Publicidade

O POVO.com.br Leia O POVO DIGITAL

Últimas Notícias



Tecnologia

SKYPE PHOFE

Ligações mais baratas via IP

Sílvio Mauro
da Redação

Prático e bem parecido com um celular. O Skype Phone, da Netgear, é uma boa oportunidade para os usuários de Internet começarem a se familiarizar com a telefonia IP. Para funcionar bem, no entanto, ele precisa de uma conexão de banda larga


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto

18/06/2007 01:09

Muitas pessoas já ouviram falar da telefonia IP, mas, infelizmente, ainda não aconteceu com essa tecnologia o que se deu com a móvel, que se popularizou rapidamente e hoje faz parte do cotidiano de boa parte da população. A boa notícia é que os primeiros passos para mudar parecem estar sendo dados. Um deles é o lançamento, no País, do Skype Phone, da Netgear.

De formato semelhante ao de um celular, o aparelhinho reúne a facilidade de uso que fez o sucesso do Skype em todo o mundo com a praticidade dos telefones portáteis. E mesmo para quem nunca usou um telefone IP, a adaptação leva poucos minutos: basta conhecer as (poucas) diferenças que existem em relação a um telefone comum para fazer as ligações e pronto.

Basicamente, o Skype Phone funciona da seguinte forma: ele procura, no ambiente em que estiver funcionando, uma conexão wireless (sem fio) da Internet. Se achar, em poucos segundos disponibiliza o sinal e já está pronto para uso. As ligações podem ser feitas tanto para usuários Skype que estejam conectados ou para qualquer telefone fixo ou móvel do mundo. No caso da conexão entre usuários Skype, ambos os usuários nada pagam. Já nas ligações para telefones comuns, o custo depende do país e da região e segue a tabela de tarifas do Skype, que está disponível no endereço www.skype.com.

No aparelho testado, foram feitas ligações para telefones locais, interurbanos nacionais (fixos e móveis) e para o Canadá. Nesta última, para um usuário Skype conectado no computador, a conexão durou meia hora e foi de uma nitidez impressionante. Sem falhas, ruídos ou eco e - mais importante - sem queda do sinal.

Também foi feita conexão com um usuário Skype do Rio Grande do Sul que estava tendo problemas com a Internet doméstica recém-instalada. Nesse caso, as chamadas feitas nos dois sentidos funcionaram, mas a qualidade do sinal não era tão boa. Com a comunicação entre o Skype Phone e os telefones fixos, tanto locais quanto interurbanos, sem problemas. Já com os celulares nem todas as chamadas completaram e aconteceram problemas como ruídos ou demora para completar a ligação. Em uma das vezes, inclusive, o aparelho travou e só voltou a funcionar depois de retirada a bateria e ligada novamente.

Além da aparência, o Skype Phone tem funcionamento muito semelhante ao de um celular. Ele tem visor colorido, espaço para até 200 contatos e disponibiliza as últimas ligações (recebidas e efetuadas). Um detalhe interessante é que quando o telefone recebe a chamada de um usuário Skype, o visor mostra a foto que ele adotou no perfil.

Pela facilidade de uso e pelo baixo custo, o Skype Phone - e outros similares que surgirem no mercado - tem tudo para fazer o que a privatização do setor de telefonia no Brasil prometeu e não cumpriu, que é tornar o serviço acessível para a maior parte da população sem comprometer o orçamento doméstico. Para isso, no entanto, ele só precisa da expansão de uma Internet sem fio de qualidade no País. Nas cidades onde o serviço já existe, por exemplo, quem tiver um Skype Phone fala de graça com qualquer amigo do mundo que esteja na Internet ou se comunica com telefones pagando as tarifas do Skype, que são bastante convidativas.


SERVIÇO

Produto: Skype Phone
Fabricante: Netgear
Preço sugerido: R$ 799,00
Onde comprar: (11) 5504-7454

Mais Matéria no conteúdo extra


Comente esta Notícia

Clique aqui para comentar



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato