilo, que recebeu Maia no Palácio da Abolição quinta-feira à noite, informou que a bancada cearense vai se reunir dia 19, no escritório de representação do governo, em Brasília. Mauro Filho, deputado federal do PDT, participante da conversa entre Maia e Camilo, deve expor nessa ocasião mais detalhes sobre a reforma. Aliás, Mauro garantiu para Maia que 20 dos 28 parlamentares do PDT estão dispostos a apoiar a reforma, desde que ela inclua propostas do então candidato Ciro Gomes. Outra: Maia deixou claro no encontro que quer o parlamentar pedetista presidindo a Comissão Especial da Reforma da Previdência. A meta do presidente da Câmara é, até junho, passar a régua e fechar essa conta.

PELO BOLSO

Enquanto Camilo Santana divulgava ontem, no Abolição, que o Estado vive equilíbrio fiscal, o Sindicato Mova-se, representante dos servidores estaduais, montava comissão para buscar negociação com o Governo sobre reajuste salarial e gratificações não pagas.

MOROU?!

Embalado pela decisão de Moro de prorrogar a presença da Força Nacional no Ceará, Camilo, na coletiva, no Abolição, anunciou novo concurso para a Polícia Civil. Sem dar detalhes sobre vagas, o que está em estudo por consultoria externa.

AMNÉSIA POLÍTICA

Membro do Conselho Federal de Economia, o professor Lauro Chaves Neto (Uece), classificou como "absurdo" que governadores do Nordeste tenham se reunido em Brasília para discutir prioridades e tenham deixado de fora a defesa do Banco do Nordeste.

CURTO E...

O pedetista Cid Gomes evita análises e poupa palavras quando indagado sobre as eleições no Senado e o futuro da Casa. Ele dispara logo: "O Renan perdeu e ninguém ganhou".

... GROSSO

Falando em Gomes, Ciro foi vaiado quinta-feira durante a Bienal da UNE, em Salvador (BA), mas, horas depois, ao entrar no restaurante Mistura Fina, em Itapuã, a 100 metros de onde nasceu Vinicius de Moraes, foi aplaudido por grupo de clientes que ali se encontrava.

TROCA DE PAUTA

A TV Ceará que, em março, comemora 45 anos, terá agora a jornalista Ana Cristina Cavalcante na presidência. Ela deixou a coordenação de Imprensa do Governo, abrindo vez para o jornalista Ciro Câmara. Que a emissora coloque em dia os prestadores de serviço.

MERCADO

DA ÁGUA

O Mercado Central deve estar com problemas de drenagem ou goteira mesmo. Com as últimas chuvas, o que tinha de permissionário de vassoura na mão se livrando da água que escorria à vontade, não está em qualquer cordel. O local é ponto turístico famoso da cidade.

MOSCA NA SOPA

Quem circula pelos hospitais infantis de Fortaleza se assusta com o número de pacientes diagnosticados com a virose da mosca. Coisa de tempos de chuva. E resultado também da velha mania do cearense de rebolar o lixo na rua.

NOVOS TALENTOS

Vem aí a 23º Turma de Novos Talentos do O POVO. As inscrições começam segunda-feira pelo site www20.opovo.com.br/novostalentos. O curso é voltado para estudantes de Jornalismo a partir do 4º semestre.

SOBE

Área de Gastronomia

do Mercado São Sebastião, que está bombando com comidas típicas, e carregadas, do Ceará. Há fila até pra comer panelada...

DESCE

Incêndio

que matou 10 atletas no CT do Flamengo. Um absurdo que precisa ser apurado. Nossos pêsames à família rubro-negra e das vítimas dessa tragédia.

HORIZONTAIS

A Aiesec Fortaleza está com vagas abertas para quem deseja hospedar estrangeiros que aqui realizam projetos sociais (bit.ly/larglobalfortaleza).

A Construtora J.Simões lança terça-feira, às 8 horas, no cinema do Shopping Iguatemi, seu novo empreendimento: J. Smart, de áreas compartilhadas, que será erguido na Aldeota.

O Centro de Turismo (antiga Emcetur) continua sem qualquer tipo de divulgação oficial. Mesmo vendendo o melhor do artesanato cearense.

O Conselho Regional de Representantes Comerciais do Ceará comemora neste mês 53 anos de atividades. Hoje tem cerca de 10 mil filiados.

Só lembrando: "E aí, que tal um Pré-Carnaval com direito a bloco de São Pedro?"