Ir para a página sobre a Publicidade
Capa O POVO

O POVO Digital

Leia aqui

O POVO Online

RSS - Noticias em Tempo Real

Saiba mais »

Política

mensagem

Não devemos perder nem meia hora com a inflação, diz Lula

Presidente afirma que, entre os países do BRIC, Brasil é a nação que tem o aumento de preços mais controlado


03 Jul 2008 - 15h01min

A+ A- Mudar tamanho

Na tentativa de transmitir uma mensagem de tranqüilidade com relação ao aumento dos preços no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 3, que "não há motivo para se perder nem meia hora de sono" com a inflação. "O que nós precisamos é estar atentos para que a inflação não fuja do controle."

Lula disse que entre os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil é o que tem a inflação mais controlada. "No Brasil temos uma situação tranqüila", disse o presidente. Para ele, há no País especulação com as expectativas de inflação. "Aparece um ou outro que quer ganhar dinheiro especulando e inflacionando as expectativas inflacionárias", afirmou.

Ele também criticou a especulação no mercado futuro de petróleo no exterior. Essa especulação, segundo ele, é tão grande quanto o tamanho do consumo real de petróleo da China. "Tem uma China real e uma China irreal, que é essa especulação", disse. O presidente sugeriu que essa especulação pode estar sendo feita por fundos de pensão norte-americanos, que "quebraram a cara na crise do subprime".

O presidente Lula disse que pediu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e à sua equipe para que aprofundassem uma avaliação técnica sobre esse tema e sobre a alta dos preços dos alimentos. Ele também voltou a atacar os críticos ao biodiesel. "O Brasil não aceita que os dedos sujos de óleo e de carvão apontem para o biocombustível do Brasil." Lula fez o discurso durante o lançamento do plano de safra da Agricultura Familiar.

Agência Estado

Dê sua nota clicando nas estrelas

Espaço dos leitores:

Comentar esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles, podem ser passíveis de sansões legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

04/07/2008
02:04

Desculpem ter escrito saudavel com "l". Sou meio analfabeto mesmo.

jairo@lucianocavalcante.com.br

Este comentário é inapropriado? Denuncie

04/07/2008
02:04

Concordo com o Presidente. Inclusive, lembro que ha não muito tempo, muitos achavam que seria saldavel haver alguma inflação. Portanto sinto que os aproveitadores estão tentando lucrar com notícias tipo "seção terror".

jairo@lucianocavalcante.com.br

Este comentário é inapropriado? Denuncie

Ver todos os comentários

Botao para a página sobre a Publicidade

Indique esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Enquete

O que você acha que deve ser prioridade no segundo mandado de Luizianne Lins:

Finalizar as obras

Investir no ensino

Investir na saúde

É preciso recomeçar do zero

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados