PUBLICIDADE
Shows e Espetáculos
Neste final de semana

Dois festivais de dança estão na agenda do feriadão no interior do Ceará

As programações se iniciam nesta sexta-feira, 21, e se encerram no sábado, 29

07:00 | 18/04/2017
(Foto: Divulgação)
Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, a cena cultural do interior do Estado do Ceará terá dois festivais para movimentar a região do Cariri e o município de Paracuru entre os dias 21 a 29 de abril. As programações são gratuitas e, além de apresentações em dança, haverá, também, oficinas e roda de conversas.
 
Os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo são as sedes da VIII Semana Dança Cariri. Com apresentações que se iniciam nesta sexta-feira, 21, a mostra tem como objetivo promover um intercâmbio cultural entre artistas e o público. A programação da Semana ainda terá espetáculos voltados para a deficientes auditivos e o público infantil, valorizando os espaços de aprendizado e valorização da dança enquanto linguagem artística.
 
Em Brejo Santo, dia 21, haverá a cerimônia de Abertura e os espetáculos "O Tempo Passa" e "Manga com Leite" assinados pelas Compassos Cia de Dança, de Pernambuco, e Cia Alysson Amancio, do Ceará, respectivamente.
 
No Crato, nos dias domingo, 22, haverá oficinas de dança e apresentações da Cia de Artes Sintra e companhia de dança fluminense Cia da Ideia.
 
Na cidade de Juazeiro, as programações se iniciam a partir do dia 25, às 11h, com a oficina de dança comtemporânea ministrado pelo Coletivo Tanz e se encerram no dia 29, às 20h15min com o espetáculo "Três solos em um tempo" da artista carioca Denise Sturtz.
 
Litoral Oeste
 
No município de Paracuru, o IX Festival de Dança do Litoral Oeste terá vários artistas locais e nacionais se apresentando na Praça de Eventos a partir das 20h30, entre os dias 21 e 22 deste mês. Destaque para os bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que farão a abertura do Festival nesta sexta-feira. O evento ainda terá oficina de dança, ministrada pelo artista Alexandre Américo, atuante na área de investigação em Dança Contemporânea, com foco em estruturas de improvisação. O artista cearense Ernesto Gadelha será homenageado por sua contribuição para a cena artística do Estado.
 
O Festival se encerra no sábado, 22, com apresentações artísticas de companhias locais e de Fortaleza. Mel Mattos fará o show de encerramento com o espetáculo Démodé, a partir das 20h30min.
 
Serviço:
 
VIII Semana Dança CaririQuando: de 21 a 29 de abrilOnde: Brejo Santo - Cine Teatro Prof. Julio Macedo Costa, sábado, 21; Crato - Teatro Sesc Adalberto Vamozi – Unidade Crato do Sesc, segunda, 23; Juazeiro do Norte - Teatro CCBNB Cariri, terça, 25.
 
Confira programação completa aqui
 
ParacuruFestival de Dança do Litoral OesteQuando:  Sexta-feira, 214h às 17h - Escola de Dança de Paracuru Oficina de Alexandre Américo (RN)
 
20h30 - Praça de Eventos
 
Solenidade de Abertura: Homenagem a Ernesto GadelhaO LAGO DOS CISNES - VARIAÇÃO DE CISNE NEGRO III ATO - Mel Oliveira e Sandro Fernandes, do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ)MUDA - Curso Técnico em Dança (FORTALEZA)MYO_CLONUS - Alexandre Américo (RN)FELIZES PARA SEMPRE - Clarissa Costa e Jhon Morais (FORTALEZA)AFRO DIZIA - Grupo de Dança do Cuca Mondubim FORTALEZA
 
Sábado, 22
 
9h às 12h - Escola de Dança de ParacuruEncontro sobre Políticas Públicas para as Artes no Interior14h às 17h - Escola de Dança de ParacuruOficina de Alexandre Américo (RN)
 
20h30 - Praça de EventosDESAPARECIDOS - Cia de Dança Ciclos (TABULEIRO DO NORTE / CE)PRIMAVERA FLAMENCA - Grupo de Dança Tablado (FORTALEZA /CE)CORAÇÃO VAGABUNDO - Paracuru Cia de Dança (PARACURU / CE)Show de Encerramento: DÉMODÉ?! - Mel Mattos (CE)
Redação O POVO Online