PUBLICIDADE
NOTÍCIA

REVIEW: New Pokémon Snap

Para fãs da franquia - mesmo sem as batalhas - esta será uma experiência incrível dado o grau de qualidade visual e pelo nível de detalhe na aparência e na animação de cada pokémon presente.

12:43 | 08/06/2021
O jogo é dividido em ilhas e cada uma pode ser explorada por trilhas em diferentes horários
do dia. (Foto: Divulgação)
O jogo é dividido em ilhas e cada uma pode ser explorada por trilhas em diferentes horários do dia. (Foto: Divulgação)

New Pokémon Snap marca o retorno nostálgico de um dos títulos mais menosprezados da franquia Pokémon. 20 anos após o primeiro jogo da série Snap, o novo jogo atualiza o visual e algumas mecânicas ao mesmo tempo que mantém algumas limitações que já não faziam muito sentido nos tempos do Nintendo 64. Apesar das imperfeições, é uma tranquila e divertida viagem pelo mundo dos monstros de bolso, fazendo às vezes parecer estarmos conhecendo Pokémon pela primeira vez.

 


A maior parte dos jogos da série Pokémon traz como foco a batalha entre monstros e este é o principal elemento ausente de maneira proposital em New Pokémon Snap. Em troca, o jogador é convidado a participar de um safari fotográfico; por ilhas com diferentes biomas e pokémons para conhecer, interagir e - é claro - fotografar. No enredo, seu personagem é guiado pelas orientações do professor Mirror e sua assistente e pelo transportador NEO-ONE, uma espécie de jipe futurista que concede proteção e visão panorâmica para possibilitar a captura de imagens de todos os animais virtuais que aparecem na tela em cada excursão. Um leve arco narrativo se constrói ao se progredir no jogo, mas nem de perto é o ponto focal da experiência.

 

Para fãs da franquia - mesmo sem as batalhas - esta será uma experiência incrível dado o grau de qualidade visual e pelo nível de detalhe na aparência e na animação de cada pokémon presente. Cerca de 214 espécies de pokémon podem ser fotografadas, o que em alguns momentos acaba produzindo certa aflição dada a quantidade de bichinhos coloridos rodeando o jogador em partes do game. No geral, entretanto, é fascinante poder observar a interação entre os pokémons espaços vastos e naturais, longe de arenas ou campos de luta.

 


O jogo é dividido em ilhas e cada uma pode ser explorada por trilhas em diferentes horários do dia. Cada trilha representa um caminho fixo que o jogador percorre enquanto fotografa a vida animal ao seu redor. A depender da pose, do enquadramento e de outros critérios, ao final do passeio, as melhores fotos são avaliadas e uma pontuação total é aferida a cada uma delas. Após acumular certa quantidade de pontos, novas trilhas, horários e ilhas são desbloqueados.

 

Com relação ao gameplay, além de fotografar, o jogador pode interagir de maneira limitada com os pokémons espalhados por cada fase. É possível lançar frutas, fazer barulho e até tocar músicas para chamar a atenção dos bichinhos. Em certo ponto, são desbloqueadas esferas chamadas Ilumina Balls, que ao serem lançadas produzem um belo efeito de brilho a pokémons e a plantas específicas expostas em pontos específicos do mapa. Tais aferem comportamentos diferentes aos animais que podem ser fotografados para pontuações acima da média.

 

O jogo apresenta gráficos e uma performance que impressionam por rodarem com tranquilidade no hardware do Nintendo Switch. Ademais, além da aparência de cada pokémon presente no jogo, a equipe de desenvolvimento da Bandai Namco se encarregou de garantir uma qualidade de som excelente para o título. Diferentemente dos tradicionais ruídos digitalizados, alguns pokémons reproduzem sons de animais similares na vida real, enquanto outros trazem seus soundbites similares aos dos originais do desenho animado. Essa
preocupação tanto com o sonoro quanto com o visual produzem um profundo senso de imersão.

 


A coleção de games da franquia Pokémon agrega um conjunto de estilos diferentes e que nem sempre capturam a mesma qualidade dos títulos principais da franquia. New Pokémon Snap felizmente mantém o alto nível dos melhores jogos de Pokémon e ainda entrega uma das experiências mais belas e autênticas dos monstros de bolso desde o início. New Pokémon Snap está disponível exclusivamente para o Nintendo Switch.