PUBLICIDADE
Noticia

Feira americana apresentou novidades tecnológicas e tendências que chegarão ao Brasil em 2021

Feira americana apresentou tecnológicas e tendências que chegarão ao Brasil em 2021

21:43 | 19/01/2021
Placa RTX 3060 (Foto: Nvidia/divulgação)
Placa RTX 3060 (Foto: Nvidia/divulgação)

Um dos eventos mais de tecnologia mais tradicionais, a Consumer Eletronics Show (CES) ocorreu semana passada, com novidades para diversos setores, incluindo a indústria dos games. Mesmo com o impacto negativo do COVID-19 durante 2020, forçando o fechamento de fábrica e o adiamento do lançamento de diversos produtos, a lista de anúncios se manteve robusta e chama a atenção pela inovação e pela adequação do mercado gamer ao novo normal.

Mais poder por um preço menor

Para rodar jogos potentes, não basta apenas ter um processador poderoso instalado. A demanda por placas de vídeo cada vez mais robustas cresceu exponencialmente nos últimos anos, apoiada por novas tecnologias visuais, como o Ray tracing, bem como pelo lançamento de equipamentos mais avançados e acessíveis.

Durante a CES 2021, a Nvidia anunciou a nova placa RTX 3060 que reduz o custo de entrada da geração mais avançada de placas da marca para 329 dólares e aumenta o poder de processamento gráfico ao exibir 12 GB de potência, 10 vezes mais que as placas GTX 1060, comuns entre os gamers brasileiros.

Apesar de ainda não ter data de lançamento no país, é esperado que esta seja a placa mais indicada ao mercado brasileiro, que sofre com preços altos em função da alta cotação atual do dólar. Seu lançamento nos EUA está previsto para fevereiro de 2021.

Um clássico ficou ainda melhor

HyperX Cloud II Wireless
HyperX Cloud II Wireless (Foto: HyperX/divulgação)

Uma das marcas que mais cresceu em meio aos gamers do Brasil, a HyperX aproveitou a CES deste ano para trazer sua nova linha de produtos e reforçar sua visão de que todos somos gamers. O HyperX Cloud II Wireless é a mais nova versão de um dos fones de ouvido mais populares no Brasil e traz como novidade som surround virtual 7.1 personalizável, alcance de 20 metros sem fio, utilizando uma frequência de 2,4 GHz e uma bateria com até 30 horas de duração.

Para Larry Gonzales, VP de vendas e marketing da marca, "Nosso objetivo era aprimorar ainda mais o lendário conforto e o DNA sonoro dos headsets Cloud para oferecer uma versão sem fios do nosso best-selling". Até hoje, a linha Cloud II já vendeu mais de quatro milhões de unidades desde seu lançamento, em 2015. Quando lançado no Brasil - ainda no primeiro trimestre de 2021 - o aparelho será compatível com PC, Playstation 4, Playstation 5 e Nintendo Switch.

Razer encara o novo normal com imersão e estilo

Project Brooklyn, uma cadeira gamer compacta e imersiva
Project Brooklyn, uma cadeira gamer compacta e imersiva (Foto: Razer/divulgação)

Uma das marcas líderes do mercado global, a Razer costuma aproveitar a CES para apresentar produtos conceito e em 2021 não foi diferente. Durante a semana de realização do evento online, a marca apresentou o Project Brooklyn, uma cadeira gamer compacta e imersiva e o Project Hazel, uma máscara facial inteligente e voltada para facilitar interações sociais com segurança em tempos de pandemia.

Project Hazel, máscara facial inteligente
Project Hazel, máscara facial inteligente (Foto: Razer/divulgação)

A máscara facial possui certificação N95 - a mesma daquelas utilizadas por profissionais de saúde - além de apresentar ventiladores e mecanismos que regulam o fluxo de ar, promovendo - segundo a marca - filtragem bactericida e uma respiração ideal. Para facilitar a interação social, o produto é todo transparente e traz luzes internas que iluminam o rosto durante a noite, caso desejado.

Parte da indumentária de um gamer atual envolve - além de eletrônicos - vestuários e mobílias que reflitam o estilo de vida do amante de jogos eletrônicos. A proposta do Project Brooklyn é maximizar o conforto e a imersão durante uma sessão de jogatina sem comprometer o espaço disponível. A mobília é feita com fibra de carbono e possui iluminação RGB. Um monitor curvo de 60 polegadas se estende das laterais do campo de visão do usuário e dispensa a necessidade de TVs ou telas adicionais. Para maximizar a imersão, um sistema de feedback sonoro háptico embutido na cadeira realiza vibrações sutis que simulam ações realizadas dentro do jogo.

A intenção por trás de tais projetos conceituais é coletar e avaliar o feedback da comunidade gamer a fim de direcionar os lançamentos futuros da marca no mercado.