PUBLICIDADE

Entre lobos e cordeiros

01:30 | 07/07/2019
 A BELA e a fera. Ou se quiserem - furo do ano. Foto do ano. Só a secretária Fernanda Pacobayba, a dona do cofre da Sefaz do Ceará, conseguiu arrancar sorriso largo e descontraído do todo poderoso Paulo Guedes, ministro da Economia do Brasil. Guedes rendeu-se aos encantos de Fernanda, linda e competente. Papo vai, conversa vem, o ministro arriscou. Quis saber que fórmula usa pra fazer do Ceará, raro Estado a manter em dia as contas públicas. Fernanda, nas buchas:
A BELA e a fera. Ou se quiserem - furo do ano. Foto do ano. Só a secretária Fernanda Pacobayba, a dona do cofre da Sefaz do Ceará, conseguiu arrancar sorriso largo e descontraído do todo poderoso Paulo Guedes, ministro da Economia do Brasil. Guedes rendeu-se aos encantos de Fernanda, linda e competente. Papo vai, conversa vem, o ministro arriscou. Quis saber que fórmula usa pra fazer do Ceará, raro Estado a manter em dia as contas públicas. Fernanda, nas buchas: "Esta fórmula só o governador Camilo sabe e não revela a ninguém. Eu apenas executo". Guedes retrucou: "Sinal de que ele tem muito bom gosto".

1. NA CORRIDA eleitoral da sucessão Municipal, primeiro tiro foi dado. Ao lançar o pacotão de obras, RC rasgou elogios ao seu secretário Samuel Dias, o melhor de todos, o homem que prepara todo organograma de ações de RC. Ao gosto do prefeito será ele seu sucessor. Ótimo nome. Não depende só dele. Terá que passar pelo crivo do seu partido.

2. OU algum imbecil acha que o governador Camilo não meterá a mão nesta cumbuca? Terá que meter, e vai. Já tem nome no bolso do colete. Quem? Élcio Batista, hoje, o nome da maior confiança do governador tanto são seus enfeixes de responsabilidade. Élcio é uma figura leve. Tudo bem, na conta. Se mal pergunto, e o PDT não entra nesta parada?

3. SE o PDT der carta branca, Samuel passará fácil. Vale uma dobradinha com Élcio? Ótimo. E se o PDT quiser empurrar outro nome goela abaixo pra disputa? Quem cara-pálida? Deputado Salmito Filho. Para o prefeito, preferível o deputado Queiroz, aquele que carregava sua pasta pra cima e pra baixo.

CAIXA DE PANDORA

SENADOR Tasso descer do seu pedestal pra assistir lançamento das obras de RC (que programão!) só entra na cabeça do bobo da corte. Quem? Depois eu conto.

TASSO, hoje única bandeira que restou do PSDB cearense, sabia entre outros personagens, se depararia Ciro, sua cria politica, a quem fez prefeito e governador, como recompensa, virou algoz feroz. Agora tentam a reaproximação.

SENADOR enxerga longe. Ou seja: sucessão de 2022. Só tem uma cadeira pro Senado. Ele diz que não disputará mais nada. Acredite quem quiser.

TUDO bem, nada contra, até certo ponto. E onde fica Camilo em tudo isso? A preço de hoje é o candidato ideal pro Senado, apesar de petista.

ELEIÇÃO pra prefeito pode ser a gota d'água. Depende. Se Luizianne for candidata, e será, vai exigir o apoio do PT e de sua bandeira maior, caso Camilo. Que camisa de onze varas se meterá. Camilo é habilidoso, come quieto e dá nó em vento.

NÃO descartem a possibilidade de Tasso ter ido, quem sabe, encontrar uma brecha pra empurrar o Carlos Matos na vice do RC. A política não é a arte do possível? E do impossível também.

SÓ de uma coisa tenham certeza. Tasso não esteve ali pelo belo sorriso de RC, pela lhaneza do Camilo, ou pra rever seu ex-arqui-inimigo Ciro Gomes, com quem cochichou. E quem cochicha acontece o que? Deixa pra lá...

RISCO N'ÁGUA

DEPUTADO de primeira viagem, André Fernandes (PSL), resolveu jogar lama na reputação do deputado Nezinho Farias. Nada provou. Resolveu pedir desculpas no plenário. Nezinho, constrangido, teve que aceitá-las. Mero pedido de desculpas, após o estrago feito, representa uma nesga gota d'água. Vem revide. E deve.

GLUTONA & MATRACA

DEPUTADA Joice Hasselmann, líder do governo Bolsonaro, nunca imaginou fosse tão alto seu ibope no Ceará. Passou aqui um fim de semana, com todas as honras de rainha. Hóspede do proprietário de uma rede de restaurantes de camarões, revelou-se uma glutona. Era aparecer camarão e dona Joice lambia os beiços. Pra completar o programaço fez palestra sobre a Previdência. Falou pelos cotovelos, feito uma matraca. Repetiu tudo aquilo que os outros disseram. Ou seja - quase nada. Prometeu voltar em breve. Volte dona Joice, volte! Que maravilha é o camarão cearense...

DAMA DE FERRO

POR trás daquele rosto belo, esconde-se a mão de ferro da secretária Fernanda Mara Pacobayba. Implacável com o devedores, não abre nem pro trem. Assinou portaria contra empresas com mais de 4 meses sem entregar a escrituração fiscal digital. Na primeira leva, 238 contribuintes tiveram inscrições suspensas. Vem mais chumbo grosso. Quem for podre que se quebre.

IMEXÍVEIS?

METADE do ano se foi, os dirigentes dos órgãos federais do Ceará, continuam sob controle do trio (que trio!) - Lula, Dilma, Temer. Nada mudou. Duas, uma - ou esqueceram que eles existem ou varredura virá após aprovação da Previdência. Olho vivo.

 

RODA GIGANTE

MARINA Hotel inova este ano. E pra valer. Oba! Afora o tradicional Réveillon, o maior do Brasil, vem aí o Pré-Réveillon. Imperdível. 28 de dezembro um show pra abalar os corações. Com exclusividade no Norte e Nordeste, a turnê Amigos, 20 Anos - a história continua. Inicio da venda de ingressos, a partir de amanhã.../// CENA pública. Praça do Ferreira. Ops! Hotel dos Ferreiras. Plena manhã chuvosa, crianças inteiramente nuas tomavam banho na fonte que também não funciona. A quem apelar? Acorda, Secretaria do Centro/// CAIXA Cultural, aquele prédio que mais parece os presídios americanos das antigas, está se desidratando por falta de programação. A noite, ouvem-se ruídos de correntes e gritos de fantasmas. Ui, ui... /// CICLISTAS continuam desafiando em seus passeios noturnos. Invadem a faixas do ônibus como se delas fossem donos. Nem aí. Há uma ciclovia exclusiva deles. Lá não pisam, nem querem acordo. E a AMC? Escafedeu-se.../// ÚNICO orelhão da cidade está caindo os pedaços na Joaquim Nabuco. Ninguém usa orelhão. Sugere-se levá-lo pro museu onde a atração principal é o Bode Ioiô...

Alan Neto