PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Confira entrevista com cearense Warleson Oliveira, criador do "Uno Minimalista"

Designer fez versão simplificada para seu portfólio pessoal; iniciativa chamou atenção da Mattel, criadora do jogo que transformou a ideia em realidade

22:45 | 14/12/2020
Versão minimalista do jogo de cartas foi feita para portfólio pessoal do designer, mas chamou a atenção da fabricante após viralizar na internet (Foto: Divulgação/Mattel)
Versão minimalista do jogo de cartas foi feita para portfólio pessoal do designer, mas chamou a atenção da fabricante após viralizar na internet (Foto: Divulgação/Mattel)

O UNO, tradicional jogo de cartas criado em 1971 e que se tornou popular no Brasil na década de 90, é um dos xodós dos iniciantes em jogos de carta. Com as suas combinações de regras baseadas no jogo de baralho europeu “Mau-mau” (e variantes criadas pelos seus jogadores), o jogo já possuía um estilo visual único e próprio desde o seu lançamento, o que acabou por deixá-lo visualmente datado. Mas não mais.

Designer cearense Warleson Oliveira com sua criação, o Uno Minimalista
Designer cearense Warleson Oliveira com sua criação, o Uno Minimalista (Foto: Raquel Fernandez)

O cearense Warleson Oliveira, designer, criou no seu portfólio pessoal uma proposta mais minimalista para o UNO, sem qualquer compromisso com a Mattel, criadora do jogo. Porém, o design moderno e mais discreto das cartas chamou a atenção da gigante dos brinquedos, que entrou em contato com Warleson e transformou em realidade o que era apenas uma ideia de um fã do jogo.

“Desde os meus primeiros passos no design, o minimalismo teve uma grande relevância para mim, por conseguir oferecer muito conceito se utilizando de poucos ornamentos. Então, resolvi criar um modelo do que estava em minha mente, juntando as minhas duas paixões em um só projeto: o minimalismo e o jogo de cartas UNO”, conta Warleson ao O POVO. Lançado no Brasil no mês de novembro, o UNO MINIMALISTA é o resultado dessa parceria, que, além de redesenhar o tradicional jogo, trouxe cartas mais resistentes.

Durante o processo de criação, o designer se preocupou em buscar um difícil equilíbrio: redesenhar uma marca extremamente consolidada sem perder a identidade. Para isso, ele buscou redução de ornamentos e funcionalidade. “Neste processo, observei quais elementos eram de extrema importância para a identificação do produto, assim como também a preservação da jogabilidade. Por fim, mas não menos importante, a marca do produto passou por um processo de minimização de ornamentos, mas teve a sua essência 100% mantida. Espero então que os novos e antigos fãs do jogo de cartas UNO apreciem essa minha proposta estética, que além de possuir um visual mais limpo, manteve a jogabilidade, que é de real importância, e transformou o UNO em uma peça de design.”

Por fim, Warleson se diz emocionado de saber que seu design já está sendo aproveitado por amigos e pessoas diferentes ao redor do mundo. “Com certeza esse é um grande marco em minha carreira profissional, mas também pessoal, já que sempre fui fã do jogo UNO!”

A versão do UNO MINIMALISTA está à venda por R$ 39,90.