Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

"Mães que oram pelos filhos" realizam o I Tríduo à Nossa Senhora de La Salette, em Canindé

19:33 | Set. 10, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Dragão do Mar: veja programação para aproveitar o fim de semana

Programação cultural
19:29 | Set. 10, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Cinema do Dragão disponibiliza cinco ações culturais para públicos diferentes durante o fim de semana. Neste sábado, 11, haverá a oficina on-line “Meu rosto tem mais de dois lados”, mediada pelos arte-educadores Andrea Dalveroni e Antonio Jarbas.

Os dois convidam o público a conhecer a construção do autorretrato “Os Banhistas”, de autoria do artista Hélio Rôla. O cearense está com a exposição “Um Atlas Para Hélio Rôla” aberta para visitações presenciais no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão).

Na mesma data, haverá a exibição única do filme “Divinas Divas” (2016), dirigido por Leandra Leal. O longa-metragem, que será transmitido no Cinema do Dragão com objetivo de celebrar os oito anos do espaço cultural, destaca a primeira geração de artistas travestis do Brasil.

Já no domingo, 12, as crianças poderão aproveitar a oficina virtual "Mestras são elas: a palhaçaria-raiz das crianças", com o arte-educador Neto Holanda. O conteúdo, indicado para pessoas a partir de oito anos, ensina os princípios básicos da palhaçaria.

Os eventos do fim de semana finalizam com “Pacarrete”, do cearense Allan Deberton, disponível também na sala do Cinema do Dragão. O título da obra audiovisual é em homenagem à personagem principal: Pacarrete (do francês “pâquerette”, que significa “margarida”), que nasceu com o nome de Maria Araújo Lima.

Natural de Russas, no Ceará, a mulher seguiu sua carreira artística na capital. Quando se aposentou, porém, voltou para a cidade-natal, que não entendia sua arte. Isso não impediu a idosa com aparência francesa de idealizar a abertura de uma escola de dança no lugar.

Programação do fim de semana

sábado, 11
14h30min - Oficina "Meu rosto tem mais de dois lados”
Onde: no IGTV do MAC Dragão (@macdragao)

17 horas - Debate “Torquato, Imagem da Incompletude”, com Guga Carvalho, Danilo Carvalho e Ana Cecília Soares
Onde: No Instagram do Cinema do Dragão (@cinemadodragao)

20 horas – Exibição única de “Divinas Divas”, de Leandra Leal
Onde: no Cinema do Dragão (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Ingressos: na Bilheteria do Dragão e no site Ingresso.Com

domingo, 12
17 horas - Oficina "Mestras são elas: a palhaçaria-raiz das crianças", com Neto Holanda
Onde: no canal do YouTube do Dragão

20 horas – Exibição única de “Pacarrete”, de Allan Deberton
Onde: no Cinema do Dragão (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Ingressos: na Bilheteria do Dragão e no site Ingresso.com

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

BC começa a receber depósitos voluntários remunerados dos bancos na segunda

ECONOMIA
19:28 | Set. 10, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Banco Central anunciou nesta sexta-feira, 10, que, a partir de segunda-feira, 13, dará início ao acolhimento de depósitos voluntários remunerados para fins de política monetária.
Segundo o BC, a constituição de depósito remunerado será facultada às instituições credenciadas a operar como dealers com o Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab). Segundo comunicado publicado no BC Correio, o horário para a constituição do depósito será das 17h20 às 18h e a taxa de remuneração será definida pelo BC, expressa sob a forma anual considerando-se 252 dias úteis. O prazo do depósito será, de acordo com o comunicado, de um dia útil.
Os depósitos voluntários foram regulamentados por resolução do Banco Central em agosto, em atendimento à Lei nº 14.185, de 14 de julho de 2021, que autoriza o BC a acolher os depósitos voluntários à vista ou a prazo de instituições financeiras. Esses depósitos são instrumento para permitir a redução das operações compromissadas feitas regularmente pelo BC para controlar o excesso de recursos na economia. A nova ferramenta ajudará a autoridade monetária a administrar a liquidez no sistema bancário de forma a assegurar que a taxa básica de juros fique próxima ao patamar definido pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
Hoje, para manter a Selic no patamar definido pelo Copom, o BC realiza as chamadas operações compromissadas, em que oferta títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional sob a promessa de recomprá-los no futuro. Esse tipo de operação impacta a dívida pública.
O BC informa que divulgará, diariamente, em sua página na internet e portal do Selic, o valor financeiro total dos depósitos voluntários constituídos, bem como a taxa de remuneração e o prazo para o instrumento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

STF concede regime semiaberto ao ex-deputado Geddel Vieira

Justiça
19:28 | Set. 10, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin concedeu hoje (10) ao ex-deputado federal Geddel Vieira Lima direito ao regime semiaberto de cumprimento de pena.

