Ir para a página sobre a Publicidade

O POVO Online

Vida & Arte

CHARLIE BROWN JR.

No ritmo do magnata

Chorão e seus companheiros de banda se apresentam hoje no Mucuripe Club, apresentando repertório do novo CD, Ritmo, Ritual e Responsa cuja música Não Viva em Vão já está tocando nas rádios. A festa marca o lançamento do Ceará Music 2007


13 Abr 2007 - 23h40min

A+ A- Mudar tamanho

CHORÃO e seus amigos do Charlie Brown Jr. mostram a trilha do filme O</I> Magnata,</I> que chegará às telas em setembro/ FOTO DIVULGAÇÃO
Quem apostou que a banda Charlie Brown Jr era só mais um fogo de palha ou moda adolescente passageira, perdeu feio. Dez anos após o lançamento do primeiro CD, Transpiração Continua Prolongada, a trupe comandada por Alexandre Magno Abrão, o Chorão, continua arrastando um público fiel, a maioria de adolescentes que se identifica com o boné, calça larga e camiseta, do "garoto" skatista de 37 anos. A banda cumpre a promessa de um álbum por ano e lança o nono CD da carreira este mês, Ritmo, Ritual e Responsa - a música tem começo, mas não tem fim. Por aqui, o Charlie Brown Jr costuma arrastar em todas as apresentações uma multidão de pessoas, que faz coro com as letras rebeldes e aprecia o som que mistura o hardcore, punk rock e ska. Isto deve se repetir hoje à noite, quando o grupo mostra sua performance no Mucuripe Club, para lançar o Ceará Music 2007.

No embalo do lançamento de Ritmo, Ritual e Responsa, a banda apresenta um pouco do CD. Não Viva em Vão, a música de trabalho, já começa a ser executada nas rádios e o clipe dela, exibido pela MTV. O disco é, na verdade, a trilha sonora do filme O Magnata, um sonho realizado por Chorão, que assina o roteiro, dirigido por Johnny Araújo e estrelado por Paulinho Vilhena. Nas telonas, o longa-metragem só chega em setembro deste ano e conta a rotina e os dilemas de um ídolo do rock. Familiar? Chorão garante que o filme não é auto-biográfico e para confirmar isso, encena ele mesmo, como amigo do magnata.

O show promete também um passeio pelos oito álbuns que o grupo lançou desde 1997. Com pouca ou nenhuma variação no que diz respeito à forma, todos os álbuns embalaram pelo menos um hit nas rádios do país. Letras e os sons de músicas do início da carreira como O coro vai comer e Confisco até as mais recentes Tamo aí a atividade e Lutar pelo que é meu mostraram poucas ou nenhuma inovação. Tanto que, até o último álbum, Imunidade Musical (2005), a crítica os acusava de manter fórmulas cansadas, em álbuns em que uma música era o clone da outra. Mas que, já que o sucesso era mantido, os percursos do grupo eram guiados na mesma direção. Mesmo com a mudança da formação, quando debandaram do grupo Pelado, Marcão e Champignon, para a volta do guitarrista Thiago Castanho - integrante do Charlie Brown Jr. até o terceiro álbum Nadando com os Tubarões - e a entrada do baixista Heitor Gomes e o baterista Pingüim, as mudanças significativas não aconteciam. E olha que Imunidade Musical já foi o reflexo da nova formação.

Ritmo, Ritual e Responsa, entretano, como trilha de um filme, traz mudanças mais ousadas, as quais são temidas pela própria banda. No site do grupo (charliebrownjr.uol.com.br), uma nota divulgada ontem pela assessoria de impresa alertava os fãs para as diferenças deste álbum. "Uma trilha com essa variedade de sons e estilos vem com a intenção de traduzir o filme na linguagem da música, permear os personagens e completar a obra cinematográfica. E cada um de vocês vai entender isso quando assistir O Magnata. Fazer um CD trilha é diferente de fazer um CD normal. E isso não significa que a banda perdeu sua identidade ou vai mudar a sua cara. O CBJR continua sendo o que é, não se preocupem, apenas aproveitem e escutem o CD com os ouvidos e os corações abertos".

Intimamente ligados à galera do skate, Chorão costuma apresentar nos show um poucos dos seus dotes com o acessório. Mas a relação com o esporte não se resume aos minutinhos de vai-e-vem no palco. Chorão mantém, em Santos, uma pista de skate que abre para a comunidade duas vezes por semana. A prática do esporte estava presente na vida mesmo antes da música, que enveredou já com a banda a partir de 1993, dentro do circuito underground da cidade. E foi a falta de espaços para a prática que o motivou a montar a pista.

Mas não é só pelo sucesso no show bizz que o grupo chama para si os holofotes da mídia. Chorão passou a ser alvo de polêmicas por uma susseção de tropeços e confusões desencadeadas em 2005, com a agressão a Marcelo Camelo, da banda Los Hermanos. Assunto tabu que Chorão não toca em entrevistas. No mesmo ano, o vocalista atropela três pessoas em Santos.

Banda refeita e polêmicas deixadas de lado - pelo menos por enquanto -, o Charlie Brown Jr segue seu caminho apostando na "rebeldia" da juventude e vem ganhando a cada dia novas fichas junto ao público.

SERVIÇO
Charlie Brown Jr. - Show de banda paulista no lançamento do Ceará Music 2007. Participações: Mr. Babão e banda Enverso. Nas pistas: DJs JP Gonzalles, João Luis e Arialdo. Hoje, a partir das 22h, no Mucuripe Club (rua Travessa Maranguape, 108 - Centro - próximo ao Marina Park Hotel). Ingressos: R$ 25,00 (antecipado). Informações: 3254.3020.


DISCOGRAFIA
Transpiração Continua Prolongada (1997)
Preço curto... Prazo longo (1999)
Nadando com os tubarões (2000)
Charlie Brown é 100% (2001)
Bocas Ordinárias (2002)
Acústico MTV - Charlie Brown Jr. (2003)
Tamo aí na atividade (2004)
Imunidade Musical (2005)
Skate Vibration (2006) DVD
Ritmo, Ritual e Responsa (2007)

SITE OFICIAL
O site da banda charliebrownjr.uol.com.br têm notícias atualizadas diariamente, agenda de show, entrevistas e outros. O site é bem descolado e traz um lay-out jovem. No link "Garagem", que simula realmente uma garagem de ensaios de bandas, os internautas podem participar de jogos, testar seus conhecimos sobre a banda, assistir a clipes e vídeo-aula de instrumentos com cada um dos integrantes.

DIVULGAÇÃO DO CD
A banda criou um hot-site para divulgação do novo CD: www.ritmoritualeresponsa.com.br. Nele, a banda disponibilliza vídeos com os bastidores da gravação, o clipe da música Não Viva em Vão entre outros.

Dê sua nota clicando nas estrelas

Espaço dos leitores:

Comentar essa notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

Botao para a página sobre a Publicidade

Indique essa notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Ir para a página sobre a Publicidade

Ir para a página sobre a Publicidade

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados