Uma jovem sérvia de 19 anos morreu após cair no mar durante um passeio de parasailing em Budva, Montenegro, no sudeste da Europa.
/ Crédito: Wikimedia Commons/Bratislav Tabaš
Tijana Radonjic tinha 19 anos, era modelo e participava de uma sessão de fotos promocional oferecida por uma agência local de esportes aquáticos.
Crédito: Reprodução/Instagram
Segundo informações da imprensa local, a jovem se desprendeu do equipamento por razões ainda desconhecidas e despencou no mar a uma altura de cerca de 50 metros.
Crédito: Montagem/Reprodução/X
Um registro do momento mostra que a jovem estava feliz e acenando, mas começou a gritar por ajuda depois de começar a ganhar altura.
Crédito: Montagem/Reprodução/X
Natural de Novi Sad, Tijana foi sepultada no dia 2/6/25. As investigações indicam que um ataque de pânico pode ter causado a tragédia.
Crédito: Reprodução/Redes Sociais
Também conhecido como parascending, o parasailing surgiu na década de 1960, como forma de treinamento militar para paraquedistas.
Crédito: Harry Pot / Anefo / Domínio Público
É um esporte aquático e recreativo que consiste em ser rebocado por um barco enquanto preso a um paraquedas especial (parasail).
Crédito: Ben Kerckx/Pixabay
Enquanto está presa, a pessoa fica suspensa no ar, geralmente a dezenas de metros acima da água, enquanto a lancha se move e mantém o paraquedas inflado.
Crédito: Nabit Photos/Unsplash
É uma atividade considerada relativamente segura e acessível para pessoas de diferentes idades, já que não exige um grande esforço físico nem treinamento prévio.
Crédito: AJ Garcia/Unsplash
Durante a atividade, a pessoa veste um arnês (espécie de cinto de segurança) conectado ao paraquedas e, por meio de uma corda longa e resistente, é ligado à lancha motorizada.
Crédito: Reda Amani/Pixabay
Conforme o barco acelera, o parasail é inflado pelo vento, elevando o participante a alturas que podem variar entre 30 e 150 metros, dependendo das condições climáticas e do comprimento da corda.
Crédito: Pexels/Alan Kotok
Geralmente, o passeio dura entre 10 e 15 minutos no ar, e a descida pode ser feita de forma suave na plataforma do barco ou, em alguns casos, com um mergulho controlado na água.
Crédito: Morteza F.Shojaei/Unsplash
Falhas no equipamento, mudanças repentinas nas condições climáticas e erros de operação da lancha podem acontecer.
Crédito: Flickr - AleGranholm
É essencial que a atividade seja realizada com empresas que sigam normas de segurança, utilizem equipamentos certificados e façam inspeções regulares.
Crédito: Unsplash/Reza Salehan
Em muitos países, há regulamentações específicas sobre essa prática, incluindo restrições de idade, peso e condições do clima.
Crédito: Unsplash/Colin + Meg
O parasailing é muito popular em destinos turísticos costeiros, como praias do Caribe, Mediterrâneo, Sudeste Asiático e até no Brasil.
Crédito: Pexels/Tellez Erik