PUBLICIDADE

Amostra grátis

01:30 | 15/06/2019

(1) - INTERROMPIDO o Brasileirão em sua nona rodada, significa dizer 25% do caminho andado. Há pela frente uma longa jornada. Nossos dois representantes (Ceará e Fortaleza) vão bem ou mal? Poderiam estar melhor. Nesta pequena amostra grátis, um balanço da dupla, até agora.

(2) - MELHOR colocação do Ceará foi na primeira rodada, quando ficou no pódio. Depois, despencou. Já o Fortaleza, a melhor colocação foi na quinta rodada. Atualmente está na 14ª. posição. Ceará um pouco acima, pelo critério de saldo de gols.

(3) - TEORICAMENTE o Ceará enfrentou adversários mais fracos - CSA, Goiás, Avaí. Fortaleza, ao contrário, só pegou pedreiras — Palmeiras, Flamengo, Grêmio.

(4) - DOS nove jogos, Ceará realizou cinco jogos em casa, enquanto o Fortaleza, quatro. Em termos de média de público, Fortaleza acusou 26.504 por jogo, na quinta colocação. Neste quesito, Ceará conseguiu 21.902 por partida, na nona colocação.

(5) - GOLS tomados, Ceará tem boa média, apenas nove. Deva-se sobretudo ao seu cinturão de defesa, onde Luiz Otávio, um dos cinco melhores zagueiros do Brasileirão, é o destaque maior.

(6) - CONTRAPARTIDA neste item, defesa do Fortaleza, ao levar 13 gols, está entre as seis piores da Série A. A rigor, só o colombiano Juan Quintero se salva, e os dois ótimos goleiros Felipe Alves e Marcelo Boeck.

(7) - SETORES mais preocupantes de tricolores e alvinegros residem nos ataques. Anotem — nove jogos, Ceará marcou 10 gols, Fortaleza um pouco abaixo, oito gols, apesar do sistema ofensivo de Ceni. Ambos padecem de dois bons goleadores, aliás, mal que grassa no futebol brasileiro.

(8) - ENTRE as decepções detectadas está o Cruzeiro, que terminou esta fase de nove jogos na zona de rebaixamento, até outro dia ocupada pelo Grêmio, de lá retirado pelo Fortaleza, após aquela vitória (1 a 0). Seu lugar foi ocupado pelo Cruzeiro, que atravessa séria crise financeira e escândalos nas contas.

(9) - LADO positivo, decididamente, o Palmeiras, melhor campanha, disparado na liderança, a caminho do bicampeonato. Felipão lava o peito e enxuga a alma. Outro ponto positivo, o Santos, do argentino Sampaoli, o time que mais prioriza jogar ofensivamente dentro daquela máxima — limpou, chutou. Dá gosto ver o Santos jogar.

(10) - ALGUÉM a ressaltar no Fortaleza? Sim. Edinho, que ganhou título de craque do Cearense e vinha sendo, até se machucar na virilha, o melhor do time de Ceni. Sua falta foi tão sentida que pelo lado direito ficou um abismo. No Ceará, o novato Thiago Galhardo, dos tantos contratados, é o que mais está brilhando, fazendo toda diferença.

(11) - SEGMENTO de decepções, pelo Ceará, Leandro Carvalho, cujo passe comprado ao Botafogo, dinheiro jogado pela janela. No Fortaleza, disparadamente Kieza, a ponto de desbancar Wellington Paulista, até então, pela fama de goleador, acabou desencantando marcando dois gols. Limpou a barra. Foi dele o gol do título do Nordestão, nunca antes vencido pelo Fortaleza. Depois daí contundiu-se, sumiu do mapa. Quanto a Kieza, é menos um.

(12) - ANTES que eu esqueça. Dados tão primorosos, recheado de mil curiosidades, foram fisgados dos famosos alfarrábios do repórter Miguel Júnior, do Timão do Povo. Como todo sagitariano que se preza é pisca em matéria de perfeccionismo.

QUEM AVISA...

- ROGÉRIO Ceni pregou aviso aos seus comandados antes de liberá-los para dez dias de folga.

- NÃO confundir folga com férias. Quem aparecer acima do peso vai sofrer na inter-temporada.

- FOI além — se alguém não viajar e quiser manter a forma, o CT estará à disposição sempre com um preparador físico de plantão.

- CENI é contra folga em pleno andamento do Brasileirão, especialmente quando o time está tentando embalar. Pra ele, esta folga tem o mesmo efeito de um balde de água fria.

PALIATIVO

- PARA quem não gosta de Copa América, meu caso, por exemplo, há um paliativo de limpar a vista com a Série C, da qual o Ferroviário dispara na liderança.

- COMPETIÇÃO não vai parar com seus jogos, inclusive televisados por uma emissora da terra. Hoje, por exemplo, só que no PV, Ferrão enfrentará o Imperatriz, do Maranhão. Bom prato pra ver o artilheiro do Brasil, Cariús, se for o caso, balançar as redes. I love, you, Ferrão.

 

TAGS