Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

REVIEW: F1 2021

O objetivo da Codemasters com F1 2021 foi deixar o jogo ao mesmo tempo profundo e acessível
20:28 | Jul. 27, 2021
Autor - Davi Rocha
Foto do autor
- Davi Rocha Autor
Tipo Notícia

Apesar dos problemas causados pela pandemia do COVID-19, 2021 deve ser celebrado pelos amantes do automobilismo. Isto porque F1 2021 - da renomada Codemasters - é talvez o melhor jogo de seu gênero de todos os tempos. Infelizmente, com jogos cada vez mais realistas e conectados com o mundo real, algumas novidades desta edição deixarão a desejar em função dos acontecimentos imprevistos na temporada real da Fórmula 1.

F1 2021 vem recheado de novos recursos, ajustes relevantes em comparação com as edições anteriores da franquia e um novíssimo modo de campanha que agrada, apesar de parecer um pouco com o mais do mesmo em relação a outros jogos de corrida do mesmo estúdio de desenvolvimento. Ademais, o sistema que controla a física dos carros melhorou e aderiu a ele os aguardados modelos de colisão e danos, ausentes em títulos passados. Além de tudo isto, esta é a estréia da série nos consoles da nova geração, o que garante gráficos ainda mais realistas e um gameplay mais fluido e estável também.

O game traz em seu modo carreira uma inovação, já que é possível até dois jogadores diferentes desfrutarem da jornada de criação e evolução de seus pilotos na temporada 2021 da Fórmula 1. É possível jogar de maneira competitiva ou cooperativa este modo. Na última opção, pela primeira vez os jogadores poderão experimentar a experiência de viverem a dinâmica presente entre os dois pilotos de uma mesma escuderia - algo super interessante para amantes do esporte. Este modo garante ainda opções para aumento ou diminuição da quantidade de variáveis presentes nos ajustes dos carros antes de cada partida. Também é possível habilitar a introdução de falhas mecânicas imprevisíveis, que aumentarão ainda mais o grau de realismo do jogo.

Para aqueles que buscam uma experiência mais casual com o título, mesmo no modo carreira, assim como os demais, é possível dosar o grau de complexidade dos sistemas do jogo, possibilitando que muitas ações e decisões sejam feitas com a ajuda do computador. Há toda uma dinâmica de obtenção de pontos para o desenvolvimento de sua equipe de corrida que demanda tempo e atenção para além das competições, mas que pode ser controlado inteiramente por um sistema de assistência virtual. Aos que buscam o máximo de autenticidade e realismo, contudo, poderão desligar todos os sistemas e participar de corridas complementares, reuniões de equipe e, até mesmo, coletivas de imprensa como parte das obrigações de um piloto profissional.

É notável que o objetivo da Codemasters com F1 2021 foi deixar o jogo ao mesmo tempo profundo e acessível. E tal esforço se estende para além dos modos para um ou dois jogadores. Nos modos para múltiplos jogadores, por exemplo, agora é possível separar por níveis de experiência os pilotos online, a partir de lobbies que permitem aos iniciantes competirem apenas com outros de seu mesmo nível, se assim desejarem. Ao mesmo tempo, jogadores mais experientes poderão desfrutar de corridas mais competitivas e sem o eventual amador que estará correndo no sentido oposto da pista, causando problemas aos demais.

Testando F1 2021 nos consoles mais potentes da geração, fica evidente que, mesmo belíssimo, o game não impressiona tanto quanto poderia. Talvez em função da necessidade de desenvolver o título para rodar em consoles menos potentes, o grande destaque vai mesmo para a performance do título. O jogo pode ser jogado em até 120 quadros por segundo, garantindo assim uma experiência de jogo mais agradável. Vale ressaltar, entretanto, que este modo é restrito a televisores que suportem a tecnologia. Em telas comuns, o game mantém uma taxa suave e estável de 60 quadros por segundo, rodando no Playstation 5 e no Xbox Series X|S.

No PS5, além dos gráficos e da performance, também foi implementado um suporte ao controle DualSense, o que garante uma imersão ainda maior. Através do sistema de vibração do controle é possível sentir a mudança de superfície quando o piloto se move sobre os limites da pista. Ademais, os gatilhos hápticos oferecem uma resistência sucinta ao serem pressionados. Somado a isto - no PS5 - está também a nova tecnologia de áudio espacial em três dimensões e tempos de carregamento quase instantâneos. Na versão para Xbox Series X|S do jogo, os tempos de carregamento também são super curtos e o áudio 3D está presente.

F1 2021 é a melhor versão do jogo feita até hoje pela Codemasters e só brilha menos pelo impacto negativo que o coronavírus causou no modo carreira. Por conta do cancelamento de algumas corridas do circuito anual e a falta de condição da equipe de desenvolvimento de reproduzir estes acontecimentos no mundo virtual do jogo, a experiência não ficará tão precisa quanto poderia. Ainda assim, os jogadores que ignorarem esta questão encontrarão um jogo com muita qualidade e uma experiência de jogo gratificante. Seja você um fã do esporte ou um recém-iniciado, este é um jogo imperdível para quem curte corridas virtuais.

F1 2021 está disponível para o PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ocon se aproveita de acidente na largada e vence GP da Hungria

Fórmula 1
15:11 | Ago. 01, 2021
Autor Gazeta Esportiva
Foto do autor
Gazeta Esportiva Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Neste domingo, um grave acidente, que tirou cinco pilotos da corrida, marcou o Grande Prêmio da Hungria da Fórmula 1. Quem se aproveitou da situação foi Esteban Ocon, da Alpine, que venceu a prova. Esta foi a primeira vitória da carreira do francês na competição.

