PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Review: Pikmin 3 Deluxe

De volta ao belo e divertido jardim

22:52 | 19/11/2020
Pikmin 3 Deluxe é um verdadeiro exemplo de jogo de estratégia, gerenciamento de recursos e mão de obra e todos os outros elementos que um jogo de sobrevivência tem, e todos muitíssimo bem executados (Foto: Divulgação)
Pikmin 3 Deluxe é um verdadeiro exemplo de jogo de estratégia, gerenciamento de recursos e mão de obra e todos os outros elementos que um jogo de sobrevivência tem, e todos muitíssimo bem executados (Foto: Divulgação)

Pikmin 3 Deluxe é um daqueles jogos que engana quem não conhece. Pelas fotos, parece apenas ser um jogo bobinho, com personagens coloridinhos com flores na cabeça, andando por cenários que lembram jardins planejados. Mas, por dentro, temos um verdadeiro exemplo de jogo de estratégia, gerenciamento de recursos e mão de obra e todos os outros elementos que um jogo de sobrevivência tem, e todos muitíssimo bem executados.

No enredo, temos a missão de três astronautas que partem para uma exploração em Koppai, uma vez que os recursos naturais do próprio planeta que habitam estão se esgotando. Um acidente no pouso, porém, faz com que o grupo de heróis se separe e precisamos, além de sobreviver, encontrar os nossos colegas de tripulação. Os Pikmins entram nesse contexto, em uma relação simbiótica com os astronautas. Eles auxiliam na exploração, enquanto os astronautas criam estratégias e uma voz de comando para que essas pequenas criaturinhas sobrevivam aos seus predadores naturais.

Cada tipo de Pikmin, além de sua própria cor, possui habilidades diferentes, e características de sobrevivência únicas: por exemplo, os Pikmins vermelhos são excelentes lutadores e possuem resistência ao fogo, mas são extremamente frágeis próximo de água. Já os Pikmins amarelos, além de serem mais leves e arremessáveis em locais mais distantes, conduzem eletricidade.

O desafio se dá na exploração dos ambientes: enquanto avança pelas fases, o jogador precisa gerenciar os Pikmins do seu time para determinar ações que são executadas ao longo do dia. Uma vez que o dia acaba, todos precisam voltar para as suas bases, já que é o horário de ação natural dos predadores desse novo planeta. Portanto, cabe ao jogador organizar o time e determinar o tipo certo de Pikmin para cada trabalho, gerenciando a mão-de-obra dessas criaturas de forma eficiente para maximizar os resultados da exploração.

Com o avanço do jogo, até três equipes podem ser formadas, espalhando ainda mais as ações do jogador pelo cenário, aumentando assim o número de descobertas e a velocidade de avanço no cenário, contando com ações como derrotar outras criaturas, juntar comida para sustentar a missão e, é claro, encontrar outros tipos de Pikmin.

Falando em descobertas, todas elas são de extrema importância para a missão. Upgrades de armadura para os astronautas, melhoria de recurso para a nave, ferramentas que permitem mais estratégias para os Pikmins e novos tipo de monstros precisam ser constantemente analisados e considerados pelo jogador ao montar sua estratégia, o que pode acabar dificultando o jogo para alguns a um primeiro momento. Porém, o real problema é que, uma vez que a habituação com as mecânicas do jogo é implementada, o jogo corre o risco de se tornar fácil demais.

O grande destaque do jogo se dá, com certeza, ao carisma dos personagens. Os trio de astronautas Alfie, Brittany e Captain Charlie formam uma equipe curiosa, porém com uma química extremamente funcional na hora das cutscenes, que servem como um plano de fundo para determinar as ações do jogador. Sem contar nos próprios Pikmins, que apesar do seu visual simples, possuem reações e animações que conquistam o jogador ao ponto dele se preocupar com o bem estar e segurança de todos, principalmente ao entardecer, quando eles precisam se abrigar para fugir de serem devorados.

Pikmin 3 Deluxe é mais um jogo Nintendo focado na atenção para a família toda. Com o seu sistema multiplayer cooperativo, sua temática densa, porém abordada de forma leve, e seu visual extremamente carismático deixam bem claro o por que da franquia ser tão apreciada pelos seus fãs.

O game está disponível exclusivamente no Nintendo Switch.