PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

BATE-PRONTO

26/05/2019 02:05:19

O neurocirurgião Alander Sobreira fala sobre lombalgia, principal causa de dores nas costas que leva sofrimento a muitos pacientes, sendo uma das causas frequentes de morbidade e incapacidade. A boa notícia é que a lombalgia tem tratamento e pode ser evitada com ações simples, no dia a dia. Reserve um tempo na sua agenda para cuidar da sua saúde, nestas férias!

O POVO - Qual é a principal causa de dores nas costas?

Alander Sobreira - É a lombalgia, caracterizada por uma dor na região lombar do corpo, que as pessoas popularmente chamam de "dor nos quartos" ou "dor nos rins", próxima à bacia, na área mais baixa da coluna. E as dores podem se prolongar para a parte frontal
das coxas.

OP - Como é feito o tratamento da lombalgia?

Alander - Seguimos uma sequência de ações que evoluem de acordo com os achados clínicos. Vão desde repouso, uso de medicamentos, fisioterapia (RPG, pilates e osteopatia), procedimentos (infiltrações, facetaria e foraminal), rizotomia por radiofrequência
até cirurgia.

OP - Demorar a procurar ajuda médica pode dificultar o tratamento?

Alander - O aconselhável é quando a dor surgir, procurar de imediato um médico especialista em coluna. A ausência de tratamento pode provocar dor crônica incapacitante ou várias complicações neurológicas.

OP - Como podemos prevenir dores nas costas?

Alander - Mantendo-se no peso ideal, adotando uma boa postura corporal ao caminhar, sentar e dormir, não praticar atividade física que cause estresse à coluna vertebral. Manter uma rotina de atividade física supervisionada por um profissional, procurar realizar alongamentos durante o dia e durante as caminhadas, não passar muito tempo sentado nem em pé, evitar a automedicação e procurar orientação médica.

TAGS