Geddel foi condenado no caso dos R$ 51 milhões encontrados pela Polícia Federal dentro de caixas e malas em um apartamento em Salvador ligado ao ex-deputado. O caso ocorreu em 2017, e a defesa de Geddel alegou que o valor decorria da “guarda de valores em espécie”.

Ao decidir a questão, Fachin entendeu que o ex-parlamentar preenche os requisitos legais e atendeu ao pedido da defesa para ter direito ao benefício.

“Preenchidos os requisitos subjetivo e objetivo e comprovado o recolhimento do valor definido a título de multa penal, defiro a Geddel Quadros Vieira Lima a progressão ao regime semiaberto”, decidiu o ministro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Augusto Heleno: 'Bolsonaro não tinha qualquer intenção de dar o golpe'

POLÍTICA
19:22 | Set. 10, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, afirmou nesta sexta-feira que o presidente Jair Bolsonaro "não tinha intenção" de dar um golpe de Estado e, na verdade, deseja a independência e a harmonia entre os poderes.
"A esquerda, apesar de sua passagem desastrosa pelo poder, segue unida e querendo voltar. Ela sofreu também um duro revés: descobriu que o presidente Bolsonaro não tinha qualquer intenção de dar o golpe", disse Heleno em vídeo publicado em sua conta oficial no Twitter. "Nosso presidente possui um formidável senso político. Ele quer país que preserve as liberdades individuais, instituições nacionais, a independência e harmonia dos poderes, a paz e a democracia", acrescentou.
Sem fazer referência direta ao recuo do chefe do Planalto na ofensiva sobre o Judiciário, movimento político que desagradou parte da militância bolsonarista, Heleno reconheceu que "alguns fatos" incomodaram apoiadores. "Não podemos desistir do Brasil. Alguns fatos deixaram alguns de nós desanimados, isso não pode acontecer."
Após se aconselhar com o ex-presidente Michel Temer, Bolsonaro decidiu publicar uma carta à Nação em que clamou pela harmonia entre os poderes e afirmou seu respeito pelas instituições, apenas dois dias após ameaçar o Supremo Tribunal Federal (STF) nos atos de 7 de setembro e prometer que não mais cumpriria decisões judiciais proferidas pelo ministro Alexandre de Moraes.
No dia seguinte, o presidente da Corte, Luiz Fux, alertou que essa hipótese configuraria crime de responsabilidade, elevando a tensão entre os poderes. À revelia de seus simpatizantes mais fiéis, que pregam o enfrentamento ao Supremo, Bolsonaro preferiu recuar, embora tenha buscado minimizar o teor da carta de pacificação.
Ainda no vídeo, o general Heleno também declarou que o governo federal completará 1000 dias "sem nenhum escândalo de corrupção", quando, na verdade, o Planalto está envolvido em supostas irregularidades na aquisição de vacinas contra a covid-19.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Homem utiliza tronco de árvore para tentar parar veículo e assaltá-lo no Piauí

Susto
19:17 | Set. 10, 2021
Autor Mirtes Rodrigues
Foto do autor
Mirtes Rodrigues Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com o intuito de assaltar um carro que passava por uma das ruas do bairro Ilhotas, localizado na Zona Sul de Teresina, no Piauí, um homem jogou um tronco de árvore em frente ao veículo. Nas imagens registradas por câmeras de segurança, é possível observar o momento da ação que não obteve êxito. O caso ocorreu na manhã da última terça-feira, 7.

É possível perceber nas imagens o momento em que o homem tira um objeto da cintura após o veículo passar pelo tronco e não parar, levantando as suspeitas de que ele estaria armado. De acordo com a Polícia Militar do Piauí, o método de jogar objetos na pista para parar veículos não é comum na região.

O comandante do 1º Batalhão da PM-PI, tenente-coronel Maurício de Lacerda, relatou ao portal de notícias G1, que o homem em questão não foi identificado e nem preso até a publicação desta matéria. Segundo ele, a vítima teria que ter registrado o boletim de ocorrência, no entanto, de qualquer forma, a polícia aumentou o policiamento no local. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags