PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Super Mario 3D World + Bowser's Fury

Mais Mario, mais Bowser, mais diversão

14:02 | 15/02/2021
Super Mario 3D World + Bowser's Fury (Foto: Divulgação)
Super Mario 3D World + Bowser's Fury (Foto: Divulgação)

Super Mario 3D World + Bowser's Fury é uma volta ao passado da era do WiiU que poucos tiveram a oportunidade de aproveitar, mas que aqui e acolá teve suas jóias. Uma delas é este game de plataforma que faz homenagem às origens 2D de Super Mario, mas traz também inovações em mecânicas e estágios similares aos jogos mais recentes do encanador bigodudo.

O primeiro dos dois games deste pacote, Super Mario 3D World é um título para até 4 jogadores com uma proposta simples, porém muito bem executada. Em um grande tabuleiro são apresentadas fases com temáticas e locais distintos. Em ordem, o jogador tem a liberdade de decidir com qual personagem da franquia Super Mario irá jogar e, até mesmo, se enfrentará cada fase sozinho ou acompanhado de outros jogadores, tanto localmente quanto por meio do serviço Nintendo Online.


O acesso a cada novo mundo é mantido por fortificações guardadas por Bowser e seus filhos, necessitando a coleta de um número de estrelas em cada fase para progredir até o final do jogo. Entre Mario, Luigi, Princesa Peach e Toad o jogador experimenta pequenas diferenças, mas que tornam o estilo de cada personagem relativamente único. Peach é capaz de planar por alguns segundos antes de cair após um pulo, já Toad se move mais rápido, enquanto Luigi e Mario conseguem pular mais alto.


Cada fase do game apresenta mecânicas interessantes que ajudam a manter o ritmo da jogatina sempre fresco e empolgante. São estágios curtos, mas que acabam sendo jogados repetidas vezes em busca de itens colecionáveis escondidos. O game foi lançado originalmente para o Wii U em 2013, e apresenta melhorias gráficas sutis que talvez não justificassem a compra de sua nova versão para o Nintendo Switch. É aí que entra a expansão Bowser's Fury que dá uma enorme adoçada na proposta de valor do pacote.


Bowser's Fury age como um game totalmente independente de 3D World, mantendo apenas a temática, a estética e as principais mecânicas do game original, mas levando o jogador a um mundo e um enredo completamente diferente. Nele, Mario se vê obrigado a atender ao pedido de Bowser Jr. - um de seus maiores inimigos - que se encontra em apuros após Bowser ser tomado por uma fúria misteriosa, envolta de um líquido negro. A premissa daí é simples, o encanador deve salvar seu novo aliado e o mundo onde foi parar, necessitando, para isso, liberar faróis de luz que, aparentemente agem contra a escuridão da gosma negra.

Diferente de 3D World, o mundo de Bowser Fury é um só, aberto e separado por pequenas ilhas, acessíveis tanto à pé e à nado, quanto através do auxílio de Plessie, um dinossauro alaranjado que só perde no quesito simpatia para Yoshi (infelizmente, ausente no game). Um apelo interessante e único do jogo é a presença constante de um grande casco de tartaruga voador, que de tempos em tempos desce ao cenário do game e revela uma versão gigante e assustadora de Bowser. Similar à Lua de Sangue de The Legend of Zelda: Breath of The Wild, de tempos em tempos Bowser invade o mundo e causa um aumento temporário do
nível de dificuldade do jogo. Isto torna a jogatina mais empolgante e garante momentos de épicos, especialmente quando o jogador reúne itens mágicos que o fazem se transformar em uma versão gigante de Mario, capaz de enfrentar em pé de igualdade o enorme e furioso Bowser.


O confronto entre as versões gigantes de Bowser e Mario canaliza o espírito icônico de filmes como Godzilla e King Kong e são confrontos tremendamente divertidos, por alterarem completamente a escala e a dinâmica de jogo de tempos em tempos. Ao final de cada embate, Bowser retorna ao casco voador e revela uma nova ilha, pronta para ser explorada pelo jogador.


A presença intermitente da versão furiosa de Bowser pode frustrar jogadores que desejam uma experiência mais tranquila no mundo do game, mas a mecânica só se torna desafiadora mesmo perto do final, quando a presença do vilão se torna mais constante e as maneiras de afastá-lo, mais escassas. O fato é que a maioria dos jogos portabilizados do Wii U para o Nintendo Switch acrescentam pouco ao conteúdo original, enquanto Bowser’s Fury é praticamente um game adicional que está sendo vendido junto de Super Mario 3D World. Apesar de mais curto, tem forte potencial de ser a metade favorita de muitos que comprarem o pacote por seu teor inventivo, pelo mundo aberto do game e por sua dinâmica de jogo mais empolgante que de costume.


Super Mario 3D World + Bowser's Fury é o primeiro grande lançamento da Nintendo em 2021 e já faz bonito logo no começo do ano. Apesar do preço salgado - como todos os jogos principais da marca - tem bastante conteúdo para um ou mais jogadores. Além de dar a chance a quem não entrou no bonde do Wii U de jogar um de seus melhores títulos, traz em Bowser’s Fury uma expansão que poderia tranquilamente ser vendida separadamente.

O game está disponível exclusivamente para o Nintendo Switch.

TAGS