PUBLICIDADE

Glamour consciente: penas e plumas na mira da lei

01:30 | 15/05/2019
Kendall Jenner no Baile do Met
Kendall Jenner no Baile do Met

Na última semana aconteceu o Baile de Gala do Metropolitan Museum of Art, em Nova York (EUA). O evento, beneficente, reúne os maiores nomes da indústria da moda e suas estrelas, num grande desfile de beleza e luxo. Nas avaliações dos jornalistas especializados, as penas e plumas vieram com força nas produções. Enquanto isso, no Brasil, o deputado federal cearense Célio Studart (PV) apresentou projeto de lei proibindo o uso destes elementos de origem animal para a confecção de fantasias e outras alegorias.

"Os métodos de retirada das penas destes animais mais comumente utilizados são cruéis, não caindo essas penas naturalmente. É uma indústria que acaba por perpetuar os maus-tratos aos animais, de uma maneira que não pode ser tolerada", explica ele na justificativa do texto, defendendo o uso de alternativas sintéticas.

PAÍS DO CARNAVAL

O tema esteve em alta durante o Carnaval deste ano, quando muitas celebridades foram atacadas, em suas redes sociais, por usarem penas, plumas e crinas de cavalos em suas fantasias.

Sobre o assunto, a coluna ouviu o carnavalesco Leandro Vieira (Mangueira), campeão do Carnaval de 2019 no Rio.

"A estética do Carnaval consagrou-se luxuosa muito em função da utilização de plumagem, mas debater e rever questões ligadas ao meio ambiente e ao bem-estar dos seres vivos deve estar em pauta", disse ele, explicando que já tem essa preocupação na construção de seus desfiles, inclusive recebendo críticas por usar penas industriais. "Sou às vezes chamado pejorativamente de `carnavalesco da pena falsa´ pelo fato de usar demais este recurso", explica.

CONTRAPONTO

Outras fontes da área ouvidas pela coluna explicam que as penas, de forma geral, são subprodutos. Os animais, na verdade, são abatidos para consumo da carne ou a retirada do couro e as plumagens fazem parte deste processo de forma secundária. Ademais, trocar uma extração orgânica que integra a cadeia alimentar convencional por mais um produto de plástico seria uma boa saída?, questionam.

Ou seja: a discussão é válida, mas bem mais profunda do que simplesmente proibir o uso das penas. Chegamos, portanto, nas bases da filosofia vegana.

CIDADANIA PET

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza o Código da Cidade. São muitas contribuições importantes para o futuro da Capital - incluindo a guerra hype aos canudos de plástico -, num cenário em que, para muitos moradores, é ainda difícil entender a obrigação de recolher as fezes do animal de estimação na rua. Sobre este ponto, tem emenda, de Guilherme Sampaio (PT), prevendo multa a quem ferir a regra.

MAIS COR,
POR FAVOR

Ainda do Código da Cidade, o vereador e ator Sargento Reginauro (sem partido), o mais humanizado da turma do Capitão Wagner (Pros), apresentou emenda reconhecendo as pinturas com grafite como expressão cultural e estimulando o poder público a ceder colunas, muros e túneis para estes trabalhos. 

MUNDO REAL

Isso é dever dos pais, mas escolas bem que poderiam incluir em seus currículos aulas de educação digital, explicando desde cedo as armadilhas e ilusões alimentadas pelas redes sociais, a importância de vivenciar o "aqui e agora" e o equilíbrio, elemento essencial para a vida. Diminuiria, talvez, o número de adolescentes deprimidos por não terem a vida mais perfeita do Instagram.


SOBRE ISSO...

Segue fazendo sucesso o livro "Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais", de Jaron Lanier, considerado o pai da realidade virtual e uma das maiores referências (e críticos) do Vale do Silício. 

Emmanuel Machado e Bruna viveram o 13 de Maio em dia de oração no Santuário de Fátima (Portugal)
Emmanuel Machado e Bruna viveram o 13 de Maio em dia de oração no Santuário de Fátima (Portugal)

13 DE MAIO: DEVOÇÃO E FÉ

Família Dias Branco realizou missa, na sede da fábrica Fortaleza, em devoção a Nossa Sra. de Fátima, seguida da comemoração dos 66 anos daquela indústria.

No O POVO, ato ecumênico marcou a data.

Na procissão de Nossa Sra. de Fátima: Paulo Roberto Holanda e Natália, Cinthia Medeiros, Najla Correa, Bebel Ary, Danniela Medeiros, Juliana Roma, Elisa Oliveira e família, Elmano de Freitas e Lia dentre outros nomes.

Inês Benevides recebeu amigos para noite de orações. Por lá, Régis Nogueira e Mariana, Paulo Carapeba e Maria Lúcia, Paulo Teixeira e Raquel, Jorge Otoch e Luiza, além de outros amigos do grupo Familiaris Consortio.

Na missa do Santo Inácio,  Lilian Porto, Rosângela Dias, Victor Costa, Patriciana Rodrigues, Tânia Albuquerque.

Secretário do Tesouro Nacional Mansueto Almeida e o empresário e jornalista Marcos André Borges na palestra-debate que celebrou os 30 anos da VSM Comunicação .
Secretário do Tesouro Nacional Mansueto Almeida e o empresário e jornalista Marcos André Borges na palestra-debate que celebrou os 30 anos da VSM Comunicação .

VSM 30 ANOS

Secretário do Tesouro Nacional Mansueto Almeida e o empresário e jornalista Marcos André Borges na palestra-debate que celebrou os 30 anos da VSM Comunicação. Prefeito Roberto Cláudio, presidente da Câmara Antônio Henrique, secretários Samuel Dias e Águeda Muniz estavam entre os presentes. Na sequência, Marcos recebeu alguns nomes para jantar em sua residência. Camilo Santana e Élcio Batista participaram do brinde.  

O Povo