Vettel, da Aston Martin, ficou com a segunda colocação, seguido por Lewis Hamilton, da Mercedes.

Logo na largada, Valtteri Bottas foi ultrapassado por Verstappen, Pérez, Gasly e Norris. Na primeira curva, o piloto da Mercedes atingiu o britânico que, consequentemente, acertou o holandês. No mesmo acidente, Bottas ainda bateu no mexicano Pérez.

Também na primeira curva, Stroll tocou em Leclerc, que se chocou com Ricciardo, fazendo com que os três carros rodassem. Os organizadores levantaram a bandeira amarela e, na volta seguinte, deram a vermelha, suspendendo a prova por cerca de 20 minutos. Bottas, Pérez, Norris, Leclerc e Stroll tiveram que abandonar a prova.

Na retomada da corrida, todos os carros foram aos boxes para realizar a troca dos pneus, com exceção de Hamilton, que relargou sozinho e parou na volta seguinte para efetuar as mudanças. Por ter adiado a troca, o inglês voltou na última colocação.

Na saída dos carros dos boxes, Raikkonen tocou na roda de Mazepin, tirando o piloto da Haas da corrida. Como punição, Raikkonen levou uma penalidade de dez segundos.

Próximo do fim da corrida, Hemilton e Fernando Alonso travaram um belo duelo pela quarta posição. O inglês levou a melhor e o espanhol amargou a quinta posição. Contudo, o piloto da Mercedes não se contentou e também ultrapassou Sainz, da Ferrari.

A corrida não foi boa para Verstappen. O holandês ficou em décimo e perdeu a liderança do campeonato para Hamilton.

O próximo evento da Fórmula 1 será na Bélgica. A corrida está marcada para o dia 29 de agosto, num domingo.

Confira a classificação do GP da Hungria:

1º - E.Ocon (Alpine)
2º - S.Vettel (Aston Martin)
3º - L.Hamilton (Mercedes)
4º - C.Sainz (Ferrari)
5º - F.Alonso (Alpine)
6º - P.Gasly (AlphaTauri)
7º - Y.Tsunoda (AlphaTauri)
8º - N.Latifi (Williams)
9º - G. Russel (Williams)
10º - M.Verstappen (Red Bull)
11º - K. Raikkonen (Alfa Romeo)
12º - D.Ricciardo (McLaren)
13º - Schumacher (Haas)
14º - A.Giovinazzi (Alfa Romeo)
OUT - N. Mazepin (Haas)
OUT - L.Norris (McLaren)
OUT - S.Pérez (Red Bull)
OUT - L.Stroll (Aston Martin)
OUT - C.Leclerc (Ferrari)
OUT - V.Bottas (Mercedes)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

F1 ao vivo: onde assistir à corrida e ao treino do GP da Hungria

FÓRMULA 1
00:05 | Jul. 31, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 ocorre neste fim de semana, no Circuito de Hungaroring. Max Verstappen dominou os treinos livres dessa sexta, 30. O treino de classificação será hoje, sábado, 31 de julho (31/07), às 9 horas e 30 minutos (horário de Brasília). A corrida do domingo, 1º de agosto (01/08), será também às 9h30min. 

F1 ao vivo: onde assistir

A F1 terá transmissão ao vivo em rede aberta de TV, no canal Band. Além disso, será transmitida online no portal da Band e no aplicativo BandPlay.

F1: confira programação do fim de semana

Sábado, 31

  • 06h50min - Treino livre 3 - ao vivo no Bandsports
  • 09h30min - Classificação - ao vivo na Band, Bandsports, Bandplay e site da Band

Domingo, 1

  • 09h30min - Corrida - ao vivo na Band, Bandplay, BandNews FM e site da Band
  • 16h - VT da corrida - Bandsports

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

F1 ao vivo: onde assistir à corrida e ao treino neste fim de semana

FÓRMULA 1
19:39 | Jul. 16, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1 ocorre neste fim de semana, no Circuito de Silverstone.  treino de classificação será neste sábado, 17 de julho (17/07) e contará com uma novidade: a estreia da corrida classificatória, ou sprint qualifying, uma “pré-corrida”, em caráter experimental, para definir o grid de largada para a corrida do domingo, 18 de julho (18/07) às 11 horas (horário de Brasília).

Lewis Hamilton vai largar na primeira posição da corrida classificatória do GP da Inglaterra. Nesta sexta-feira, 16, o piloto superou Max Verstappen no segundo treino do dia e irá sair na frente na prova "sprint", realizada em Silverstone. O britânico foi o mais rápido com o tempo de 1m26s134, contra 1m26s209 do holandês, que larga em segundo lugar. Valtteri Bottas sai em terceiro com o tempo de 1m26s328.

F1 ao vivo: onde assistir

A F1 terá transmissão ao vivo em rede aberta de TV, no canal Band. Além disso, será transmitida online no portal da Band e no aplicativo BandPlay.

F1: confira programação do fim de semana

Sábado

  • 8h - Treino livre 2 - Bandsports
  • 12h15 - Corrida classificatória (sprint qualifying) - Band, Band Vale, Bandsports, Bandplay e site da Band

Domingo

  • 10h30 - Corrida - Band, Band Vale, Bandplay, BandNews FM e site da Band
  • 21h - VT da corrida - Bandsports

Mais sobre F1

Rubinho critica Casseta e Planeta 10 anos após ser chamado de "atrasado"

Piquet: Fittipaldi é o piloto mais importante da história do Brasil

Fórmula 1 anuncia a inclusão do GP de Miami na temporada de 2022

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags