Confira 4 dicas para ganhar dinheiro com seu negócio
Especialistas ensinam estratégias para fidelizar clientes e lucrar mais
Dentre os principais motivos que levam o brasileiro a querer ser o próprio chefe, estão a necessidade, a oportunidade ou surgimento de uma ótima ideia e a vocação para cuidar da própria empresa. A Pesquisa Global de Empreendedorismo 2023, da GoDaddy, indica que quase metade (48%) dos empreendedores entrevistados relatam que mais de 50% de suas receitas são provenientes do comércio online, enquanto outros 26% afirmam que dependem de mais de 75% de suas receitas geradas em vendas pela Internet.
Pensando nisso, reunimos 4 especialistas para trazerem algumas dicas de ouro para você que quer começar um novo empreendimento ou ganhar mais dinheiro com um negócio já existente. Confira!
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1. Não foque apenas as datas sazonais
Uma regra fundamental que todo empreendedor precisa seguir é vender todo dia. Aproveite as datas comemorativas, mas evite depender delas. Por isso, a dica é criar seu próprio calendário e não depender apenas de datas como Natal, Black Friday ou qualquer outra. Fortaleça seu vínculo com a audiência e crie nela o desejo de compra, independentemente da época do ano.
“Posicionamento e branding são excelentes estratégias para alcançar esse objetivo. Lembrando que não se trata somente de uma simples ação nas redes sociais, mas sim uma estratégia bem planejada e que exigirá tempo e dedicação das empresas e profissionais que desejam ter sucesso”, explica Eduardo Augusto, CEO da IDK, primeira commtech brasileira.
2. Entenda o comportamento do seu consumidor
Danielle Almeida, CMO da MindMiners, referência em Consumer Insights, explica que é possível apurar informações sobre o seu consumidor por meio de ferramentas digitais como o Think With Google, o Google Analytics e o Facebook Audience Insights. Porém, o ideal é buscar por sistemas mais especializados.
“Quanto mais especializada for a plataforma de análise, maiores as chances da empresa de contar com dados confiáveis e acionáveis, uma vez que eles serão capazes de traduzir as necessidades e desejos mais específicos de seus consumidores e, assim, responderem dúvidas sobre o futuro do negócio”, esclarece.
3. Explore as redes sociais
As redes sociais favorecem a promoção da sua marca sem que você precise gastar muito. Crie perfis nas plataformas em que seu público-alvo esteja presente, compartilhe conteúdo relevante e interaja com seus seguidores. Isso aumentará sua visibilidade e te ajudará a construir uma base de leads leais, com grande potencial para serem prospectados. Uma boa sugestão é utilizar estratégias de marketing de conteúdo e publicidade direcionadas para maximizar o alcance das suas postagens.
Um grande case de sucesso é o da Pizza Supreme, serviço de entrega de pizzas na Bahia que registra mais de 9 mil pedidos mensais e faturamento de mais de R$ 3 milhões. “Nós investimos em campanhas para datas comemorativas, anúncios promocionais e também em interações nas redes sociais a fim de informar e satisfazer os nossos clientes”, conta Anderson Alencar, CEO da empresa.
4. Fique de olho nas tendências tecnológicas
Acompanhar as tendências tecnológicas é essencial para o sucesso nos negócios. A capacidade de se adaptar e inovar com base nas mudanças tecnológicas pode ser um fator determinante para o crescimento e a prosperidade de uma empresa. Além disso, as tendências tecnológicas muitas vezes refletem as mudanças nas preferências e necessidades dos consumidores.
“Com os consumidores cada vez mais digitalizados, fazendo uso de novos dispositivos e passando cada vez mais tempo em realidades alternativas e imersivas como games, metaverso e redes sociais, por exemplo, é importante que o varejo também esteja presente nestes espaços, caso contrário perderá clientes”, finaliza o especialista em negócios digitais e professor da FGV Kenneth Corrêa.
Por Letícia Carvalho