PUBLICIDADE
Exposições e Cursos
DE JULHO A SETEMBRO

Exposição com obras de Matisse entra em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza

16:02 | 04/07/2017

O coração. Foto: Divulgação
Após temporada da exposição "Dalí: A Divina Comédia", a Caixa Cultural Fortaleza recebe obras do pintor, desenhista e escultor francês Henri Matisse (1869-1954), na mostra "Henri Matisse - Jazz". A estreia será na quarta-feira, dia 12, e segue em cartaz até 10 de setembro.    

A exposição reúne 20 pranchas impressas com a técnica aupochoir, feitas especialmente para o álbum "Jazz", publicado na Paris de 1947. No total, foram impressos 250 álbuns, sendo dois estão no Brasil.

As obras apresentadas em Fortaleza pertencem ao exemplar 196, que integra o acervo dos Museus Castro Maya, equipamentos localizados no Rio de Janeiro. A curadoria da exposição é assinada por Anna Paola Baptista, curadora do Museu da Chácara do Céu.

Icaro. Foto: Divulgão
O conjunto de desenhos que vem ao Ceará foi feito com tesoura, técnica desenvolvida por Matisse no início da década de 1940. Obrigado a passar longos períodos na cama e na cadeira de rodas, recuperando-se de cirurgia, o pintor  dedicou-se ao desenho e à ilustração. Apenas depois disto foi mais longe, combinando desenho e pintura em colagens feitas com papeis recortados e coloridos com guache.Serviço

 

Henri Matisse - JazzOnde: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)

Estreia: de 11 de julho, às 19h, com visita guiada

Visitação:de 12 de julho a 10 de setembro de 2017, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h. Domingos, das 12h às 19h

Classificação indicativa: Livre

Redação O POVO Online