PUBLICIDADE

A Câmara e o que realmente importa

02:00 | 11/03/2019
Denis Bezerra (PSB) vem sendo o deputado
Denis Bezerra (PSB) vem sendo o deputado "mais barato" do Ceará (Foto: Divulgação )

Nos últimos dias, a Câmara Municipal de Fortaleza aprofundou debate sobre alguns dos projetos de lei que mais diretamente afetam a vida da população. No meio da pauta, estão ações como o Código da Cidade, que trata de pormenores de intervenções na malha urbana, e da nova estruturação das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), que mexe no "pode e não pode" de áreas sensíveis da Capital. Na semana passada, os vereadores aprovaram destinação de boa parte do tempo de discussão da Casa para as matérias.

Em tempos de golden shower e afins, em que se perde muito tempo e esforço com pautas morais que pouco saem do lugar, é importante abrir o olho para o que está acontecendo bem debaixo do nosso próprio nariz. Essenciais para a vida do País e de suas gerações futuras, projetos como o da reforma da Previdência estão sempre em pauta e na preocupação dos brasileiros. Tão importantes quanto, pautas do legislativo municipal raramente recebem engajamento semelhante da população.

Estão nas mãos dos vereadores, para se ter ideia, textos que alteram desde critérios de cobrança do Imposto sobre propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) até a altura máxima em que podem ser instaladas guaritas de portarias de Fortaleza. E você, que ajudou a eleger um vereador em 2016, sabe o que o seu vereador acha de tudo isso?

CIRANDA FEDERAL

Permanece o suspense em torno de cargos de direção de órgãos federais no Ceará. Até agora, único indicativo de mudanças são os rumores de que diretorias mais técnicas, como as da Companhia Docas do Ceará, Ibama e ICMBio, deverão ir para o comando do Exército ou da Marinha. Na próxima semana, Onyx Lorenzoni (Casa-Civil) continua agenda de reuniões com deputados cearenses sobre o tema.

DESENTERRANDO

Legislatura nova também é tempo de resgatar velhos projetos que, por uma razão ou outra, não caminharam a contento no último mandato de quatro anos de deputados estaduais e federais pelo Ceará. Nas últimas semanas, várias propostas que tramitaram na legislatura entre 2014 e 2018 foram "recicladas" na Casa, a maioria pelos mesmos autores das primeiras ações.

Dra. Silvana (PR), por exemplo, apresentou mais uma vez um projeto para regulamentar manifestações artísticas e afins no Ceará, com o objetivo de coibir possíveis desrespeitos a religiões e vilipêndio de símbolos cristãos. Reacendida pela recente polêmica envolvendo samba enredo da Gaviões da Fiel, no Carnaval em São Paulo, a proposta já havia sido apresentada quase com o mesmo texto na legislatura passada.

BEBIDA EM ESTÁDIOS

Outro que reaproveitou textos anteriores foi Evandro Leitão (PDT), que apresentou nova proposta liberando a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol do Estado. A proposta já havia sido apresentada pelo ex-deputado Gony Arruda no mandato passado, mas não foi para frente diante de pressões das bancadas religiosas da Casa. Bem, não custa nada tentar de novo.

O DEPUTADO MAIS BARATO

A cada eleição, surgem sempre diversos candidatos que buscam atrair o eleitor com promessas de cortar verbas de gabinete ou outras regalias do cargo. Em alguns casos, o político mais fala sobre a economia que irá gerar caso eleito do que em propostas práticas para tocar no mandato. Nada de novo.

É mais interessante, no entanto, quando a postura de rigor com o gasto público surge de forma espontânea, sem fazer muito alarde. É o caso do deputado federal Denis Bezerra (PSB), que até agora vem sendo o deputado "mais barato" do Ceará. Mesmo sem fazer palanque em cima disso, o deputado abriu mão do auxílio-moradia e só gastou pouco mais de R$ 1 mil do "cotão" de gabinete em fevereiro.

Carlos Mazza