PUBLICIDADE

My Friend Pedro traz mix de ballet e violência para os videogames

23:22 | 29/07/2019

My Friend Pedro é um indie game de fundação simples, mas que reúne de maneira estranhamente harmoniosa diversos elementos e momentos presentes em filmes e games de ação, os colocando à disposição da criatividade assassina do jogador. O título de ação e tiro em 2D traz como meta criar os mais mais diversos cenários para alvejar eliminar os inimigos da tela dos jeitos mais estilosos possíveis.

Cada fase do jogo apresenta diferentes mecânicas de interação entre o player e seus inimigos. Objetos, como alavancas, plataformas, skateboards, e até frigideiras garantem opções de movimentação e combate que expandem a dinâmica básica de apontar, atirar e esquivar de balas.

A movimentação do personagem principal, mesmo um pouco lenta, permite a realização de malabarismos similares aos de um ballet, que tornam a dinâmica de embate bastante elegante e divertida. Somada a isso, o jogo pega emprestado do longa Matrix e de games como Max Payne a habilidade de diminuir o tempo (o famoso efeito bullet time), que torna os momentos de intenso tiroteio em cenas de ação de fazer inveja a John Woo e Michael Bay.

Com o foco sendo a jogabilidade, não há muito o que dizer sobre o enredo do jogo. A história aqui é propositalmente limitada, mas não menos interessante, dado o clima de mistérios que paira no ar durante quase toda a jogatina. Uma banana tagarela e flutuante - chamada Pedro - desperta e compele o amnésico protagonista a escapar de uma gangue criminosa que o aprisionou em um porão. Ao longo das fases, o mistérios por trás da motivação do personagens e a razão de seu amigo, Pedro, a banana, existir tornam-se cada vez mais claros.

My Friend Pedro é eletrizante do começo ao fim, mas conclui seu arco narrativo de uma maneira pouco empolgante. O que de fato prende a atenção do jogador são os designs bem desenhados de cada fase e a as várias possibilidades de produzir a melhor versão possível da matança dos inimigos em cada uma delas. Apesar de curto, o jogo garante umas boas cinco horas de muita diversão.

My Friend Pedro está disponível exclusivamente para o Nintendo Switch nos consoles e para o PC (Steam).

Davi Rocha