PUBLICIDADE

Comissão nega mudar nome do Castanhão para Paes de Andrade

00:00 | 05/06/2019
CASTANHÃO, batizado oficialmente de Açude Público Padre Cícero
CASTANHÃO, batizado oficialmente de Açude Público Padre Cícero

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou ontem parecer do senador Cid Gomes (PDT) pela rejeição do projeto de lei que mudaria o nome do açude Castanhão para Deputado Paes de Andrade. A proposta, de autoria do deputado federal Domingos Neto (PSD) e que chegou a ser aprovada pela Câmara dos Deputados no ano passado, seguirá agora para o plenário da Senado. Além de ex-parlamentar que chegou a assumir a Presidência da República diversas vezes, Paes de Andrade é também sogro do ex-senador Eunício Oliveira (MDB).

CASTANHÃO, batizado oficialmente de Açude Público Padre Cícero
CASTANHÃO, batizado oficialmente de Açude Público Padre Cícero (Foto: MATEUS DANTAS)

No parecer aprovado pelo grupo de senadores, Cid destaca "importância de Paes de Andrade para a história do Ceará e do Brasil", mas relembra que o açude já possui outro nome oficial pouco conhecido, de Açude Público Padre Cícero. "Não consideramos justo para com a memória de Padre Cícero retirar seu nome da Barragem do Castanhão. Cícero Romão Batista, o Padim Ciço, até hoje exerce uma forte e especial influência no povo cearense", diz.

Com a matéria chegando no plenário com recomendação pela rejeição, é pouco provável que parlamentares simpáticos à ideia consigam convencer parlamentares de outros estados a "salvar" a proposta, que tende a ser mais uma vez rejeitada. O voto contrário puxado por Cid Gomes incomodou eunicistas do Ceará, hoje integrantes da base aliada de Camilo Santana (PT). Mesmo com a reaproximação entre emedebistas e o grupo Ferreira Gomes no Estado, permanece "climão" entre as duas lideranças no arco de alianças do Estado.

SBPC vota Custódio

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Ceará (SBPC-CE) lançou ontem nota defendendo escolha do professor Custódio Almeida para a reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). No documento, a secretaria regional do órgão no Estado prega defesa dos "processos democráticos" e destaca que Almeida foi o primeiro colocado tanto em consulta feita à comunidade acadêmica como na elaboração da lista tríplice pelo Conselho Universitário da UFC.

"A Secretaria Regional da SBPC-CE considera que o respeito à decisão massivamente majoritária do Conselho Universitário da UFC, ao referendar a consulta à comunidade universitária pondo o Prof. Custódio Luís Silva de Almeida no topo da lista tríplice, é indispensável para a Universidade Federal do Ceará continuar cumprindo o seu importante protagonismo no desenvolvimento social e econômico do Estado do Ceará", diz a nota.

Além de Custódio, estão no páreo os professores Cândido Albuquerque e Maria Elias Soares. A disputa maior fica por conta de Albuquerque, que chegou a apontar possíveis manobras para facilitar a eleição de Custódio no processo. A palavra final sobre o assunto, no entanto, deve sair nos próximos dias e cabe apenas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Luís Mauro cearense

Teve entrada ontem na Assembleia Legislativa projeto que quer conceder ao secretário estadual da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, o título de cidadão cearense. Natural de Brasília, o secretário chegou a administrar o sistema penitenciário do Rio Grande do Norte antes de assumir - no início deste ano - a mesma função no Ceará. A proposta foi apresentada pela deputada Patrícia Aguiar (PSD).

Cobrança antecipada

Outra proposta curiosa que começou a tramitar ontem foi um projeto do deputado Vitor Valim (Pros) que proíbe a cobrança por meio de estimativas de consumo por parte de concessionárias fornecedoras de água, luz e gás no Estado. Esse tipo de cobrança, que muitas vezes é antecipada e enviada para o usuário do serviço antes mesmo do encerramento do mês cobrado, costuma confundir consumidores do Estado.

Carlos Mazza