Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Juventude chamuscada

00:30 | Set. 14, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O fogo da juventude que ardia e queimava em minhas entranhas — o desejo de viver e mudar a página, ver o jogo virar. Vivendo pelos dias de glória, sendo jovem e selvagem. Os dias ruins? Todos queimaram no fogo da fênix que renascia dia e noite naqueles corpos. A cada dia, nasciam novamente dentro de si, sedentos por experiências que pudessem formar uma vida.

Lembranças e amigos com que pudesse contar. Vivendo pelo frio na barriga da loucura, a adrenalina de ser o que é — nada mais e nada menos.

Uma intensidade visceral emocionalmente — ou tudo ou nada. Escolhas afiadas.

Paixões avassaladoras, devaneios de amor e de sonhos. A mágica da inocência e do vigor. Um sorriso estampava nossos rostos naquelas ruas tropicais. Eu sempre lembrarei de vocês.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Horóscopo do dia (14/09): previsão do seu signo para hoje, terça

Signos hoje
02:00 | Set. 14, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Confira a previsão do horóscopo para seu signo hoje, terça, 14 de setembro (14/09). Veja abaixo as dicas para cada posição do Zodíaco para o signo solar. O destaque astral é a harmonia da Lua com Urano.

Horóscopo de hoje para Áries (21 de março a 20 de abril)

Procure ser prática e valorizar ações inovadoras, pois a Lua ingressa no setor do trabalho e forma trígono com Urano. A Lua Crescente no setor espiritual pode intensificar os processos reflexivos e indica excesso de especulações que prejudicam o dia a dia, devido à tensão com Sol e Marte.

Horóscopo de hoje para Touro (21 de abril a 20 de maio)

Tente flexibilizar o pensamento e se permitir outras experiências, já que a Lua adentra o setor espiritual e se harmoniza a Urano. A vida íntima pode lhe absorver, fazendo com que você dê muita atenção aos desafios. Cuidado, pois isso tende a lhe render rompantes emotivos.

Horóscopo de hoje para Gêmeos (21 de maio a 20 de junho)

Busque encarar o convívio com descontração, dando valor às afinidades e estimulando as pessoas, pois a Lua se harmoniza com Urano no circuito de crise. A Lua Crescente na casa dos relacionamentos mostra-se difícil ao compartilhamento do espaço íntimo, visto que quadra com Sol e Marte.

Horóscopo de hoje para Câncer (21 de junho a 22 de julho)

Que tal motivar o entorno? A gestão da rotina pode se mostrar estressante com a Lua Crescente tensionada a Sol e Marte, mas aos poucos as demandas ganham leveza e descontração, na medida em que a Lua se desloca para o setor de relacionamentos e forma trígono com Urano.

Horóscopo de hoje para Leão (23 de julho a 22 de agosto)

Talvez seja preciso diversificar sua convivência, já que a Lua adentra o setor cotidiano e se harmoniza a Urano. Os aspectos tensos que a Lua em estado crescente realiza com Sol e Marte podem ser socialmente desafiadores. Busque manter a discrição nas redes online e com o entorno imediato.

Horóscopo de hoje para Virgem (23 de agosto a 22 de setembro)

A Lua migra para o setor dos prazeres e forma trígono com Urano, promovendo despertar de ideias inovadoras. Os esforços em prol da vida familiar tendem a se elevar com a Lua Crescente, o que exige atenção para evitar desgaste, visto que o mencionado astro quadra com Sol e Marte.

Horóscopo de hoje para Libra (23 de setembro a 22 de outubro)

A Lua adentra o setor familiar e se harmoniza a Urano, deixando a rotina aprazível. O momento astrológico sugere aumento de discussões sobre as demandas. É preciso ter cuidado para evitar conflitos e tornar possível ideias que peçam cooperação, pois o referido astro quadra com Sol e Marte.

Horóscopo de hoje para Escorpião (23 de outubro a 21 de novembro)

A Lua adentra o setor comunicativo e se harmoniza com Urano, favorecendo posturas amigáveis e estimulantes. A Lua Crescente tensionada a Sol e Marte tende a pedir mais cautela quanto ao uso de recursos e diplomacia para evitar conflitos territoriais nas relações.

Horóscopo de hoje para Sagitário (22 de novembro a 21 de dezembro)

Procure exercitar a simpatia e a criatividade, valorizadas durante esta fase. A Lua Crescente em seu signo pode lhe fazer expandir seus interesses e a se mostrar mais independente, o que deve ser ajustado com o entorno a fim de evitar conflitos, dada a tensão com Sol e Marte.

