PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Óculos falsificados prejudicam a saúde

01:30 | 06/05/2019
CERCA de 7 milhões de óculos escuros são falsificados, no Brasil  (Foto: DIVULGAÇÃO)
CERCA de 7 milhões de óculos escuros são falsificados, no Brasil (Foto: DIVULGAÇÃO)

V ocê sabia que os óculos, acessórios que podem proteger e garantir conforto à visão, quando comprados sem certificação podem ter efeito contrário? De acordo com especialistas, ao sentirem a falsa sensação de proteção das lentes irregulares, as pupilas se dilatam e a luz do Sol atinge a retina.

1 Em casos extremos, em que essa exposição é prolongada, é possível sofrer queimaduras na região e comprometer os seus olhos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Óptica, aproximadamente 7 milhões de óculos são falsificados, ou seja, não são produzidos levando em conta lentes que barrem os raios ultravioletas.

2 Para garantir os cuidados com os olhos, o presidente da Aliança de Ouro, Erivan Ferreira, diz que o ideal é que os óculos sejam comprados em estabelecimentos especializados que forneçam certificado de garantia, ou seja, nota fiscal contendo a referência de fábrica dos óculos, avaliados na haste da armação, estojo, caixas e lenço da grife.

3 "O fator que mais nos preocupa, além da falsificação e a tentativa de burlar o pagamento de impostos, são os riscos que estes produtos podem trazer à saúde de quem os usa. Nós, que trabalhamos com óculos originais, com certificação e todos os acessórios de um produto autêntico que podem ser consultado no site da grife, precisamos nos posicionar no combate à falsificação", esclarece Erivan.

4 Mas como identificar se os óculos são falsificados? Erivan Ferreira aconselha observar "pequenos defeitos no acabamento, nas lentes, na armação dos óculos, na embalagem, no código de barras e ainda na nota fiscal, onde a referência do produto deve ser a mesma que consta na nota fiscal".

5 Fique de olho: os óculos pirateados não possuem código de barras, item exclusivo do produtor oficial da marca. Cada produto tem o seu, sendo um diferencial muito importante na hora de adquiri-lo: sua versão pirata não irá oferecer essa garantia ao cliente, já que seria um atestado do falsificador. Da mesma forma, o produto pirateado não terá a sua nota fiscal e o cliente pode descobrir se a nota fiscal é falsa consultando o cnpj no site da Receita Federal.

TAGS