PUBLICIDADE
NOTÍCIA

REVIEW: Phantom Abyss (Acesso Antecipado)

Título multiplayer assíncrono que coloca jogadores uns contra os outros em busca de relíquias escondidas em templos com armadilhas

17:41 | 28/07/2021
O sistema assíncrono de competição presente no game é um de seus maiores atrativos (Foto: Divulgação)
O sistema assíncrono de competição presente no game é um de seus maiores atrativos (Foto: Divulgação)

Algo notável sobre videogames é a capacidade que um jogo tem de ser divertido e doloroso ao mesmo tempo. Dentre vários jogos que atingem esse feito, Phantom Abyss é um exemplo recente. Distribuído pela famosa Devolver Digital, é um título multiplayer assíncrono que coloca jogadores uns contra os outros em busca de relíquias escondidas em templos cheios de armadilhas, criados de maneira randômica (ou procedural) pelo computador. O ciclo da jogabilidade de Phantom Abyss é bastante simples. O jogador deve percorrer câmaras de um templo criadas aleatoriamente e repletas de valas escondidas, espinhos e perigos ameaçadores, enquanto tenta sobreviver, avançando o mais fundo possível e coletando o máximo de recursos antes da inevitável morte. Ao adentrarem em uma câmara já percorrida por um outro jogador, o fantasma deste surge e pode servir de indicador da localização das armadilhas ou pode confundir o jogador, o levando para o caminho errado do labirinto.

Com apenas um chicote que possibilita agarrar-se em paredes e plataformas longe do alcance, o game exige um alto grau de habilidade, pensamento rápido e persistência para ser jogado plenamente. As mecânicas de movimento aqui imitam as de outros títulos de corrida e acrobacia em primeira pessoa, como Mirror’s Edge e Ghostrunner. Além de usar o chicote, é possível pular, deslizar e se agachar. A ideia é ter um conjunto simples e intuitivo de comandos que necessitam ser dominados com o tempo. Além de evitar as armadilhas, o jogador precisa estar atento a baús escondidos e à relíquias que possibilitam o desbloqueio de habilidades que duram até o final daquele percurso.

A dificuldade em Phantom Abyss é determinada a partir do quão experiente o jogador vai se tornando. Depois de algumas tentativas mal sucedidas, as seções iniciais de cada templo vão se tornando mais fáceis pelo mero aprendizado obtido até então. Em partes mais avançadas, contudo, o jogo introduz desafios ainda maiores, como os guardiões, estátuas flutuantes que seguem o jogador e lançam contra ele poderes diferentes. Alguns soltam bombas tóxicas, enquanto outros perseguem ferozmente o jogador e com apenas um toque, podem lhe roubara vida.

O sistema assíncrono de competição presente no game é um de seus maiores atrativos, mas oferece pouco mais do que uma novidade que logo pode se tornar totalmente ignorada pelos jogadores. Ao entrar em uma câmara, o jogador é informado sobre quantas pessoas já correram ali e pereceram. Seus fantasmas irão percorrer o mesmo caminho que o jogador e podem ser seguidos ou não por ele. Existe a chance de encontrar baús escondidos através da ajuda não intencional de um fantasma, assim como é possível ser enganado intencionalmente por um jogador que, de propósito, morreu para apenas confundir aquele que for seguir seu fantasma. A mecânica procura dar ao jogador dois sentimentos distintos. Em primeiro lugar, o de vencer onde outros fracassaram, já que apenas um único jogador pode chegar ao final de um mesmo templo. E em segundo lugar, o de correr sozinho em uma câmara onde nenhum outro player adentrou ainda. Infelizmente, tais emoções logo perdem o seu brilho e passam a contar pouco a favor do divertimento em Phantom Abyss.

Ao concluir com sucesso uma corrida ou ao encontrar chaves perdidas pelo meio do caminho, é possível comprar novos chicotes que servem como modificadores da experiência de jogo, concedendo vantagens e desvantagens ao mesmo tempo. Alguns concederão vida extra, mas tornarão o jogador mais frágil, outros permitem recuperar a vida ao encostar nos espíritos de outros jogadores, mas causa dano na compra de novas habilidades.

O jogo está atualmente em acesso antecipado na Steam e ficará por lá enquanto a equipe de desenvolvimento realiza ajustes e melhorias a partir do feedback da comunidade. Com um loop de jogo interessante e uma maneira diferente de competir com outros jogadores, Phantom Abyss é um título que continuará a chamar atenção até seu lançamento oficial. Há espaço para avanços que possam tornar o jogo ainda mais viciante do que já é, mas como está hoje, vale a pena conferir!

Phantom Abyss está disponível para PC por meio da Steam e pela plataforma Humble Bundle.