PUBLICIDADE
Vida & Arte
cinema

Evento comemora os 50 anos do "Terra em Transe", de Glauber Rocha

Programação conta com exibição do longa-metragem e bate-papo com os cineastas Régis Frota, Francis Vale e Paloma Rocha.

09:39 | 08/08/2017

(Foto: Divulgação) Cena do filme "Terra em Transe"
O filme "Terra em Transe", roteirizado e dirigido pelo cineasta Glauber Rocha em 1967, será homenageado em um evento realizado no dia 14 de agosto, às 15h30min, no Cineteatro São Luiz. Com entrada gratuita, o evento marca a comemoração dos 50 anos do longa-metragem brasileiro aclamado internacionalmente. Os ingressos podem ser retirados, a partir de uma hora de antecedência, na bilheteriado Cineteatro.

 

Leia também: "Mostra de Cinema Nórdico" exibe 14 filmes em Fortaleza

 

Na programação está a exibição do filme em uma cópia restaurada em alta definição, seguida de bate-papo com os cineastas Régis Frota, Francis Vale e Paloma Rocha. Também será exibido o filme "Depois do Transe", assinado por Paloma e Joel Pizzini.

"Terra em Transe" coloca em cena militantes, militares, intelectuais, políticos e empresários, todos envolvidos numa disputa de poder. No enredo, está a fictícia Eldorado, que é cenário para falar sobre uma conjuntura pré-revolucionária, além de reações golpistas, referindo-se metaforicamente aos países latino-americanos e os períodos de ditaduras militares.

Com um elenco de grandes atores, como Jardel Filho, Paulo Autran e Mario Lago, o longa de Glauber Rocha ganhou vários prêmios e, em 2015, entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

A comemoração dos 50 anos de "Terra em  Transe" faz parte da programação do VII Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira (Jubra), evento acadêmico, interinstitucional e interdisciplinar voltado à discussão de pesquisas, programas e projetos sociais referentes à juventude.

 

Serviço:

50 anos de Terra em Transe

Quando: 14 de agosto, às 15h30min

Onde: Cinetetaro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro)

Gratuito

 

Redação O POVO Online