Horóscopo de hoje para Capricórnio (22 de dezembro a 20 de janeiro)

Busque focar nas oportunidades que se vislumbram em sua vida, com a passagem da Lua para seu signo e o trígono com Urano. Tente encarar o dia de forma prazerosa. A ansiedade pode se elevar diante dos problemas com a Lua Crescente no setor de crise e em quadratura com Sol e Marte.

Horóscopo de hoje para Aquário (21 de janeiro a 18 de fevereiro)

Tente encarar os desafios como algo que liberta, visto que a Lua adentra a área de crise e se harmoniza com Urano. A Lua Crescente no setor de amizades tende a lhe impulsionar a se mostrar colaborativa, o que lhe rende estresse caso não haja limite, dada a tensão com Sol e Marte.

Horóscopo de hoje para Peixes (19 de fevereiro a 20 de março)

Procure motivar seus pares com ideias irreverentes e a colaboração virá, pois a Lua ingressa no setor de amizades e se harmoniza a Urano. O senso de responsabilidade pode se elevar com a Lua Crescente no setor do trabalho. Busque evitar cobranças ou ficar pressionando as pessoas.

Informações de horóscopo fornecidas por Personare

 

Mais sobre signos

Veja se a sua previsão se cumpriu: horóscopo para segunda, 13 de setembro (13/09).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

No semiaberto, Suzane Richthofen é autorizada a cursar faculdade

Ensino Superior
01:09 | Set. 14, 2021
Autor Lara Vieira
Foto do autor
Lara Vieira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Suzane Von Richthofen, que recebeu pena de 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais, recebeu autorização da Justiça para cumprir regime semiaberto e cursar faculdade. A decisão liminar foi assinada na última sexta-feira, 10. Ela foi aprovada no curso de Farmácia da faculdade Anhanguera, no município de Taubaté, em São Paulo.

Suzane conseguiu entrar na instituição de ensino através da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo informações do portal G1, as aulas são ministradas no período noturno. Segundo a autorização da Justiça, ela deve começar a frequentar as aulas imediatamente, pois o período letivo já foi iniciado.

A princípio, o Ministério Público teria dado parecer contrário à decisão, tendo em vista que a segurança da detenta não poderia ser garantida. A decisão da Justiça, no entanto, declara que Suzane cumpre todos os requisitos para iniciar os estudos. Em nota ao portal G1, a faculdade Anhanguera declarou que "a matrícula da aluna foi autorizada pela Justiça e esclarece que oferece a todos tratamento igual, conforme determina a legislação brasileira”.

Suzane cumpre pena em regime semiaberto na P1 de Tremembé. Ela obteve a progressão do regime fechado para o semiaberto em outubro de 2015. A detenta pode deixar a unidade para trabalhar ou estudar, também precisando de autorização da Justiça.

Essa não é a primeira investida de Suzane no ensino superior. Em 2016, tentou frequentar as aulas do curso de Administração em uma universidade particular. Com medo do assédio fora da prisão, ela pediu à Justiça para fazer o curso online. Por falta de recursos tecnológicos no presídio, o pedido foi negado. Em 2017, foi aprovada novamente em Administração, também em uma instituição de Taubaté. Ela foi contemplada com o financiamento do Fies, mas não chegou a concluir a matrícula.

No ano passado, Suzane foi aprovada pelo Sisu, ainda, no curso de Gestão de Turismo , no Instituto Federal de Campos do Jordão (SP). Apesar de ter se matriculado, não chegou a cursar as aulas por não ter sido autorizada pela Justiça para deixar o cárcere.

Mais notícias nacionais

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ceará registra queda na vacinação de crianças de até 1 ano de idade

Saúde
01:02 | Set. 14, 2021
Autor Isabela Queiroz
Foto do autor
Isabela Queiroz Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará tem registrado queda nas coberturas vacinais em crianças com 1 ano ou menos de idade. Em 2021, 58,8% das crianças dessa faixa etária foram imunizadas contra a tuberculose. Nos anos anteriores, a BCG, vacina que previne a doença, alcançou 64,9% (2020) e 99,2% (2019) da população deste perfil.

Os imunizantes menigocócica C, pentavalente, pneumocócica, poliomelite e tríplice viral também ficaram abaixo do percentual recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), que estipula cobertura vacinal de, pelo menos, 90%.

 

 

Ceará registra queda na vacinação de crianças de até 1 ano de idade
Ceará registra queda na vacinação de crianças de até 1 ano de idade (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)


Esta cobertura equivale à proporção de crianças menores de um ano que receberam o esquema vacinal completo em relação aos menores de 1 ano existentes na população. Os dados foram extraídos do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

Segundo a orientadora da Célula de Imunização da Sesa, Kelvia Borges, os índices são preocupantes. Ela afirma que a proteção iniciada em recém-nascidos e crianças é para a vida toda, e que a melhor maneira de investir na saúde é por meio da vacinação.

As vacinas inseridas no calendário de imunização do órgão federal estão disponíveis nos postos de saúde em todos os municípios cearenses. “Temos um dos mais completos programas de vacinação e de graça”, afirma Borges.

Mais notícias do Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Juazeiro do Norte: Castramóvel já fez 300 procedimentos em cinco meses

Notícia
00:56 | Set. 14, 2021
Autor Isabela Queiroz
Foto do autor
Isabela Queiroz Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O castramóvel do município de Juazeiro do Norte realizou 300 procedimentos de castração em animais de tutores de baixa renda no período de cinco meses. Em operação desde o dia 14 de abril, o equipamento alcança essa marca em um momento em que a Secretaria do Meio Ambiente do município denuncia o abandono de filhotes.

A meta do castramóvel é passar a atender por bairros, segundo a coordenadora do bem-estar animal de Juazeiro do Norte, Joana Darc Fagundes. Em entrevista ao jornalista Farias Júnior, da rádio CBN Cariri, ela afirma que a equipe está se programando para a saída do equipamento que atende junto ao hospital veterinário do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).

Sobre o atendimento itinerante, Fagundes afirma que está sendo feito um alinhamento para saída do castramóvel. “Os animais que irão ser atendidos serão machos, as fêmeas continuarão sendo encaminhadas para o hospital da Unileão”, disse.

Ela ressalta que os tutores devem assumir o pós-operatório de seus animais. Já os animais de rua que são internados no hospital da Unileão, e após dez dias depois do recebimento de alta e retirada dos pontos, são devolvidos para o local de origem.

Esses animais em situação de rua não deixam de ser atendidos, segundo ela, mesmo existindo a necessidade de ter alguém que possa cuidar do animal após o procedimento. “Pela necessidade de Juazeiro para o controle de natalidade de animais arantes, seria interessante que tivéssemos pessoas que se mobilizassem para oferecer lar temporário para eles”, disse.

Fagundes afirma ainda que está sendo providenciado um local para o pós-operatório dos animais, para que possam aumentar os atendimentos e atender melhor “a tamanha carência que juazeiro passa”. Na semana passada, a coordenadora fez uma denúncia em relação ao abandono de dezenas de gatos e cachorros filhotes, principalmente no Parque Ecológico das Timbaúbas. Segundo ela, a maioria desses abandonos vem de tutores de baixa renda que não têm condições de cuidar dos filhotes.

O número de animais deixados em espaços públicos é assustador, conforme Fagundes. “Fiz o apelo para que as pessoas que têm esses animaizinhos que tiveram filhotes nos procure. Vou assistir da melhor forma possível esse tutor que não tem condição de permanecer com eles”, disse.

A coordenadora afirma que diariamente recebe denúncias de maus-tratos a animais no município. “Chegamos a receber solicitação a respeito de assassinato, chegamos diariamente a receber pedido de ajuda para animais abandonados para morrer. O número é triste, é uma realidade triste”, relata.

Ela se coloca ainda à disposição de quem tiver informações sobre maus-tratos a animais.“Quem presenciar ou se tiver foto ou vídeos, que ajude a abrir um boletim de ocorrência, nos procure. Eu sempre faço questão de atender, e fazer esse acompanhamento social”, disse.

Para denúncias, o anonimato é garantido.
Joana Darc Fagundes: (88) 988264387

Mais notícias do Cariri

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Resultado da Timemania Concurso 1688, hoje, terça, 14 de setembro (14/09)

R$ 1,4 milhão acumulado
00:38 | Set. 14, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo

O resultado do concurso 1688 da Timemania será divulgado na noite de hoje, terça-feira, 14 de setembro (14/09). Os números serão sorteados pela Caixa Econômica Federal (CEF) por volta das 20 horas e você pode conferir as dezenas e o time sorteado neste mesmo link logo após divulgação da Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 1,4 milhão. 

Resultados anteriores da Timemania

Ninguém acertou os 7 números da Timemania Concurso 1687 de sábado, 11 de setembro (11/09). Números sorteados: 33-42-62-65-71-73-75;Time do Coração: ABC/RN.

Ninguém acertou os 7 números da Timemania Concurso 1686 de quinta, 9 de setembro (09/09). Números sorteados: 26 40 42 64 65 70 73;Time do Coração: VILA NOVA/MG

Ninguém acertou os 7 números da Timemania Concurso 1685 de sábado, 4 de setembro (04/09). Números sorteados: 09 - 34 - 46 - 29 - 30 - 41 - 61; Time do Coração: AMERICA/MG

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags