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Gatilho no seminovo é "bomba-relógio"

01:30 | 23/07/2020

A grana está curta para um zero km, mas apareceu um usadinho joia que cabe direitinho no bolso. Pelo menos era o que você pensava até começarem a explodir os gatilhos armados pelo antigo dono...com a cumplicidade do mecânico desonesto.

1 - Air bag - Não existe reparo: se foi inflado num impacto, a bolsa deve ser substituída. Como é cara, muitos voltam a tampa, sem nada dentro, e apagam no painel a luz de alerta do dispositivo.

2 - ABS - Outro sistema eletrônico com elevado custo de reparo. Solução do mau caráter? Deixa o defeito e apaga a luz de alerta, pois o freio normal do carro continua funcionando. Novo dono só percebe numa freada de emergência, com os pneus se arrastando perigosamente no asfalto.

3 - Válvula Termostática - Quando emperra, o líquido de arrefecimento não circula pelo radiador e pode ferver. Ao invés de substituí-la, é simplesmente descartada. O problema do aquecimento se resolve, porém o motor passa a trabalhar em temperaturas inferiores à ideal.

4 - Pneu frisado - Numa olhada rápida, estão ótimos. Para depois se perceber que os sulcos foram criminosamente aprofundados.

5 - Aquecimento - Os dutos de água do aquecimento interno se enferrujaram, racharam, e ela passou a vazar na cabine. Ao invés de reparar, isola-se o sistema. O novo dono só vai perceber quando o inverno chegar...

6- Manchão - O pneu se acidentou, sem possibilidade de reparo. Primeira maracutaia: adaptar uma câmara de ar, que acaba se danificando no atrito com o pneu. Outra é colar um manchão interno, desbalanceando o conjunto.

7 - Roda reformada - Roda de liga-leve se quebrou num acidente. Ao invés de uma nova, ela é recuperada com solda. Que pode apresentar fissuras internas, invisíveis a olho nu. Mas que, num esforço maior, pode se romper.

8 - Sem garantia - É usado, mas ainda tem garantia de fábrica. Mas não foi levado para a revisão na concessionária, ou instalado acessório não homologado, por exemplo. Então, a garantia já era....

9 - Vidros elétricos - Não são de fábrica, mas colocados depois, fora da concessionária. Podem não contar com o (obrigatório) dispositivo anti-esmagamento, com chance de provocar um grave acidente.

10 - Viscosidade - Motor muito velho, problemático e fumacento? Basta colocar um óleo bem mais viscoso (grosso) para ocultar a deficiência.

11 - Sonda Lambda - Ela detectou um problema e fez acender uma luz no painel. Solução: aplicar o "delete sonda" que apaga a luz sem resolver o problema. Vale também para o carro sem catalisador.

12 - Caixa ou diferencial com barulhos comprometedores? Nada como um grafite bem aplicado para rodar mais alguns quilômetros...

13 - Disco - As pastilhas (baratas) foram trocadas. Mas o disco de freio (caro) continuou mesmo danificado ou fora de medida.

14 - Suspiro - Problemas de vedação dos gases da combustão? Basta bloquear o suspiro que alivia o excesso de pressão no cárter.

15 - Vela - Ou cabo com problema? Basta substituir apenas aquele cabo ou vela, mesmo sabendo que - a curto prazo - outros vão pifar também.

16 - Correia - Troca-se a correia dentada mas, eventualmente, pode ser necessário trocar também o rolamento. Como é mais caro, deixa prá lá...

17 - Vazamento - Ar-condicionado vaza gás, e o reparo custa muito. Mas, uma carga para quebrar o galho por algumas semanas (ou dias) custa pouco...

18 - Óleo - Luz da pressão de óleo se acendeu. E não é o nível, é problema grave no motor. Solução simples: "jump" para apagá-la...

19 - Pintura - Reparo mal feito. Porém, nada de refazê-lo: fica mais "em conta" aplicar ceras especiais que despistam a pintura fora do padrão.

20 - Amortecedor - O novo é caro. Recondicionado é barato, mas nada amortece...

21 - Caixa automática - Começou a dar uns trancos e/ou não passar as marchas. Reparo tem custo elevadíssimo. Aditivo "lubegard" é baratíssimo e alivia o problema por mais alguns quilômetros.

22- "Mapa" - Motor com problema faz acender a luz de alerta. Não precisa resolvê-lo, basta mudar o mapeamento para apagá-la....

23 - Conhece outros gatilhos? Mande para [email protected]

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