PUBLICIDADE
NOTÍCIA

REVIEW: Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise

Jogo te ajuda a perder calorias enquanto ensina os fundamentos do boxing

07:30 | 26/01/2021
O Switch faz um trabalho fabuloso de captar os movimentos e destacar na tela erros e acertos. (Foto: Divulgação)
O Switch faz um trabalho fabuloso de captar os movimentos e destacar na tela erros e acertos. (Foto: Divulgação)

Com o sucesso recente que o game Ring Fit Adventure teve ao redor do mundo (uma pena o game não ser vendido no Brasil), a Nintendo mantém firme o seu posicionamento de oferecer por meio de seus produtos não apenas diversão, mas também oportunidades de melhoria da saúde e condição física de seus jogadores. Lançado durante o período de férias, Fitness Boxing 2 chega ao Brasil como uma boa opção para gamers que buscam praticar atividades físicas sem abrir mão do universo dos games para isso.

Seguindo a mesma linha do primeiro game da série, lançado há quase 2 anos atrás, o segundo Fitness Boxing une a dinâmica de uma rotina diária de treinamento aeróbico com um sistema rítmico de jogo, similar ao de games como Dance Dance Revolution. Sem uma gama enorme de recursos, mas focando no aperfeiçoamento dos sistemas trazidos no título anterior, esta é mais uma evolução da fórmula, ao invés de uma revolução quando comparada ao game original.

O jogo oferece um sistema de acompanhamento que mantém estatísticas diversas e registra o progresso do jogador por diferentes séries de exercícios centrados nos fundamentos do boxe. Este não é um substituto de um treinador de boxe profissional, tampouco repõe a importância de um personal trainer. Contudo é evidente o uso de elementos similares para simular uma sessão pessoal de treinamento. Diariamente novos desafios são trazidos ao jogador por um treinador virtual (e customizável) contendo séries de diretos, jabs, cruzados e ganchos, sempre acompanhados de sessões de alongamento ao começo e ao fim, bem como músicas e elementos visuais que tornam a experiência o mais empolgante possível. Como dito, este não um jogo que te tornará expert em boxe, mas sem dúvida é possível aprender com ele um pouco sobre os princípios do esporte.

Os controles do game são super intuitivos e funcionam bem. O jogador segura os dois controles Joy Con na vertical, um em cada mão, e se posiciona para responder aos comandos que surgem na tela como em um jogo de dança, como Dance Dance Revolution. O instrutor virtual mostrará como deverá ser a postura e quais movimentos serão realizados durante a sessão de treino. Socos diretos, jabs, ganchos e socos cruzados devem ser executados no tempo certo para contabilizarem pontos que servirão para avaliar a qualidade do treinamento e como métrica de evolução de performance.

O Switch faz um trabalho fabuloso de captar os movimentos e destacar na tela erros e acertos. A dinâmica se torna super intuitiva pela qualidade dos sensores de movimento contidos em cada controle do console. Uma vez habituado à dinâmica de jogo, Fitness Boxing 2 incentiva o jogador a interagir com o game diariamente, com 3 níveis de rotina diferentes, que variam entre iniciante, intermediário e especialista. É possível customizar o tempo, o foco e até a música que será tocada durante cada rotina de treinos. Infelizmente, não há opção para incluir músicas para além das já presentes no título.

Segundo Fitness Boxing une a dinâmica de uma rotina diária de treinamento aeróbico com um sistema rítmico de jogo
Segundo Fitness Boxing une a dinâmica de uma rotina diária de treinamento aeróbico com um sistema rítmico de jogo (Foto: Divulgação)

Fora a rotina diária, exercícios livres podem ser realizados a todo momento. Há ainda a opção de jogar com mais um player, apesar de este não usufruir do mesmo sistema de contagem e de acompanhamento do do jogador principal. Ainda sobre o grau de customização, é possível alterar a aparência do seu treinador virtual. São 9 avatares diferentes para escolher, cada um com sua própria voz e personalidade. É possível também emudecer o treinador, para ficar apenas com os indicadores visuais como guia durante o treino. Após cada sessão de jogo, são acumulados pontos que podem ser trocados por itens desbloqueáveis, como novas músicas e opções de vestimenta para seus treinadores.

Fitness Boxing 2 é bastante similar ao game anterior da franquia, porém continua agregando valor com novos treinadores e com uma trilha sonora mais expansiva e empolgante. Para aqueles que buscam uma forma de se movimentar em tempos de pandemia, é sem dúvida uma oferta interessante e eficaz. Aos players já familiarizados com o título anterior, é possível transferir a sua ficha de acompanhamento da versão antiga para esta nova. Aos marinheiros de primeira viagem no mundo do fitness digital, um recado: é recomendável o uso de algum tipo de proteção que impeça o seu suor de danificar os controles Joy Con, visto que este é um jogo que te fará suar muito, caso você o leve a sério.

Fitness Boxing 2 é acessível, divertido e uma boa alternativa para se exercitar bastante sem sair de casa. O game está disponível exclusivamente para o Nintendo Switch e já é vendido na Nintendo eShop brasileira. Um demo do game também encontra-se disponível para download, àqueles que desejam testar o título antes de adquiri-lo.