Ir para a página sobre a Publicidade

O POVO Online

Vida & Arte

EXPOSIÇÃO

Na busca de incentivo

O programa Itaú Rumos lança hoje dois editais para 2008. Dessa vez, as Artes Visuais e os programas de educação em arte são a prioridade

Amanda Queirós
enviada a São Paulo

04 Mar 2008 - 00h17min

A+ A- Mudar tamanho

Coletiva de anúncio do edital Rumos Itaú Cultural Artes Visuais, ontem em São Paulo (Divulgação)
Chegou a hora de os artistas visuais cearenses reunirem os portfólios mais uma vez em busca de vitrine nacional. O programa Itaú Rumos desse ano lança hoje o seu quarto edital voltado para Artes Visuais. A expectativa é selecionar 45 nomes de todo o Brasil e colocá-los para exibição no eixo Rio-São Paulo. Os trabalhos também circulam por outras quatro cidades e quatro artistas vão receber bolsas para desenvolverem suas pesquisas em instituições brasileiras e estrangeiras. No entanto, a prioridade do edital está no processo. A idéia é que, a partir das inscrições e do trabalho de prospecção de curadores locais, possa-se realizar um mapeamento do que vem acontecendo em cada região. Com esses dados em mãos, tem-se material para diagnosticar os questionamentos que andam mexendo com as cenas e potencializar o surgimento de discussões nesses lugares.

O outro edital lançado pelo programa do Instituto Itaú Cultural é batizado de Educação, Cultura e Arte e é focado em ações educacionais voltadas para a arte e a cultura fora do ambiente escolar. Na primeira edição, foram priorizadas atividades realizadas em organizações não-governamentais. Dessa vez, a iniciativa pretende estimular o museu como espaço potencial de formação. Serão contemplados 15 profissionais que desenvolvam projetos nesses lugares. Eles receberão um prêmio de R$ 10 mil e três deles poderão viajar pelo exterior para conhecer iniciativas pedagógicas desenvolvidas em outros lugares.

"Isso reforça o caráter educativo dos museus. Não se educa em arte sem museus fortes", ponderou Paulo Sérgio Duarte, coordenador geral da equipe de seleção do Itaú Rumos Artes Visuais, em entrevista coletiva ontem em São Paulo. De acordo com ele, a vantagem na vinculação de projetos com os museus está na perenidade das instituições e em chances maiores de determinada iniciativa vingar, ao contrário do que acontece em ONGs, nas quais a fragilidade financeira e institucional acaba interferindo nos trabalhos. O programa de Educação, Arte e Cultura abre somente dia 7 de abril. Logo em seguida a essa data, os organizadores do edital passam a percorrer localidades para conversar e conhecer projetos já desenvolvidos pelo País. Fortaleza e Crato são algumas das cidades a serem visitadas.

Cena local
Até então, o Ceará tem sido um ativo participante nos editais de Artes Visuais mantidos pelo Instituto Itaú Cultural. Nas últimas três edições, nove artistas locais foram selecionados. Nomes como os de Waléria Américo, Ticiano Monteiro e Francisco Zananzanan passaram pelo programa e hoje se mostram ativos colaboradores da cena da arte contemporânea de Fortaleza. Além disso, o cearense Bitu Cassundé vai atuar como assistente curatorial no mapeamento dos projetos dos estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Além de passar por Fortaleza, o pesquisador e curador também deve prospectar trabalhos em Sobral e Juazeiro do Norte, onde "as manifestações populares estão no limita da contemporaneidade". "Fortaleza vem de um processo de incentivo que se construiu a partir de espaços como o Centro Dragão do Mar, o Centro Cultural Banco do Nordeste, o Alpendre e o curso de Artes Visuais da antiga Faculdade Gama Filho. Isso proporcionou um solo fértil para que as produções aparecessem. Ainda é uma cena em processo, mas com produções extremamente antenadas e bem fundamentadas. Você já vê profissionais com poéticas bacanas", afirma.

Enquanto novos editais são abertos, outros seguem no andamento de suas atividades. Os de Cinema e Vídeo, Arte Cibernética, Música e Dança passam para a fase de difusão pelo País e os de Jornalismo Cultural, Literatura e Pesquisa em Gestão Cultural investem na área de formação. Ao todo, o Instituto Itaú Cultural destina R$ 11 milhões para essas atividades em 2008.


SERVIÇO

EDITAL ITAÚ RUMOS - As inscrições do programa de Artes Visuais vão de hoje até o dia 10 junho. Já o programa Educação, Cultura e Arte iniciam em 7 de abril e seguem até o dia 7 de julho. A ficha de inscrição e mais informações podem ser obtidas no site http://www.itaucultural.org.br.

* A repórter viajou a convite da organização do evento


SELECIONADOS EM EDIÇÕES ANTERIORES DO ITAÚ RUMOS ARTES VISUAIS

1999/2000
Francisco Zananzanan
Herbert Rolim

2001/2003
Enrico ROcha
Járed Domício

2005/2006
Bosco Lisboa
Jussara Correia
Ticiano Monteiro
Waléria Américo
Yuri Firmeza

Dê sua nota clicando nas estrelas

Espaço dos leitores:

Comentar essa notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

Botao para a página sobre a Publicidade

Indique essa notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Ir para a página sobre a Publicidade

Ir para a página sobre a Publicidade

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados