Ir para a página sobre a Publicidade
Capa O POVO

O POVO Digital

Leia aqui

O POVO Online

RSS - Noticias em Tempo Real

Saiba mais »

Saúde

Olhos

Retinoblastoma é responsável por cerca de 2% dos tumores infantis

Fotos com flash podem denunciar a doença, quando os olhos não refletem a cor vermelha em um dos olhos ou em ambos

A+ A- Mudar tamanho

No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), deverão ser registrados, em 2008, cerca de 9.890 novos casos de câncer em crianças e adolescentes até os 18 anos.

Dos cânceres infantis, a leucemia é o tipo mais freqüente, dentre os linfomas, o mais incidente na infância é o Linfoma não-Hodgkin. Os tumores de sistema nervoso, que predominam no sexo masculino, ocorrem principalmente em crianças menores de 15 anos, com um pico na idade de 10 anos, representam cerca de 20% dos tumores infantis. Os tumores ósseos têm sua maior ocorrência nos adolescentes. Já o percentual de tumores oculares, o retinoblastoma, é de cerca de 2% dos tumores infantis.

“O retinoblastoma é um tumor ocular originário das células da retina. É o mais comum tumor ocular na infância e pode ter caráter hereditário, o que ocorre em 10% dos casos”, afirma o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares.

O retinoblastoma pode estar presente já no nascimento e, geralmente, acomete crianças na fase pré-verbal até os dois anos e meio de idade, por isso é fundamental que pais e pediatras estejam atentos para qualquer sintoma da doença.

A doença pode acometer um ou os dois olhos. Este tipo de câncer é bastante agressivo, pode invadir o nervo óptico e o sistema nervoso central, sendo, nestes casos, fatal.

O principal sintoma a ser observado é a baixa visão que, quando ocorre nos dois olhos, pode ser percebida pelos pais. “O retinoblastoma também se manifesta através de um brilho branco semelhante ao do olho do gato (leucocoria), quando a pupila é submetida à luz artificial. Esta observação geralmente é feita pelos familiares. A criança com retinoblastoma pode ainda apresentar estrabismo e aparência anormal do olho”, explica.

Fotos com flash podem denunciar a doença, quando os olhos não refletem a cor vermelha em um dos olhos ou em ambos. “Mas é importante dizer que nem todos os casos de ausência de reflexo vermelho ocorrem devido à presença de retinoblastoma. A catarata congênita e o glaucoma congênito também provocam um reflexo branco através da pupila”, diz a oftalmologista Maria José Carrari.

Em caso de suspeita de presença da doença, o primeiro passo é encaminhar a criança ao oftalmologista com a máxima urgência. “O diagnóstico é confirmado por meio de exames como o de fundo de olho, a ultrassonografia ocular e a tomografia computadorizada”, informa a médica.

2 votos

Dê sua nota clicando nas estrelas

Espaço dos leitores:

Comentar esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles, podem ser passíveis de sansões legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

Botao para a página sobre a Publicidade

Indique esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Enquete

Você consome bebidas isotônicas?

Não

Sim, durante atividades físicas

Sim, para repor as energias

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados