Tecnologia
TESTE
Ultraportátil Eee PC 4G supera as expectativas
O POVO.com.br testou a máquina durante uma semana. Confira os resultados
Antino Silva
Especial para O POVO.com.br
27 Jun 2008 - 08h52min
O segundo estranhamento acontece quando as configurações do ultraportátil são listadas. O primeiro modelo lançado possui 512 de RAM e 4GB de memória para armazenamento, dos quais 60% já estão ocupados pelo sistema operacional. Ou seja, sobra um pouco mais de 1G para guardar arquivos. “O que dá para guardar em tão pouco espaço?” é a pergunta mais freqüente. A resposta é óbvia: quase nada. Mas o Eee PC não pretende ser um notebook como os outros. A idéia é que ele seja uma opção para acesso à internet com fácil transporte. Para descobrir como é o desempenho do ultra-portátil da Asus na prática, O POVO.com.br testou a máquina durante uma semana. Navegue e confira os resultados.
Sistema operacional
Muitos narizes torcem quando são informados de que o sistema operacional que acompanha o Eee PC não é o Windows. No entanto, depois de perceber as facilidades do Xandros, distribuição Linux que acompanha o produto da Asus, é possível superar a crise de abstinência da Microsoft. Já na primeira tela é perceptível a integração do sistema com a web.
Na área de trabalho existem ícones com links diretos para o FireFox, Google Docs, Skype, Wikipedia, um genérico para o Messenger e outras ferramentas específicas da rede. Para a edição de textos, planilhas e slides, o OpenOffice acompanha o sistema. Também já vêm nativos no sistema um editor de imagem simples, players para música e vídeo, gravadores de áudio e um programa para webcam.
Durante todo o período de teste do Eee PC na redação do O POVO.com.br, o Xandros não travou em nenhum momento. O sistema se comportou acima da expectativas, mesmo com dez sites, OpenOffice, Messenger e editor de imagens funcionando juntos.
Instalando o Windows
Tentar instalar o Windows XP no Eee PC é uma tarefa complicada por várias razões. A primeira é a inexistência de um leitor de CD no ultra-portátil. Assim, é necessário ter um drive externo com entrada USB. Alguns usuários resolveram esse contratempo utilizando um pendrive com um arquivo de instalação do Windows.
O segundo problema é conseguir configurar o sistema da Microsoft ao tamanho da tela. Os programas costumam extrapolar as 7'' do Eee PC, inviabilizando o uso. Com o Windows a máquina travou e o rendimento foi muito inferior. Conclusão: é melhor se adaptar ao Xandros ou esperar pelo Eee PC que já vem com o Windows nativo.
Configurações do EeePC 4G da ASUS
- Display: 7'' Wide / TFT / 800*480
- CPU: Intel Mobile CELERON ULV (900MHz)
- Memória: On Board DDR2 / 512MB
- Armazenamento: Flash / 4GB
- Câmera: 0.3M Pixel
- Wireless: 802.11 b/g
- O/S: Linux / English ( Compativel com Windows XP)
- Teclado: US
- Audio: Stero Speaker
- USB: 3 portas 2.0
- Porta VGA: 1 (D-sub 15-pin para monitor externo)
- LAN RJ-45: 1 porta
- Audio Jack: 2 Head Fone / Mic-in
- Bateria: 4 células / 9.5V / 3.5 hrs
- Acessórios: Adaptador / Bolsa
- Preço: Em Fortaleza, pode ser encontrado por até R$ 1.090,00
Dê sua nota clicando nas estrelas
Comentar esta notícia
Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.
12/03/2009
17:19
O meu Eee PC 4G da Asus veio todo comfigarado em ingles, gostaria de saber se tem como passar esta comfiguração para portugues, ja tentei mais não concegui. Se poder me endicar como faser, eu vô agradeser. Pois gostei muinto do produto.
Adalberto Vieira da silva
Mais Notícias
Últimas
Indique esta notícia









