PUBLICIDADE
Opiniao

Review: Need for Speed Hot Pursuit Remastered

O melhor Need For Speed dos últimos anos está de volta e melhor do que nunca

18:23 | 04/01/2021
Need For Speed: Hot Pursuit (Foto: Divulgação)
Need For Speed: Hot Pursuit (Foto: Divulgação)

O remaster de uma das melhores edições da franquia Need For Speed surge em um momento curioso. A série NFS se encontra em um hiato criativo e em uma situação em que há tempos é sinônimo de inovação em seu gênero. Dentre os destaques de antigamente, Hot Pursuit ainda se mantém como um dos melhores NFS dos últimos tempos e por isso, não é de se admirar que mesmo 10 anos depois, o retorno de Need For Speed: Hot Pursuit mereça elogios.

Apoiada no sucesso recente do remaster de Burnout Paradise, Hot Pursuit Remastered se lança dos consoles da era do Xbox 360 e PS3 e aterrissa em quase todas as plataformas da geração atual com algumas poucas, mas importantes melhorias. Mesmo após uma década, o game se mantém diferente das principais alternativas do mercado por manter-se fincados na dinâmica casual em um momento em que jogos de corrida se aproximam cada vez mais de verdadeiros simuladores de pilotagem.

Em Need For Speed: Hot Pursuit Remastered você corre em rodovias abertas que reproduzem biomas diferentes, como praias, montanhas, desertos e encostas nevadas. Em seu principal modo de jogo, além de chegar entre os primeiros colocados, o jogador é estimulado a eliminar a competição, chocando seu veículo contra os dos demais, causando momentos visualmente empolgantes. Apesar de pegar emprestado a fórmula de uma outra franquia de sucesso, Hot Pursuit se diferencia da série Burnout por introduzir em sua dinâmica de gameplay a experiência de perseguir ou de ser perseguido por carros policiais controlados pelo computador ou por outros jogadores. Os policiais poderão usar armadilhas e bloqueios policiais para diminuir o alcance entre eles e os perseguidos; enquanto ladrões podem usar bloqueadores de sinal e bombas eletromagnéticas que desabilitam temporariamente veículos que se aproximem para detê-los.

O modo principal de NFS Hot Pursuit é excelente. Há um senso de progressão excepcional, que coloca o jogador gradualmente em desafios cada vez maiores, lhe apresentando habilidades especiais cada vez mais sofisticadas, seja para fugir ou perseguir seus adversários. Tudo parecer bastante frenético de início, mas aos poucos fica claro que há bastante estratégia envolvida em cada corrida. Por conta disso, Hot Pursuit contrabalanceia a quantidade de sistemas e elementos que chamam a atenção do jogador, diminuindo a demanda por sempre chegar em primeiro lugar, ao final de cada corrida. Há sempre objetivos secundários, além da pole position, e cada corrida envolve sempre vários outros carros além do que o player controla, garantindo assim que nem sempre você será o alvo da força policial ou o único tira a perseguir bandidos pelas ruas do jogo.

Além da sistemática “polícia e ladrão” e dos objetivos principais, atrelados à progressão do jogador no game, há também um sistema de recompensas que garante novos carros e aumentos de nível do jogador pelo cumprimento de certas ações específicas, como perseguir um carro especial ou atingir certo número de colisões contra oponentes durante o jogo. Toda a sistemática de gameplay de NFS Hot Pursuit Remastered se mantém divertida mesmo após uma década de seu lançamento original e é prova indiscutível da qualidade desse remaster. Mas nem tudo se mantém o mesmo de anos atrás.

É notório o esforço dos responsáveis pelo remaster em tornar sua experiência mais moderna e igualmente divertida. Como novidade, são introduzidos novos modos, como o modo de fotografia, que permite capturar qualquer momento de jogo - especialmente as batidas - em alta resolução e compartilhar cada imagem livremente nas redes sociais do jogador. O remaster também introduz a capacidade de jogar com jogadores de diferentes plataformas, o que garante um número bem maior de adversários online disponíveis e irá manter o sistema multiplayer online do game sempre acessível e saudável, uma vez que a base de jogadores será bem maior que em outrora. Ademais, 30 novas recompensas foram adicionadas ao game base, aumentando em cerca de 6 horas o tempo de jogo total do título.

Ainda sobre as melhorias trazidas em Hot Pursuit Remastered, cada carro e cenário do game recebeu uma significativa melhoria visual, aumentando a resolução e a taxa de quadros de todo o game, especialmente em plataformas mais potentes, como o Playstation 4 Pro, Xbox One X, PC e os consoles da nova geração (via sistema de retrocompatibilidade). Detalhes na lataria de cada veículo tornam-se bem mais evidentes, com faróis, sirenes e luzes traseiras ganhando novos pontos de iluminação. O jogo se torna ainda mais bonito em corridas noturnas, em que o sistema de iluminação traz novos reflexos e interações entre a luz de cada poste e automóvel como cenário. Não chega a ser um espetáculo visual, como os encontrados nos novos Forza ou em Dirt 5, mas também deixa pouco a desejar.

Por fim, a trilha sonora original do game foi mantida na nova versão e a mixagem de som recebeu melhorias para adequar o game aos sistemas de áudio atuais. Caso o sistema de som do jogador permita, cada barulho produzido pelos automóveis do game foi aperfeiçoado e mixado de maneira a enaltecer ainda mais cada impacto e momento épico ocorrido durante a jogatina. Infelizmente, no PS5, o game não tira proveito do sistema de áudio 3D do console até o momento, mas é possível que isso mude caso seja lançada uma versão específica do game para o novo aparelho da Sony.

Need For Speed: Hot Pursuit Remastered é basicamente uma reedição de um dos melhores títulos de uma das franquias de jogos de corrida mais renomadas trazida aos hardwares da geração atual. Apesar da relativa pouca quantidade de melhorias, mantém a mesma qualidade do original e se destaca como uma opção mais casual, simples e divertida em um atual oceano de simuladores e games de corrida mais sérios e complicados.

Need For Speed: Hot Pursuit Remastered está disponível no Nintendo Switch, Xbox One, Playstation 4, PC e nos consoles da nova geração por meio do sistema de retrocompatibilidade de cada aparelho.