PUBLICIDADE

Impressões de Gear Tactics

00:15 | 29/04/2020
Jogo faz parte da franquia Gears of War
Jogo faz parte da franquia Gears of War

Gears Tactics é o mais novo game da franquia mais famosa do universo gamer da Microsoft depois de Halo. Este novo Gears traz traz consigo uma proposta diferente dos anteriores, já que pertence na verdade a um gênero diferente dos demais games da série.

Tactics é um game de estratégia em turnos, muito similar a títulos como X-COM ou Phoenix Point. O jogador comanda um grupo de soldados situados em um campo de batalha, como peças em um grande tabuleiro. A cada turno, ele atribui ações aos soldados em busca de derrotar os inimigos presentes na área.

Apesar de Gears of War ser primariamente um game de tiro em terceira pessoa, esta é uma franquia que encaixa muito bem em games de estratégia em turnos. Ao mesmo tempo, se a sua preferência for jogos de estratégia em turno e pouco sabe sobre Gears, fique feliz já que este parece ser mais um bom exemplar do gênero que, na minha opinião, carece de muito mais games.

Ademais, esta também é uma boa pedida pra quem é fã de Gears, já que a história aqui não é bem um spin-off, mas sim uma prequência, se passando antes do início do primeiro Gears of War. Algo curioso é o fato do enredo do game centrar-se em torno do personagem pai de Kait Diaz, protagonista de Gears 5 e que só apareceu nos últimos dois games principais da série.

Sem qualquer spoiler, apesar de não ser de um gênero diferente, Tactics expande o enredo da universo principal de Gears, mostrando mais do relacionamento de alguns personagens conhecidos pelos fãs da marca e apresentando momentos que repercutem futuramente, se conectando aos games já existentes da série.

A dinâmica de combate do game é praticamente idêntica à de X-COM, o que facilita muito a adaptação de jogadores acostumados com games do mesmo tipo. Cada membro do seu esquadrão de pontos de ação que podem ser gastos em cada turno pra se mover, atirar, ativar equipamentos ou usar habilidades especiais. Em cada turno, você define as ações de cada soldado e, depois, aguarda a inteligência artificial do jogo controlar os inimigos do lado oposto do campo de batalha.

Quase tudo que está em games como X-COM, também pode ser encontrado neste Gears. Até mesmo sua mecânica mais icônica, a de deixar um soldado de tocaia, pronto para atirar automaticamente em um inimigo que cruze seu campo de visão. Se você jogou X-COM, se sentirá em casa em Gears Tactics.

Título se difere de outros games da série por ser de estratégia em turnos
Título se difere de outros games da série por ser de estratégia em turnos (Foto: Reprodução/XBox Game Studios)

A dinâmica de progressão de cada membro do seu esquadrão é também muito parecida à de XCOM. Após cada embate, você reúne pontos de experiência e recursos que podem ser trocados por melhorias em cada combatente. A grande diferença é a realmente o peso da franquia Gears, que cria um pano de fundo diferente e, ainda sim, familiar.

Ademais, algumas mecânicas de combate são únicas e bebem direto da fonte da franquia original. Alguns inimigos, por exemplo possuem a habilidade de surgirem inesperadamente em partes do campo de batalha, surpreendendo o jogador e deixando a batalha sempre tensa e difícil de dominar.

Outra grande diferença é a retirada de alguns sistemas comuns em games deste gênero a fim de deixar Gears Tactics mais simples e acessível. Vários jogos de estratégia em turnos possuem uma mecânica de evolução da base de operações do jogador. A evolução permite a criação de novas tecnologias, que vão permitir a compra armas e armaduras mais poderosas para o esquadrão.

Em Tactics este tipo de mecânica praticamente não existe. Você apenas gastará pontos de experiência e recursos para melhorar individualmente cada membro do seu grupo. Claramente, uma maneira de deixar o jogo mais simples, sem torná-lo necessariamente pior. Ademais, cada membro do seu esquadrão ganha mais importância, já que deixam de ser apenas joguetes, quase descartáveis, para se tornarem peças importantes do enredo, como acontece nos jogos já conhecidos da franquia Gears.

Com Gears Tactics, a Xbox Game Studios se mostra disposta a apresentar um gênero completamente novo àqueles que cresceram amando o universo e os personagens de uma das franquias mais valiosas da Microsoft. Tactics muda a perspectiva dos embates mas mantém Gears sendo Gears.
Gears Tactics está disponível para PC e Xbox One e se encontra a partir do dia 28 de abril no catálogo de games do Xbox Game Pass.

Davi Rocha